A especialização profissional, como a pós-graduação em saúde, é uma das chaves mais importantes para abrir oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, aqueles que apresentam pouca qualificação acabam ficando para trás nos processos seletivos, perdendo a chance de ocupar a vaga no emprego dos sonhos para quem demonstra estar mais bem preparado.

Nesse sentido, se você deseja se especializar na área da saúde, é fundamental buscar uma instituição de ensino que seja referência no assunto e que promova uma formação de excelência. E é exatamente isso que a Faculdade Arnaldo tem para oferecer: ensino de qualidade e atualizado às demandas do mercado.

Está na dúvida sobre qual é a melhor instituição para fazer a sua pós? Neste post, vamos mostrar as nossas opções em cursos de pós-graduação e os melhores motivos para escolher a Faculdade Arnaldo. Confira!

Qual é a origem da Faculdade Arnaldo?

Tudo começou em 2001, quando o funcionamento da Faculdade Arnaldo Janssen foi autorizado por portaria própria do MEC. Porém, as suas atividades só tiverem início em 2002, com os cursos de Administração e Direito.

Fundada pela Congregação do Verbo Divino, a faculdade é herdeira e filha do Colégio Arnaldo, tradicional colégio de vanguarda na capital mineira, que tem 112 anos de existência.

A instituição de ensino superior já nasceu de uma marca poderosa na cidade, que foi responsável por formar alunos ilustres, como Guimarães Rosa, Ivo Pitangui, Patrus Ananias, o atual vice-governador de Minas Gerais, entre outras personalidades.

Essa forte marca fica visível, inclusive, na imponente arquitetura do prédio principal, situado na Av. Brasil, que foi transmitida à Faculdade Arnaldo. Desde a sua fundação, a faculdade tem trilhado um caminho de emancipação, de consolidação de sua qualidade e de seu bom atendimento, o que faz com que seja reconhecida não apenas como um anexo do Colégio, mas também como uma instituição séria, qualificada e preocupada com a responsabilidade social.

Quais são as nossas opções de pós-graduação em saúde?

Ao longo da sua história, a Faculdade Arnaldo se consolidou como uma instituição de ensino superior moderna, comprometida com a qualidade de ensino e que oferece possibilidades de formação que acompanham a evolução da sociedade e do mercado de trabalho.

Você tem graduação na área de saúde e está procurando por uma pós-graduação capaz de impulsionar a sua carreira? Veja, a seguir, algumas das principais opções de pós em saúde oferecidas pela Faculdade Arnaldo.

Habilitação em Odontologia Hospitalar com habilitação em laser para Odontologia

Quando uma pessoa está hospitalizada, é essencial que receba todos os cuidados para preservar a sua qualidade de vida. Essa é a proposta do curso de pós-graduação em Odontologia Hospitalar, cuja finalidade é capacitar os profissionais para executar atividades relacionadas ao atendimento do paciente que se encontra com comprometimento sistêmico e hospitalizado.

Com carga horária de 380 horas, totalizando 12 meses de duração, a formação também propõe o desenvolvimento de pesquisas científicas e de protocolos voltados para a assistência odontológica. Mais do que uma formação teórica, o curso possibilita ao aluno o convívio com o ambiente hospitalar para que possa colocar em prática os conhecimentos adquiridos em laserterapia.

Outro diferencial da pós é oferecer certificação em Odontologia Hospitalar e certificação em BLS, considerado suporte básico de vida (American Heart Association – AHA), sendo essa última disponibilizada em parceria com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI).

As aulas são presenciais, com encontros mensais às quintas, sextas e sábados. Elas tratam desde a legislação da biossegurança até o uso do laser na UTI.

Ortodontia e Ortopedia Facial

A procura por ortodontistas bem preparados é grande no mercado de trabalho. Inclusive, muitas vezes, os alunos dessa pós-graduação são convidados para trabalhar em clínicas especializadas antes mesmo de concluí-la, tamanha a demanda pelos seus serviços.

Há 15 anos ensinando Ortodontia de ponta, o curso de especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial conta com uma equipe de peso, com professores mestres e doutores que estão sempre em atualização. A modalidade é presencial e tem duração de 36 meses.

Os alunos terão acesso a aulas teóricas e atendimento clínico — fator imprescindível para que aprendam na prática. As disciplinas contemplam tratamentos ortodônticos em adultos e crianças em crescimento por meio das mais diversas técnicas, desde as tradicionais até as modernas e atuais.

Periodontia

A Periodontite é uma das principais doenças bucais identificadas na população brasileira, caracterizada pela infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que envolvem os dentes. Por isso, a procura por profissionais capacitados para tratá-la é crescente no país.

Pensando nisso, a Faculdade Arnaldo está lançando a especialização em Periodontia, que será conduzida pela Dra. Lorenza e pelo Dr. Marco Túlio — profissionais renomados e com experiência na coordenação de cursos em outras instituições. Para os profissionais da área, o curso significa uma opção segura e séria para direcionar a sua carreira para um segmento com muitas oportunidades. Já para os pacientes, buscamos formar periodontistas capacitados para um atendimento de excelência.

Ao longo do curso, com carga horária de 755 horas, mais 48 horas de aperfeiçoamento em cirurgia plástica periodontal e periimplantar e 60 horas de habilitação em laserterapia, os alunos aprendem conceitos, técnicas atuais e tendências em Periodontia, sempre seguindo evidências científicas. Entre os conteúdos abordados estão o diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento da doença para aplicar técnicas de cirurgia sem causar danos à estética periodontal do paciente.

Disfagia e Fonoaudiologia ‍Hospitalar

Para quem se formou em Fonoaudiologia e tem vontade de trabalhar em hospitais, sem dúvida, essa é a pós-graduação certa. Isso porque o curso de Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar capacita e habilita o fonoaudiólogo para avaliar e tratar pacientes disfágicos, com dificuldade de engolir alimentos sólidos ou líquidos, no CTI infantil e pediátrico, adulto e geriátrico, além de prestar atendimento home care e atuar em pesquisas clínicas.

A partir dessa qualificação, você poderá trabalhar não só em hospitais, mas também em postos de saúde, clínicas terapêuticas, casas e lares para idosos. No decorrer das 432 horas de curso, os estudantes aprendem técnicas e novos recursos terapêuticos para realizar intervenções fonoaudiológicas.

‍Neuropsicopedagogia

A correria do dia a dia não é mais uma desculpa para não fazer uma especialização, pois a pós-graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade Arnaldo é oferecida na modalidade remota. O seu objetivo é promover a formação de profissionais altamente capacitados para lidar com as questões que se relacionam com o funcionamento cerebral no processo de aprendizagem.

As pessoas especializadas na área trabalham no tratamento de anomalias cognitivas e comportamentais, cada vez mais comuns na população. Ao todo, o curso tem duração de 11 meses, com carga horária de 360 horas.

Medicina Veterinária Integrativa

Quando falamos de saúde, não podemos deixar de fora os cuidados com os nossos bichinhos de estimação. De acordo com uma pesquisa do IBGE, 48 milhões de lares brasileiros têm cachorro ou gato, o que resulta em um mercado aquecido para os veterinários.

Se a ideia é se destacar diante da concorrência, você não pode deixar de conhecer a pós-graduação em Medicina Veterinária Integrativa, que é remota, dura 15 meses, tem carga horária de 360 horas e se diferencia por resgatar conhecimentos e práticas milenares na prevenção, diagnóstico e tratamentos dos animais, analisando o contexto e as interações sociais em que eles estão inseridos.

Por que fazer uma especialização em saúde na Faculdade Arnaldo?

O setor de saúde é um dos pilares da sociedade, pois garante a prevenção, diagnóstico, cuidado e tratamento dos pacientes. Diante disso, ter uma especialização na área é imprescindível para construir uma carreira profissional bem-sucedida.

Ao escolher fazer uma pós-graduação em saúde na Faculdade Arnaldo, o aluno agrega valor ao seu currículo por meio de cursos de grande excelência. Além disso, tem a oportunidade de aprender e desenvolver as suas habilidades em uma instituição de ensino séria, responsável e envolvida com projetos sociais, que oferece uma formação compatível com o mercado e com um toque humanizado.

Quer deslanchar na sua profissão? Entre em contato com a Faculdade Arnaldo agora mesmo e conheça os nossos cursos de pós-graduação!