Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Pós-graduação em odontologia: conheça 6 opções

Artigo

Pós-graduação em odontologia: conheça 6 opções

O sucesso no mercado de trabalho envolve diversos elementos, sendo que a qualificação constante é fundamental para aumentar as oportunidades. A pós-graduação em Odontologia é uma forma de expandir seus conhecimentos e ganhar destaque na profissão.

O investimento em uma pós-graduação traz diversos benefícios para o profissional, como aprofundamento em um segmento específico, o conhecimento de novas tecnologias e ampliação da rede de contatos. Além disso, é uma forma de aumentar o leque de atuação, o que ajuda a trazer mais oportunidades de emprego.

Neste artigo, apresentaremos 6 opções de pós-graduação em Odontologia. Além disso, mostraremos como escolher a melhor opção para você. Conheça mais sobre o assunto!

Conheça 6 opções de pós-graduação em Odontologia

A Odontologia é uma área que oferece diversas oportunidades para os profissionais. Conheça 6 alternativas de especialização!

1. Ortodontia

A Ortodontia trabalha com a correção da posição dos dentes e ossos maxilares. Essa é uma área muito forte no mercado, pois as pessoas estão em busca de saúde bucal e de um sorriso bonito, sendo uma oportunidade interessante.

Esse profissional é capacitado para instalar e fazer a manutenção dos aparelhos ortodônticos, diagnosticar irregularidades dos dentes que impedem seu funcionamento correto e fazer um planejamento sobre o tratamento ortodôntico. Além disso, trabalha com a prevenção das deformações e supervisão do desenvolvimento da dentição e do aparelho mastigatório.

2. Implantodontia

Uma alternativa interessante é a pós-graduação em Implantodontia, outro setor que está em alta no mercado. O implantodontista é responsável por corrigir problemas com os dentes, principalmente das pessoas que perderam um ou mais dentes.

O profissional dessa área trabalha com os pacientes desde a cirurgia até a implementação da prótese dentária. A tecnologia é fundamental para o sucesso nesse segmento, visto que a intenção é diminuir o tempo dos procedimentos e dar mais conforto para o público.

3. Estética

A busca constante pela beleza trouxe uma boa oportunidade para quem deseja especialização na área de estética. O objetivo do profissional dessa área é melhorar a estética dos dentes, tendo como paciente aqueles que buscam um sorriso bonito, além da saúde bucal.

O especialista em Odontologia Estética é capaz de realizar restaurações, clareamentos dentais, aplicar resinas, entre outros procedimentos. Com o desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas, esse processo está bastante moderno, trazendo novidades como as lentes de contato gengival.

4. Periodontia

A pós-graduação em Periodontia também é uma opção interessante. Esse profissional é responsável por analisar, diagnosticar, prevenir e tratar as doenças gengivais e periodontais, algo fundamental para a saúde bucal dos pacientes.

O dentista desse segmento não atua diretamente nos dentes, mas nas estruturas que estão ao seu redor, prevenindo problemas que podem prejudicar a saúde dental. Dessa maneira, essa é uma especialidade que auxilia em outros tratamentos odontológicos.

5. Odontopediatria

Essa é a especialização para quem deseja prevenir e tratar problemas de saúde bucal em crianças. O Odontopediatra precisa estar preparado para lidar com o público infantil atendendo até mesmo bebês. Portanto, é fundamental ter paciência e empregar elementos lúdicos, para que ao atendimento seja realizado de forma tranquila e confortável, conseguindo distrair os pacientes e realizando todos os procedimentos necessários.

O profissional também educa as crianças e os pais para os cuidados diários com a higiene bucal, além de tornar a visita ao dentista algo natural para o seu público, o que será importante para um futuro sem medo desses atendimentos.

6. Radiologia odontológica e Imaginologia

O profissional que atua com Radiologia e Imaginologia é responsável pelos exames odontológicos, estando apto para fazer a análise de forma minuciosa das imagens da anatomia da face. É uma área relevante, pois complementa e facilita o trabalho de outros especialistas, já que o exame de imagem possibilita o planejamento do tratamento adequado.

O estudo qualifica o profissional para empregar as técnicas de radiologia intra e extrabucais para a interpretação e fechamento de diagnósticos. A utilização da tecnologia, com softwares específicos, contribui para aumentar a precisão das análises, trazendo bons resultados para os tratamentos.

Saiba como escolher a melhor opção

Essas foram algumas opções de pós-graduação em Odontologia, porém, é importante analisar as alternativas para escolher a mais adequada para você. Confira algumas dicas!

Avaliar seus objetivos profissionais

A escolha da pós-graduação deve levar em conta seus objetivos profissionais, afinal, esse estudo direcionará o rumo da sua carreira. Essa formação é voltada para o lado prático, portanto, os processos ensinados tendem a fazer parte do seu cotidiano.

Portanto, vale a pena avaliar se as oportunidades oferecidas pela graduação escolhida se alinham aos seus objetivos profissionais. Se a intenção é abrir um consultório próprio, por exemplo, é necessário encontrar a opção mais adequada para tal.

Considerar o que traz mais interesse

Outro aspecto importante é avaliar qual área traz mais interesse e motivação para trabalhar. Não adianta escolher uma pós baseado apenas nas oportunidades profissionais e na remuneração que ela oferece, é preciso considerar a sua afinidade com as atividades.

Portanto, é melhor escolher uma alternativa que seja interessante para você, pois isso aumentará o engajamento no aprendizado, proporcionando bons resultados. Desse modo, o estudo não será uma obrigação, mas trará prazer, oferecendo boas oportunidades profissionais.

Identificar os processos que tem mais facilidade

Existem diversos processos comuns para um dentista, sendo que cada profissional tem mais facilidade para alguns deles. Dessa maneira, vale a pena investigar quais atividades você tem mais domínio, pois elas ajudam a indicar qual especialidade pode ser a mais adequada para você.

Não adianta escolher a especialidade de Odontopediatria, por exemplo, se você não tem facilidade para lidar com crianças. Ao escolher uma área que seja natural para as suas habilidades, a probabilidade de se destacar aumenta, contribuindo para um crescimento profissional sólido.

Neste artigo, apresentamos algumas opções de pós-graduação em Odontologia e as principais características delas. A qualificação profissional é muito importante para potencializar a sua carreira e abrir novas oportunidades, portanto, vale a pena encontrar a melhor alternativa para você, de acordo com o seu perfil.

Gostou de conhecer estas opções? Então, entre em contato conosco e conheça nossos cursos de pós-graduação em Odontologia!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.