Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Voltar a estudar depois de formado: entenda por que vale a pena!

Formação

Voltar a estudar depois de formado: entenda por que vale a pena!

Você já é formado, mas ainda não encontrou uma carreira com a qual se identifica plenamente, ou não alcançou a posição profissional que tanto almeja? Qualquer que seja o seu momento, voltar a estudar pode ser a solução que você procura!

O mercado de trabalho está cada dia mais disputado. Nesse contexto, as empresas ou organizações contratantes buscam candidatos que se diferenciam dos demais. Além disso, valorizam muito aqueles que se mostram abertos a novas possibilidades e interessados em aprender sempre mais.

Sair da zona de conforto e regressar ao cotidiano dos cadernos e das salas de aula pode parecer uma decisão difícil de ser tomada, mas traz benefícios para a vida profissional e pessoal que você nem imagina.

Neste post, vamos apresentar as vantagens de incluir uma nova formação ao seu currículo e ajudar aqueles que estão em dúvida entre optar por uma segunda graduação ou uma pós-graduação. Ficou interessado? Confira!

Benefícios de voltar a estudar depois de formado

Incrementa o currículo

Um currículo não é apenas um pedaço de papel; ao contrário, ele diz muito sobre você, suas habilidades e sobre as suas potencialidades.

Portanto, uma pessoa que apresenta um currículo com mais de uma formação em nível superior ou com uma pós-graduação demonstra que não é acomodado e que valoriza e investe em sua própria qualificação. O perfil de profissional autônomo e dinâmico é um dos mais desejados pelas empresas.

Amplia sua rede de contatos

A faculdade é o ambiente perfeito para aumentar o seu networking, isto é, para conhecer novas pessoas e fazer crescer a sua rede de contatos. Isso se dá porque os professores (e também a maioria dos colegas) têm experiência de mercado e podem ser profissionais contratados de empresas renomadas.

Conversar com alguém que já está inserido no mercado de trabalho faz com que você entenda como é o cotidiano daquela profissão, quais são as competências que precisa desenvolver e até, quem sabe, uma maneira de ser indicado para ocupar uma vaga.

Agrega novos conhecimentos

Você já ouviu falar em profissionais multifacetados? São aqueles que agregam diferentes conhecimentos e sabem lidar com as mais diversas situações e problemas.

Essa é uma qualidade muito importante, sobretudo nos tempos atuais em que as demandas se mostram mais urgentes e as questões mais complexas. Voltar a estudar é uma forma de agregar novos e diferentes conhecimentos que podem colaborar para que você consiga dialogar com profissionais de outras áreas, ou seja, de se capacitar para trabalhar em equipe.  

Aumenta as chances de conseguir um bom emprego

Para quem está desempregado ou busca um emprego melhor (uma posição mais alta, uma promoção ou algo totalmente diferente do campo em que atua), prosseguir os estudos e obter mais de uma formação é um dos modos mais efetivos de conquistar a vaga almejada.

Pelos motivos já listados e, principalmente, porque sabem que os funcionários que compõem o seu quadro são os grandes responsáveis pela expansão e pela prosperidade da empresa, os recrutadores costumam olhar com atenção para o currículo acadêmico dos candidatos.

Melhora o seu desempenho

Um aumento de salário ou uma promoção dificilmente chegam para aqueles que estão estagnados dentro de sua função. Vale lembrar que os estudos na faculdade não pretendem apenas fazer com que os estudantes incorporem novos conhecimentos, mas também que desenvolvam e explorem ao máximo as suas próprias potencialidades.

Em outras palavras: a melhora do seu desempenho no trabalho depende (e muito) de sua busca por capacitação e atualização. A recompensa certamente virá, pois os empregadores entendem que essa é uma forma de dedicação e empenho por parte do colaborador.

Segunda graduação ou pós-graduação: qual a diferença?

Está convencido de que deseja voltar a estudar, mas como escolher entre uma segunda graduação e uma pós-graduação? Tenha certeza que você não é o único que fica indeciso sobre qual caminho trilhar.

Não é simples prever o que o mercado vai requisitar no futuro, por isso a melhor forma de optar por um ou por outro é estar atento ao que você mesmo deseja em termos de ocupação. Em outras palavras, com o que e como você quer trabalhar.

Cursar uma nova graduação apresenta vantagens e desafios. As primeiras compreendem a qualificação para o trabalho interdisciplinar e a amplitude de caminhos de escolha; a maturidade para aproveitar melhor os conhecimentos oferecidos pela faculdade; a chance de recomeçar a sua vida profissional em uma área que você se identifica mais; a ampliação do seu repertório e bagagem cultural, entre muitas outras.

Já os desafios da segunda graduação são, sobretudo, de ordem financeira. É necessário organizar muito bem as finanças para arcar com os custos de mensalidades, materiais, deslocamento, alimentação etc. A boa notícia é que algumas instituições de ensino apresentam condições de pagamento facilitadas e há possibilidade de eliminar créditos das matérias que já cursou e diminuir o tempo para a conclusão.

A pós-graduação, por sua vez, também oferece benefícios e alguns inconvenientes. Os proveitos giram em torno do fato de que ela consiste em uma especialização ou aprofundamento em uma área prática. Isso significa que é voltada para o mercado de trabalho.

Nesse sentido, é mais fácil conciliar trabalho e estudo, pois a estrutura de um curso de pós-graduação é flexível em relação à carga horária e turnos das aulas. Os conhecimentos adquiridos são mais dinâmicos e aplicáveis e pretendem torná-lo um expert em determinados assuntos e funções.

O inconveniente principal é que as especializações oferecem pouca serventia para quem não está inserido no mercado de trabalho. Alguns conhecimentos só são incorporados e apreendidos pelo estudante se ele tiver onde aplicar, caso contrário, pode perder todo o curso.

Vale salientar que, independentemente da área de sua preferência, a faculdade que você escolher pode fazer toda a diferença na sua formação. As empresas costumam valorizar os profissionais que se formaram em instituições de ensino reconhecidas pela sua grade curricular e corpo docente.

Nós, da Faculdade Arnaldo, prezamos por um ensino de excelência e contamos com uma variedade de cursos de graduação, MBA e pós-graduação para atender qualquer que seja a sua necessidade. Se o seu desejo é voltar a estudar, não deixe de entrar em contato conosco!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.