CARREGANDO...
Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se

Gestão de Avaliação na Educação Básica – Ênfase em Transformação Educacional

Selecione

A avaliação é um dos temas mais discutidos e pensados pelos gestores públicos e privados no campo educacional e, sobretudo, pelos professores. As médias de desempenho do Brasil nas avaliações internacionais subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação e a necessidade de aprofundar na sociedade e na academia discussões e ações para possibilidades de mudança na avaliação, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio.
O curso objetiva uma imersão na discussão sobre a Avaliação e a Aprendizagem Escolar e sua interface com tecnologias emergentes, bem como, a demanda de formação continuada, especificamente no campo do alinhamento do processo de avaliação dos professores e gestores da Educação Básica.  
O curso no seu programa inclui disciplinas que fomentarão discussões sobre questões prático-teóricas e almeja contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do gestor e do professor em sala de aula, bem como em diretrizes para gerar indicadores avaliativos com base nos exames propostos pelo governo, pelas políticas de Estado e pelas instituições internacionais.
Um dos objetivos é contribuir para a melhoria da formação dos professores e gestores no que tange aos processos, projetos e intervenções no âmbito da avaliação. O público-alvo prioritário da são professores e gestores de educação básica dos sistemas públicos e privados de educação.
Com o desenvolvimento das novas tecnologias, a Educação contemporânea esta exigindo a reflexão sobre novos valores e práticas que levem as pessoas a analisar as transformações da informação para atingir o conhecimento. A presente proposta de curso tem como objetivo analisar as dimensões da avaliação e com que propósito ela vem sendo utilizada em sala de aula e fora dela. Serão abordadas as perspectivas históricas da avaliação, bem como práticas exercidas com o público estudantil ao longo dos tempos; a questão dos instrumentos e técnicas de avaliação e como essas formas podem afetar o aluno e a sociedade de diversas formas.
Serão objeto de estudos as questões ligadas à prática da avaliação direcionada a um processo global que favoreça a democratização do processo de ensino aprendizagem e suas ligações com o projeto político-pedagógico. Trata-se de uma abordagem de revisão literária, por meio de livros e artigos científicos e de levantamento de tendências a partir de estudos emergentes na academia e fora dela.
O estudo dos indicadores nacionais possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população, por meio de dados concretos, com os quais a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. A reflexão sobre as taxas de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames auxiliam na leitura crítica e assertiva dos  índices de aprovação e  dos Censos Escolares, realizados frequentemente.
Além de estudos teóricos o curso pode contribuir para fomentar um espaço de trocas de experiências, registros e partilhas de relatos de boas práticas, contribuindo com o intercâmbio entre os acadêmicos, de suas ideias, iniciativas e soluções adotadas, bem como registrando ações que contribuíram para a melhoria da qualidade social da avaliação educacional.
O foco é examinar as médias de desempenho utilizadas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os Estados e o país, realizados a cada dois anos.  Conhecer, refletir, criticar e analisar as metas estabelecidas pelo IDEB para cada rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 (seis) pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. Outro foco de nosso estudo é o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio que tanto influencia o vertical e o horizontal da Educação Básica no país.

Semanal

Terças e quintas de 19:00 às 22:40 hs.

O curso é dirigido, prioritariamente, a pessoas possuidoras de curso superior que sejam professores, gestores, psicólogos e educadores graduados que queiram se especializar e refletir sobre as novas tendências da Educação. Profissionais com formação superior em Educação que tenham interesse na área de avaliação escolar e suas interfaces com as tecnologias emergentes.

Inscreva-seInscrições encerradas. Envie mensagem indicando seu interesse.Inscreva-se
Pós-Graduação

Cursos relacionados

Presencial

Processo Civil e o Novo CPC

Noite
Pós-Graduação
Funcionários
18 meses
Saiba mais
Funcionários
Presencial
Pós-Graduação
Noite
A Distância

MBA Liderança Para o Futuro

On-line 24h
Pós-Graduação
On-line
Saiba mais
On-line
A Distância
Pós-Graduação
On-line 24h
Presencial

MBA em Gestão de Projetos – Metodologia Ágil

Noite
Pós-Graduação
Funcionários
18 meses
Saiba mais
Funcionários
Presencial
Pós-Graduação
Noite