Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Saiba como funciona a pós-graduação semipresencial e por que escolher

Artigo

Saiba como funciona a pós-graduação semipresencial e por que escolher

Quer dar um impulso na sua carreira com uma especialização? Se você tem uma rotina corrida, mas não quer acompanhar o curso todo a distância, uma opção interessante é a pós-graduação semipresencial. Estamos falando de um formato de ensino que é tendência, visto que une as vantagens do presencial com as do 100% digital.

Quer conhecer todas as caraterísticas dessa qualificação profissional que vai valorizar ainda mais o seu currículo? Acompanhe nosso post, conheça os benefícios do semipresencial e o que considerar para escolher a melhor instituição de ensino. Boa leitura!

Como é a pós-graduação semipresencial?

É um tipo de curso em que você acompanha uma parte das aulas e atividades online e outra parte de forma presencial. Geralmente, os encontros virtuais são direcionados para as disciplinas mais teóricas: o aluno acessa a plataforma virtual de aprendizagem e pode acompanhar os tópicos da especialização no seu ritmo no caso das aulas gravadas.

Algumas instituições aproveitam esse formato também para ministrar aulas ao vivo, ou seja, com horário marcado, o que permite uma interação maior com o professor e os colegas.

Mix de duas modalidades de ensino

Assim, na pós-graduação semipresencial, além das aulas online, ocorrem encontros presenciais, ou seja, é um formato que mescla os dois modelos de ensino. Então, além de fazer o curso pelo computador, tablet ou smartphone, é preciso ir à instituição de ensino para assistir às aulas e realizar atividades mais práticas, em laboratórios ou outros espaços.

É, portanto, o formato ideal para quem precisa da versatilidade do online, mas não abre mão de conhecer mais de perto a turma. É também o melhor modelo de pós para áreas em que a grade curricular inclui aulas e atividades mais práticas, que não podem ser ministradas a distância.

Qual a diferença entre ela e os formatos presencial e EAD?

A diferença da pós-graduação semipresencial para o formato presencial é que uma parcela das matérias e atividades é realizada pela plataforma virtual de aprendizagem. Dessa forma, o aluno tem uma flexibilidade maior para acompanhar parte do curso. Assim, ao contrário do presencial, ele não precisa comparecer à instituição de ensino para todos os encontros.

No semipresencial, as aulas e atividades presenciais são agendadas previamente, permitindo que você consiga se programar para dar conta de acompanhar todas as matérias com tranquilidade.

Semipresencial e EAD

E qual a diferença do semipresencial para o EAD (ensino a distância)? Bem, aqui é preciso adiantar que o semipresencial não deixa de ser um formato EAD, afinal, você acompanha parte do curso a distância. O que é preciso diferenciar é que ele não é 100% digital, quer dizer, você não consegue fazer toda a pós do seu computador, precisa se deslocar até a instituição de ensino para os encontros presenciais.

Quais as vantagens de fazer a pós no formato semipresencial?

Conseguimos esclarecer como funciona a pós-graduação semipresencial? É um modelo que vem ganhando força, inclusive nos cursos de graduação, devido às vantagens que oferece. Veja a seguir!

Flexibilidade para estudar

Ao escolher uma especialização nesse formato, você tem mais flexibilidade para estudar, pois não precisa estar na instituição de ensino para todas as aulas e atividades. É uma facilidade para quem busca uma qualificação, mas tem a rotina corrida, pois dá para acompanhar parte das matérias em casa.

Maior autonomia do aluno

Falando em estudar em casa, temos que destacar que o fato de acompanhar muitas disciplinas do curso online permite uma maior autonomia do aluno. É que você segue os tópicos da pós no seu ritmo, podendo revisar os temas sempre que precisar, pois as aulas ficam gravadas.

Encontros presenciais periódicos

Um dos diferenciais do formato semipresencial é aproveitar toda a comodidade de fazer várias disciplinas online, mas também ter a oportunidade de se reunir presencialmente com a turma.

Com isso, você mantém um contato mais próximo com os professores e colegas, podendo trocar conhecimento, experiências e também fazer amizades.

Além disso, pode se valer de toda a versatilidade do EAD para estudar, mesmo tendo escolhido um curso com uma matriz curricular que inclua matérias mais práticas.

Maior interatividade

Nas aulas e atividades presenciais, você pode interagir mais de perto com os colegas e professores, participar de debates e tirar todas as suas dúvidas na sala de aula. Também pode desenvolver melhor as habilidades práticas com as aulas em laboratório.

Possibilidade de fazer networking

Não podemos deixar de destacar a grande vantagem do semipresencial, que é a possibilidade de fazer networking. Os encontros para aulas e atividades na instituição de ensino vão dar aquele empurrãozinho para você construir uma rede de contatos profissional.

Estamos falando de professores e colegas que estão no mercado e que podem indicar você para uma vaga de emprego ou até mesmo fazer parcerias para abrir um negócio.

O que considerar para escolher a instituição de ensino?

A pós-graduação semipresencial é uma opção para seu crescimento de carreira, pois você vai aperfeiçoar conhecimentos e habilidades de sua área de atuação. Dessa forma, pode alcançar cargos e salários maiores, conseguir uma promoção e até se preparar melhor para o empreendedorismo.

Contudo, apesar de todos esses benefícios, você precisa fazer um bom investimento. Assim, deve avaliar uma série de critérios para escolher a melhor instituição de ensino. Acompanhe:

  • curso de especialização que tenha o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC);
  • boa infraestrutura física e também tecnológica para as aulas e atividades presenciais e online;
  • suporte ao aluno, principalmente se surgir dúvidas no ambiente virtual de ensino;
  • especialização com uma matriz curricular completa e que esteja atualizada com as tendências do mercado;
  • professores com experiência acadêmica e profissional.

Para não errar na escolha, priorize instituições de referência e tradição, como a Faculdade Arnaldo, que oferece cursos de pós-graduação presenciais, semipresenciais e 100% digitais.

Quer programar sua trajetória profissional com uma boa qualificação, mas não consegue encaixar todas as aulas na rotina? Considere fazer uma pós-graduação semipresencial, que traz a comodidade das aulas digitais, mas também conta com os encontros presenciais, uma oportunidade para fazer networking.

Ficou interessado nesse formato de ensino? Então conheça os cursos de especialização da modalidade semipresencial da Faculdade Arnaldo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.