Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

É possível encontrar um trabalho durante a pandemia? Descubra!

Artigo

É possível encontrar um trabalho durante a pandemia? Descubra!

Desde que a Organização Mundial da Saúde classificou o novo coronavírus como pandemia, a velocidade de contaminação tem alarmado autoridades do mundo todo, que se obrigam a tomar medidas drásticas de isolamento social. A partir dessas ações preventivas, entretanto, o mercado de trabalho se transforma a cada dia, inclusive com consequências sobre a taxa de empregabilidade no país.

Embora a economia tenha desacelerado diante desse contexto, ainda é possível encontrar boas oportunidades de trabalho durante a pandemia e lidar com a crise. Diversas empresas, inclusive, já se adaptaram ao home office e ao desenvolvimento de atividades à distância.

Assim, continuam contratando colaboradores capacitados para compor a equipe. É preciso, no entanto, empenho do candidato para se adaptar à nova realidade e estudar no período de quarentena. Com organização e dedicação, se pode ter acesso a bons cargos.

Pensando nisso, elencamos algumas dicas importantes para que você saiba buscar por oportunidades, mesmo sem sair de casa. Confira!

Mantenha os cuidados com a sua saúde

Estar em dia com os cuidados com a saúde é, sem dúvidas, passo indispensável para conseguir qualquer trabalho durante a pandemia. É preciso entender que se trata de um momento delicado, que exige medidas preventivas pensando em si mesmo e no próximo. Assim, zelando pelas medidas necessárias, será possível voltar quanto antes à normalidade.

Além disso, a saúde física e psicológica é o que assegura a disposição para o exercício profissional e, eventualmente, a possibilidade de sair de casa para trabalhar em atividades essenciais. Ouvir as autoridades sanitárias e as organizações internacionais, portanto, é recomendável e fundamental para qualquer um que deseja se inserir no mercado.

Esteja preparado para o trabalho remoto

Nesse momento, em que o isolamento é indispensável para conter o avanço da pandemia, muitas instituições se adaptam para o trabalho home office. Diversas oportunidades foram abertas nos últimos meses, inclusive, tendo em vista a demanda por profissionais preparados para fazer o negócio funcionar mesmo à distância. O próprio comércio continua a todo vapor com vendas online e entregas na casa do consumidor.

Uma dica para elevar as chances de ser contratado, portanto, é verificar em sites de emprego o que as organizações têm solicitado de habilidade e conhecimento para a admissão de colaboradores. Além disso, é importante se preparar para entrevistas por vídeo, que se tornou tendência na quarentena. Se necessário, grave um depoimento no celular para verificar possíveis melhorias na postura que elevam as chances de contratação.

Qualifique-se mesmo em casa

Buscar qualificação profissional é fundamental independentemente da sua situação no mercado. É a capacitação, afinal, que o tornará atrativo perante o empregador e mais capaz para exercer atividades importantes dentro das empresas. Portanto, essa é uma boa oportunidade para aproveitar cursos online disponibilizados por grandes instituições.

Desse modo, você poderá renovar o currículo e mostrar aos recrutadores que é um profissional em constante busca pelo conhecimento e pelo aprimoramento da técnica. Você poderá estudar para inúmeras áreas. É interessante, por outro lado, que você foque naquelas que podem oferecer retorno, a depender da área em que deseja atuar nesse momento.

Conte com um bom networking

Você já deve ter ouvido, ao longo da sua vida, sobre alguma conquista profissional que se deu por indicação. Saiba que você não é o único que conhece histórias assim. Diversas oportunidades ainda são disponibilizadas no mercado de acordo com referências e a confiança pessoal do empregador. Para conseguir trabalho na quarentena, portanto, conte com o networking, ou seja, uma sólida rede de contatos profissionais.

Vale, nesse sentido, retomar a comunicação com pessoas referências de antigos trabalhos, ou mesmo, colegas da faculdade para trocar experiências sobre o mercado, compartilhar conhecimento e, eventualmente, saber de alguma oportunidade em aberto. Cuide apenas para não forçar diálogos exaustivos ou entrar em contato apenas para solicitar informações. Buscar um diálogo amigável e equilibrado é a melhor opção.

Cuide das suas redes sociais

Mais do que nunca, é importante estar atento às suas redes sociais. Afinal, se trata de um momento em que as empresas buscarão ao máximo avaliar o candidato a partir de ferramentas virtuais. Por essa razão, é indispensável tomar cuidado com publicações, manter atualizado o perfil do LinkedIn e fazer com que as demais contas abertas ao público reflitam ao máximo as suas qualidades pessoais e profissionais.

A medida não é importante apenas para garantir uma boa imagem diante do recrutador, mas também para fortalecer os laços profissionais e as parcerias que, eventualmente, você firme com sua rede de amigos. É fundamental ter em mente que, em momentos como esse, ter visibilidade positiva pode abrir grandes portas no mercado. Lembre-se, também, de seguir empresas para estar por dentro das novidades.

Inicie seu próprio negócio

As oportunidades de trabalho durante a pandemia não estão somente nas empresas. É possível utilizar a sua criatividade para construir a própria fonte de renda. Uma dica para conseguir recursos ao longo da quarentena, portanto, é empreender com o auxílio de ferramentas disponíveis. Há diversas pessoas, por exemplo, que passaram a apostar em atividades freelancer na Internet ou na venda de produtos online.

São diversas as opções. Além do comércio, pode-se desenvolver trabalhos artísticos com os quais você têm afinidade. Oferecer serviços de edição de vídeos, dar aulas de música online ou buscar oportunidades com marketing de conteúdo são alguns exemplos que podem ser excelentes alternativas para não ficar parado na pandemia e, ao mesmo tempo, apostar no futuro do próprio negócio.

Sem dúvidas, a pandemia tem obrigado empresas e colaboradores a se readaptar para o mercado de trabalho. Apesar dos dados pouco animadores sobre a economia, entretanto, ainda é possível encontrar grandes oportunidades. É indispensável, para tanto, estar disposto a aprender coisas novas, se preparar para o trabalho remoto e elaborar estratégias para se destacar diante dos candidatos.

Para encontrar excelentes vagas, vale ficar de olho nos canais de divulgação, fortalecer a rede de contatos que possa informar sobre cargos em aberto e investir no seu desenvolvimento profissional. Outra possibilidade é desenvolver atividades por conta própria e empreender com suas habilidades por meio das ferramentas tecnológicas disponíveis.

E então? Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, assine a newsletter!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.