Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Como funciona o vestibular online? Veja por que é uma boa opção!

Artigo

Como funciona o vestibular online? Veja por que é uma boa opção!

Você já ouviu falar no vestibular online? Essa é uma forma de ingresso no ensino superior que, apesar de já ser utilizada há um certo tempo, ganhou bastante força depois da pandemia e veio definitivamente para ficar.

Na verdade, o vestibular tradicional sempre gerou uma série de contratempos, tanto para os candidatos quanto para as instituições, especialmente por conta de tumultos e atrasos, além, é claro, do alto investimento de todos os lados.

Então, já que temos a tecnologia a nosso favor, nada mais justo que utilizá-la durante o processo seletivo da graduação. Como sabemos que provavelmente existem muitas dúvidas a respeito do vestibular online, fizemos este post para explicar tudo direitinho a você. Continue conosco nesta leitura!

O que é o vestibular online?

Como o nome sugere, o vestibular online é uma modalidade de exame de admissão em cursos de graduação a distância e presenciais. Muito utilizado nas faculdades particulares, todo o processo seletivo acontece via internet ― da inscrição até as provas e envio da redação ―, dentro dos princípios de proteção de dados.

Quando comentamos sobre o vestibular online, uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça dos candidatos é se esse processo está dentro da legislação, já que estamos bastante acostumados com o vestibular presencial.

Quanto a isso, você não precisa se preocupar, pois o vestibular online obedece à Lei Federal 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Um dos seus trechos explicita que o ingresso no ensino superior deve ser feito por meio do histórico escolar do ensino médio e de um processo seletivo que garanta a vaga em um curso universitário.

Acontece que não existe uma definição de como seria esse processo seletivo. Logo, as faculdades têm total liberdade de decidir como vão fazer para admitir alunos ingressantes.

Então, as instituições estão autorizadas a criar seus vestibulares da maneira mais conveniente para elas e seus futuros alunos. Porém, o fato de o vestibular ser online não o torna mais fácil que o presencial, por isso, você precisa manter um cronograma de estudos e se preparar bem, uma vez que os critérios são rígidos.

Quais as vantagens de realizá-lo?

Com toda certeza, podemos afirmar que o vestibular online caiu do céu para muita gente, pois a realização das provas presenciais exige para alguns candidatos uma logística e tanto, incluindo viagens ou longos deslocamentos. Veja, abaixo, as vantagens que destacamos de realizar essa modalidade de exame.

Flexibilidade de horário

Principalmente para quem mora longe ou depende de transporte público, o horário do vestibular tradicional pode ser um grande problema. Basta se lembrar daquela velha cena dos estudantes chegando em cima da hora e os portões se fechando sem que eles possam entrar. Que frustração, não é mesmo?

Já com o vestibular online, é possível se organizar melhor e escolher a data e o horário que forem convenientes para você realizar a prova, sem a necessidade de se deslocar até o campus, como veremos a seguir.

Fazer a prova de onde estiver

Como o vestibular online é realizado via internet, basta que você tenha um dispositivo digital conectado ao Wi-Fi para fazer a prova. Dessa maneira, é possível participar do processo seletivo de onde você estiver, o que vai acabar totalmente com a necessidade de se dirigir ao local do exame.

Evitar estresse

Já pensou como pode ser mais tranquilo fazer a prova do vestibular no seu computador, de dentro do seu quarto? Isso mesmo. Um dos pontos mais desafiadores para os vestibulandos é todo o estresse mental gerado em torno do exame, sobretudo nos momentos que antecedem a prova.

Ao optar pelo vestibular online, grande parte dessas distrações e alguns dos principais problemas da logística do exame presencial são eliminados. Assim, fica muito mais fácil se concentrar.

Economizar

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar a respeito da economia. Se você colocar na ponta do lápis todos os gastos atrelados a uma prova de vestibular tradicional, desde a taxa de inscrição até o possível lanchinho depois do exame, verá que as despesas são enormes. Já na modalidade online, seu custo será muito menor e, às vezes, você nem gastará nada.

Como funciona o vestibular online?

Agora que você já entendeu o que é o vestibular online e por que não faltam motivos para realizá-lo, vamos comentar como funciona o processo seletivo. Acompanhe!

Inscrições

Para participar do processo seletivo online, você deve entrar no site da faculdade e buscar o ícone de inscrição no vestibular. Ali, serão pedidos seus dados e documentos, incluindo sua nota do Enem. Após isso, você terá acesso a uma plataforma, que será acessada com login e senha, onde serão disponibilizadas as questões do exame.

Questões cobradas

A prova do vestibular online costuma abranger conteúdos similares aos do exame presencial. As questões abordam assuntos aprendidos durante o ensino médio das seguintes disciplinas:

  • Biologia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua estrangeira;
  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Química.

Além disso, é possível haver questões multidisciplinares envolvendo áreas como Filosofia e Sociologia. Uma redação com um tema da atualidade também costuma ser solicitada, e o envio acontece por meio da plataforma.

A principal diferença entre as questões do vestibular presencial para a modalidade online é que os recursos digitais facilitam a criação de perguntas interativas, com gráficos, vídeos e animações, por exemplo.

Agendamento da prova

Cada faculdade tem suas próprias políticas de agendamento do vestibular online. Normalmente, são oferecidas algumas datas e horários e, então, o acesso à plataforma é liberado. Outra opção é que, uma vez confirmada sua inscrição, você tenha um período específico para acessar o ambiente virtual e fazer o exame.

Tempo de realização da prova

O tempo de realização da prova tende a ser bem mais curto em relação ao vestibular tradicional. Em geral, o tempo do exame é de uma a duas horas corridas para as questões, mais o tempo de produção e envio da redação.

Para não ter dúvida, é sempre bom dar uma olhada no edital do vestibular no momento da inscrição.

Como se preparar

Já dissemos que sua dedicação nos estudos para o vestibular online deve ser a mesma que na modalidade tradicional. Além disso, você precisa considerar alguns itens importantes para não ter problemas na realização do exame. Os principais são:

  • guarde seu comprovante de inscrição, que pode ser enviado por e-mail, via SMS ou WhatsApp;
  • anote seu login e senha da plataforma;
  • escolha um lugar tranquilo para realizar o exame, livre de distrações e sem circulação de pessoas;
  • verifique os requisitos operacionais mínimos de cada dispositivo permitido para a realização do exame;
  • alerte toda a sua família de que você vai realizar o vestibular online, para que eles cooperem com silêncio na hora da prova.

Gostou de conhecer como funciona o vestibular online? Caso você precise de horários flexíveis ou more distante da faculdade, essa pode ser uma excelente opção para tentar uma vaga na graduação, inclusive se você não tiver a nota do Enem.

Quer conhecer uma faculdade respeitada que oferece o vestibular online? Acesse o site da Faculdade Arnaldo e confira todos os cursos e formas de ingresso!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.