Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Fique por dentro das profissões do futuro e saiba qual escolher

Artigo

Fique por dentro das profissões do futuro e saiba qual escolher

As transformações do mercado de trabalho advindas da recente revolução tecnológica têm apontado inúmeras oportunidades, principalmente no que diz respeito às profissões do futuro. Esse importante conceito demonstra um panorama sobre quais são as habilidades e as competências que devem ser desenvolvidas pelos profissionais para alcançar destaque.

Sendo assim, é fundamental conhecer as carreiras mais promissoras e interessantes para investir, entendendo também quais são as suas expectativas e as áreas pelas quais você sente mais interesse em atuar.

Destacamos neste post algumas profissões que prometem boas possibilidades de trabalho no futuro. Boa leitura!

Entenda o que são as profissões do futuro

O conceito de profissão do futuro surge, exatamente, com o intuito de destacar as ocupações que mais apontam valorização nos próximos anos. Conhecendo bem cada carreira, é possível optar por uma que seja mais adequada para o seu perfil profissional — o que aumenta as chances de obter destaque e mais competitividade no mercado de trabalho.

Muitas empresas estão em busca de colaboradores que estejam alinhados a métodos mais inovadores de gestão. Sendo assim, é preciso oferecer muito mais do que conhecimentos técnicos, desenvolvendo habilidades e capacidades que o tornam diferenciado ao longo da formação.

É fundamental conhecer as profissões mais promissoras e que apontam boas oportunidades futuras, principalmente para quem deseja cursar uma segunda graduação. Atualmente, existem inúmeras opções de habilitações em instituições de ensino pelo país que atendem às novas demandas e especificidades do mercado.

Assim, é possível ampliar a sua atuação e valorização, permitindo também o desenvolvimento dos seus talentos e das suas competências. Com isso, gera-se mais realização e reconhecimento profissional — o que aumenta as chances de empregabilidade.

Conheça diferentes opções de profissões do futuro

Muitas pessoas tendem a seguir carreiras mais tradicionais e segmentadas no mercado, mas elas não garantem que você consiga almejar uma boa vaga. Se o seu objetivo é escolher entre uma segunda graduação que atenda às tendências e direcione a sua vida profissional para um patamar de sucesso, confira a seguir algumas opções de profissões que prometem ter destaque no futuro.

Marketing digital

O mercado dessa área tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Isso acontece porque muitas empresas já entendem a importância de consolidar suas marcas no meio digital para aumentar a captação de clientes. De forma geral, o profissional desse setor lida diretamente com os principais mecanismos da internet para divulgar e promover produtos e serviços.

Sendo assim, é possível atuar em diferentes nichos: na produção e no compartilhamento de conteúdos, na análise de público e, ainda, na criação de estratégias para garantir conversão em vendas. É preciso ter um amplo entendimento sobre números e processos, mas também sobre o comportamento das pessoas.

Logística

De forma geral, o profissional de logística lida com a inteligência operacional e processual das organizações, cuidando, por exemplo, do transporte, do armazenamento, da distribuição, de compras e da entrega de produtos e serviços. A profissão oferece inúmeras possibilidades, principalmente no setor de indústria.

Além disso, é possível atuar em diversas áreas do comércio — o que aumenta as chances de empregabilidade. Por isso mesmo, a opção de seguir carreira em logística é considerada uma escolha estratégica para se inserir no mercado de trabalho (que tal citar o e-commerce?).

Processos gerenciais

Cursar uma faculdade em processos gerenciais torna o indivíduo apto a realizar a gestão de pequenas e médias empresas, ou seja, administrando inúmeros fatores dentro de um negócio, como empreendedorismo, finanças e recursos humanos. O profissional deve desenvolver uma série de atribuições, principalmente ligadas ao planejamento de projetos e processos.

O mercado para o setor tem se mostrado bastante favorável, uma vez que as competências exigidas para a área de logística são essenciais para atingir competitividade em diferentes negócios. Assim, a opção é uma excelente oportunidade para adquirir destaque e conquistar espaço profissionalmente.

Engenharia civil

Um engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar projetos e construções, atuando também na análise do ambiente em que as obras serão edificadas. A carreira está em alta devido ao crescimento exponencial do mercado de construção civil, o que oferece oportunidades em diferentes setores.

Para obter destaque, entretanto, é fundamental ser bastante organizado, desenvolvendo tanto os conhecimentos técnicos quanto acompanhando as principais tendências do ramo e as novas tecnologias. É possível atuar em empresas privadas ou públicas, ou ainda seguir carreira acadêmica, ministrando aulas para faculdades ou cursos técnicos.

Gestão de projetos

O gerenciamento de projetos é uma área capaz de realizar o planejamento e a execução das metas e estratégias de um negócio. A carreira para esse setor está em alta, principalmente porque muitas empresas precisam se adequar às rápidas transformações do mercado para manter a competitividade.

O gestor de projetos une a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas voltadas para a constituição dos processos de maneira eficiente. Por isso mesmo, a profissão é considerada uma competência estratégica para diferentes negócios, permitindo resultados cada vez mais duradouros para as organizações.

Gestão estratégica

A gestão estratégica é um setor responsável por aplicar um conjunto de práticas e ações voltadas para atingir objetivos específicos, considerando os processos internos e externos de um negócio. O profissional deve definir como as metas serão alcançadas e, com isso, direcionar os recursos para que elas se concretizem.

O ramo é ainda mais interessante para as pequenas organizações que desejam alcançar crescimento no mercado mas não podem investir muito dinheiro para realizar a gestão estratégica da empresa. Dessa maneira, a carreira se torna ainda mais aquecida e atrativa, apresentando boas expectativas de expansão e diversificação das atividades em diferentes áreas de atuação.

Planejamento estratégico

Nesse setor, o profissional analisa falhas, cria bancos de dados de processos, elabora planos de ação e procedimentos de acordo com a estratégia do negócio. As atribuições contribuem diretamente para o futuro das empresas, de forma que seja alcançado o patamar desejado no mercado.

Para isso, é preciso identificar os recursos disponíveis, a concorrência e diversos outros aspectos de uma organização, como missão, valores e metas. O planejamento auxilia justamente a evitar vulnerabilidades e instabilidades, uma vez que o profissional oferece ferramentas e metodologias para elaborar ações com o objetivo de atingir os melhores resultados.

De fato, conhecer as profissões do futuro pode favorecer a sua chegada a um patamar de sucesso e realização profissional. Lembre-se de optar por uma graduação em uma instituição de ensino de boa qualidade e que ofereça os conhecimentos necessários para que você apresente diferenciais em relação à concorrência.

Gostou do post? Então assine a nossa newsletter e receba, diretamente no seu e-mail, todas as novidades do universo da educação!

Mais do nosso blog

Posts relacionados

Artigo

Núcleo de Práticas Jurídicas: qual a importância para o futuro advogado?

Descubra por que o Núcleo de Práticas Jurídicas é indispensável para a formação do advogado!Sem dúvidas, a preparação do aluno de Direito depende de experiências teóricas e práticas que permitam entender a aplicabilidade do conhecimento acadêmico. Nesse sentido, o Núcleo de Práticas Jurídicas é fundamental nas instituições de ensino, uma vez que permite ao estudante ter uma experiência profissional prévia à formação. Mas, afinal, que atividades o núcleo desenvolve para ser considerado importante? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, elencamos para você alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir! O que é um Núcleo de Práticas Jurídicas? Núcleo de Práticas Jurídicas ou NPJ, como também costuma ser conhecido, é uma organização interna das instituições que se dedicam ao ensino jurídico. Seu principal objetivo é permitir que o aluno consiga compreender o trabalho normalmente atribuído a um advogado. Para ficar mais claro, essa organização poderia ser equiparada a um estágio no qual, necessariamente, os que vão estudar Direito precisam passar antes de se formar. Afinal, as atividades desenvolvidas nele são extremamente importantes na preparação para o mercado de trabalho e na aplicação de conceitos teóricos no dia a dia da profissão. Quais são as atividades desenvolvidas? Agora que você já sabe o que é e quais os objetivos do Núcleo de Práticas Jurídicas, vale conferir as atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto com professores nessa organização vinculada à faculdade. Primeiramente, é importante esclarecer que o núcleo atua tanto em casos hipotéticos e fictícios, como júri simulado, quanto em casos reais. Entre as atividades que podem ser realizadas estão o desenvolvimento de peças processuais, a realização de arbitragens e conciliação e a atuação em audiências e sessões. É necessário destacar que todas as ações são supervisionadas por profissionais para uma melhor experiência formativa sem qualquer prejuízo do cliente, a exemplo dos processos reais. Qual a sua importância formativa? Como visto, o Núcleo de Práticas Jurídicas é, em geral, o primeiro contato que o estudante tem com a prática da advocacia. Afinal, mesmo aqueles que fazem estágio em escritórios ou empresas fora da faculdade, costumam atuar em atividades menos complexas e mais periféricas. Além disso, fora dos muros da instituição o aluno não conta com o suporte dos professores. Desse modo, trata-se de uma grande oportunidade para dar os primeiros passos rumo ao futuro profissional, com a segurança da orientação do corpo docente para os pontos de melhoria. Outra relevância do núcleo para o futuro advogado é a possibilidade de identificação profissional. Por meio de atividades fictícias e reais, é possível ter um direcionamento e descobrir quais áreas do Direito mais despertam interesse. Sem dúvidas, o Núcleo de Práticas Jurídicas é de grande importância para a formação do acadêmico de Direito. Além de fazê-lo se destacar no mercado de trabalho, as atividades nele desenvolvidas também despertam a responsabilidade social, uma vez que contribuem para a defesa dos direitos da comunidade envolvida. Nesse sentido, é fundamental optar sempre por uma faculdade que mantenha essa estrutura pedagógica. E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de mais artigos como este!

Publicado em
10/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Você sabe o que é uma empresa júnior? Entenda!

Saiba quais são os objetivos da empresa júnior e qual sua importância para o aprendizado. Leia no post!

Publicado em
8/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Bacharel para licenciados: as possibilidades de uma segunda graduação

Saiba quais são as maiores vantagens em cursar uma nova graduação. Confira no post!

Publicado em
3/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.