Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Qual é o perfil do profissional de logística?

Artigo

Qual é o perfil do profissional de logística?

O setor logístico desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, pois é responsável por vários processos e pelo planejamento adequado deles. O profissional de logística precisa de algumas habilidades para desempenhar essa função com qualidade e otimizar as operações do negócio.

As diferentes possibilidades de atuação na área abrem muitas oportunidades para quem trabalha no setor, mas também exigem habilidades diferenciadas. Antes de buscar uma formação em logística, é importante entender as principais funções que são desempenhadas e as características essenciais necessárias.

Neste post, vamos entender o que faz um profissional de logística e quais são as habilidades essenciais para essa função. Além disso, traremos algumas dicas para escolher um bom curso. Acompanhe a leitura!

O que faz um profissional de logística e qual a formação necessária?

Ele é o responsável pela elaboração de planejamentos estratégicos para que uma empresa funcione da melhor forma possível. Também fica encarregado da administração de materiais e recursos numa empresa, para otimizar o uso dos espaços e reduzir o tempo e o custo de cada processo.

Além disso, controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos. Portanto, atividades como compras, fornecimento, controle de desperdícios e de insumos produtivos sem que a qualidade final do produto se perca são tarefas comuns.

Quem deseja trabalhar na área precisa da formação adequada. É possível realizar cursos técnicos em logística, tecnólogos ou o bacharelado. As graduações em administração e engenharia de produção também são alternativas, mesmo não sendo especificamente direcionadas para o setor.

Como qualquer outra, a logística é uma área que passa constantemente por inovações de acordo com as novas necessidades de consumo que são exigidas pelo mercado. É por isso que quem atua no setor deve estar sempre atualizado, sendo necessário continuar estudando ao longo da vida.

Quais são as habilidades essenciais?

O profissional de logística precisa de algumas habilidades para se destacar no mercado de trabalho. Confira as principais!

Planejamento

Esse profissional deve ser capaz de planejar o seu trabalho com base nas operações de cada setor e visando o bom andamento da cadeia de produção da empresa. A capacidade de realizar um planejamento completo, que contenha todas as variáveis possíveis, é determinante para o sucesso na área.

Visão estratégica

É necessário saber avaliar os pontos positivos e negativos do próprio negócio e dos concorrentes. Isso é fundamental para que o especialista tenha a capacidade de elaborar estratégias que façam a diferença e otimizem os processos da empresa.

Boa comunicação

A comunicação é importante em várias áreas, inclusive na logística, pois o profissional precisa estar em contato constante com colaboradores, fornecedores e parceiros. A clareza e objetividade são fundamentais para que as ideias sejam compreendidas e seguidas de acordo com o planejamento.

Raciocínio lógico

A familiaridade com números, planilhas, pesquisas e dados estatísticos facilita muito o trabalho nessa área. O raciocínio lógico é uma das características mais valorizadas e tem papel decisivo na tomada de decisão, qualificando o trabalho realizado.

Flexibilidade

O profissional de logística deve ser flexível, tendo facilidade para se adaptar a rotinas diferentes, novos processos e tecnologias inovadoras. Essa característica garante uma boa circulação em várias áreas da empresa e melhora a imagem do trabalhador.

O que deve ser avaliado ao escolher esse curso?

Antes de escolher uma formação em logística, é necessário avaliar alguns pontos. Veja o que considerar!

Interesses pessoais

O primeiro ponto que deve ser avaliado é se os interesses pessoais estão de acordo com o que o profissional dessa área faz. É importante verificar as principais atividades e habilidades que você tem e compará-las. Isso ajuda a ver se o seu perfil é adequado para essa profissão.

Áreas de atuação

Conhecer as áreas de atuação também é algo relevante, já que é possível saber como está o mercado e as diferentes opções de trabalho existentes. O profissional de logística pode trabalhar com supply chain, transporte, estoque e armazenamento, dentre outras opções.

Conhecer as atividades de cada uma delas ajuda a entender quais possíveis cargos são adequados para o seu perfil e quais características precisam ser desenvolvidas para se tornar um profissional de qualidade.

Estrutura da instituição

A estrutura da instituição escolhida deve ser compatível com as necessidades dessa formação. Confira se ela dispõe de uma biblioteca adequada, que oferece livros que contribuirão para os estudos e qualificarão sua jornada no curso.

Além disso, outros ambientes também devem ser avaliados, como as salas de aula, laboratórios e auditórios e outros locais que possam ser utilizados pelos alunos. A disponibilização de internet nos espaços comuns também contribui para os estudos e permite acessar informações relevantes.

Matriz curricular

Avaliar a matriz curricular também é relevante. Conhecer as disciplinas existentes e os conteúdos que serão apresentados ajuda a ter uma ideia sobre o curso. Veja qual é a carga horária de cada matéria e como os professores estão divididos por elas.

Nessa etapa, também é possível verificar qual será a bibliografia básica do curso, assim como a necessidade da realização de estágios obrigatórios. Com essas informações, é possível perceber se a graduação oferece o aprendizado das competências mais valorizadas para essa profissão.

Docentes

A qualidade do corpo docente é um aspecto essencial para a avaliação de qualquer curso. Verifique quantos professores são mestres e doutores, quais deles se dedicam em projetos de iniciação científica e quantas disciplinas eles ministram.

Além disso, é interessante pesquisar como é a relação deles com o mercado de trabalho, pois eles podem abrir oportunidades de emprego e facilitar a entrada na profissão.

Neste artigo, vimos qual é o perfil de um profissional de logística e algumas características que são essenciais para o sucesso nessa área. As possibilidades de atuação e formação são variadas, por isso, é interessante pesquisar as principais alternativas e verificar quais são as mais indicadas para o seu interesse.

Gostou de conhecer mais sobre essa profissão? Então, aproveite para conhecer o nosso curso de logística e verificar os conteúdos oferecidos e outras informações do seu interesse!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.