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Administração e Inspeção Escolar

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Um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte regulamentou as progressões por escolaridade de servidores municipais baseadas em cursos na modalidade de ensino a distância (EAD). A publicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1º de agosto / 2017 e republicado em fevereiro / 2018.
De acordo com o Plano Municipal de Educação, o município espera alcançar a meta de 50% dos professores da educação básica com formação em nível de pós-graduação até 2026, de modo a “possibilitar aos profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino”.
Segundo a secretária municipal de Educação, Ângela Dalben, reconhecer a formação a distância é um estímulo para a formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Educação, além de atender a uma demanda antiga dos servidores. “A partir deste decreto, abrimos muitas outras possibilidades de formação continuada, sem perder de vista a importância de verificar a qualidade nessas formações”, afirma.
O benefício, inicialmente concedido aos servidores da Educação, será, posteriormente, estendido aos servidores das demais carreiras.
Nesse contexto, de acordo com a Constituição Federal de 1988, com a Lei nº. 9.394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com o Plano Nacional de Educação, a construção da autonomia escolar deverá ser resultado da Gestão democrática, através da qual a escola deverá assumir compromisso com a construção de sua identidade.
Isso se justifica na medida em que a tendência dessa proposta de curso de especialização é promover, para profissionais de educação licenciados, a capacidade de enriquecer sua atuação no desenvolvimento das competências e na implementação das políticas e diretrizes da educação. É uma especialização que permite ao profissional de educação interagir com a comunidade escolar, promovendo e fortalecendo a cooperação entre os diversos atores, de forma a criar um ambiente em que são diagnosticados os problemas, suas soluções, planejadas e realizadas as atividades curriculares.
A atualidade da proposta tem gerado muitas expectativas nos inúmeros candidatos que anualmente buscam acesso a este currículo, como referência e alternativa de estudos continuados, além de melhores condições de formação e valorização do magistério.

O público-alvo do curso de Pós-Graduação em Administração e Inspeção Escolar - Especialização será composto de portadores de Diploma ou Certificado de previsão da conclusão do Curso Superior em Nível de Graduação, licenciatura, substituível até a matrícula.

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