Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Como aproveitar ao máximo o primeiro semestre da faculdade?

Artigo

Como aproveitar ao máximo o primeiro semestre da faculdade?

O primeiro semestre da faculdade é um universo de novidades para todo calouro. Diferentemente do ambiente escolar, na rotina universitária você tem muito mais autonomia e a exigência de uma postura responsável como estudante ― afinal, nenhum professor ficará cobrando pelas lições de casa que ficaram por fazer.

Por significar uma grande adaptação na vida do calouro, no primeiro semestre você precisa ter o máximo de atenção a todas as oportunidades de integração com o curso e, com isso, alcançar o melhor aproveitamento em todas as etapas da graduação.

Para ajudar você nessa fase, veja as dicas que separamos para você aproveitar tudo do primeiro semestre da faculdade. Acompanhe as próximas linhas!

Participe das palestras do curso e da área de atuação

Ao longo da graduação, os cursos costumam promover uma série de eventos com profissionais da área, não apenas para revelar o cotidiano da profissão, mas também para apresentar as diversas possibilidades de atuação.

Nas primeiras semanas do curso é comum haver programações especiais com os calouros para que eles entendam a dinâmica da graduação e o que esperar dos próximos meses.

Então, não hesite em participar de todos esses momentos, pois são essenciais para entender a rotina acadêmica e abrir os olhos para possibilidades de atuação em seu futuro profissional.

Converse com veteranos e entenda um pouco mais sobre as oportunidades

Fazer amizade com os veteranos é excelente para você integrar com o curso e entender as oportunidades oferecidas pela faculdade. Eles poderão lhe contar sobre oportunidades de estágio, engajamento em projetos, oferecer sugestões de cursos complementares, apresentar os departamentos da instituição e profissionais-chave para você ter contato etc.

São milhares de assuntos que surgem com uma boa conversa e, o melhor, de maneira informal e do ponto de vista de quem está vivendo a vida universitária há pouco mais de tempo.

Construa um bom relacionamento com os professores

Se existem ídolos na faculdade, sem dúvida, estes são os professores. Desde o primeiro instante, procure construir um relacionamento positivo com eles, pois isso pode render frutos além da vida universitária.

O corpo docente no ensino superior normalmente se divide em dois grupos importantes: os professores com dedicação integral à vida acadêmica e/ou os que dão aulas na faculdade, mas também atuam no mercado em suas áreas.

Com isso, saiba que, tanto na instituição quanto fora dela, os professores podem ajudar você a impulsionar sua empregabilidade. Enquanto alguns coordenam projetos de pesquisa acadêmica ― os quais podem até oferecer bolsas de estudo ―, outros têm contato com oportunidades de estágio e trainee exclusivas das quais só participam alunos indicados por eles.  

Além disso, o bom relacionamento com os professores, de maneira geral, cria um ambiente de empatia e fica muito mais leve e divertido estudar.

Conheça as atividades extracurriculares existentes

Todos os cursos universitários contam com uma carga horária de atividades complementares. Elas constituem de participação em cursos livres, participação em eventos, trabalhos voluntários etc.

Para suprir essas horas, as faculdades costumam abrir atividades extracurriculares para os alunos, como um complemento à carga horária obrigatória. Por exemplo, são cursos como de idiomas, programação, softwares da área, habilidades para o mercado de trabalho, entre outros, além de atividades coletivas, como palestras, visitas técnicas, participação em feiras etc.

Então, sempre esteja de olho na programação para ampliar seu currículo e, ao mesmo tempo, cumprir os créditos necessários para se formar.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que seu primeiro semestre da faculdade valerá muito a pena para você realmente se engajar com a graduação. Portanto, aproveite!

E, antes de ir embora, siga rapidinho a gente nas redes sociais para ficar por dentro de vários conteúdos interessantes sobre a vida universitária. Estamos no: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.