Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...

Tags

No items found.
porque fazer pós graduação

Quem quer se destacar no mercado de trabalho não pode parar de estudar. O curso superior é apenas a primeira etapa de formação — profissionais que almejam crescer na carreira devem buscar uma qualificação a mais.

Mesmo sabendo disso, muitas pessoas ainda se perguntam — por que fazer pós-graduação? A resposta é simples: porque é uma forma de se manter atualizado e estar mais preparado para disputar as melhores oportunidades de emprego.

Quer saber quais são os 7 motivos pelos quais você deve fazer um curso de pós-graduação? Então acompanhe nosso post e comece a se programar para conquistar seus objetivos profissionais!

1. Valoriza o currículo

Não é novidade para ninguém a alta competitividade no mercado de trabalho. Os recrutadores recebem inúmeros currículos e somente os candidatos mais bem qualificados são selecionados para as próximas etapas dos processos seletivos.

Dessa forma, ter um curso de especialização ou MBA vai destacar o seu currículo, trazendo, portanto, uma vantagem competitiva. Dependendo da vaga, profissionais que só têm a faculdade como formação acabam sendo descartados nas etapas iniciais do recrutamento.

2. Traz novas oportunidades

Por que fazer pós-graduação? Porque traz novas oportunidades profissionais. As melhores vagas exigem candidatos que tenham um conhecimento especializado em determinado segmento, pois eles têm mais chances de agregar valor à empresa.

Dessa maneira, buscar essa forma de qualificação permite que você esteja apto para concorrer a vagas de emprego com cargos e salários melhores do que os oferecidos para quem tem apenas um curso de graduação.

Aliás, falando em remuneração, saiba que uma pesquisa da consultoria de empregos Catho realizada com 2 milhões de profissionais de mais de 25 mil empresas apontou que ter uma especialização ou MBA no currículo pode aumentar o salário em:

  • 47,5% para profissionais graduados;
  • 14% para o cargo de analista;
  • 53,7% para o cargo de coordenador/supervisor.

3. Permite fazer networking

A vantagem das aulas dos cursos de pós-graduação é o contato mais próximo com colegas e professores, que são, na maioria das vezes, profissionais da mesma área de atuação que a sua. Desse modo, é possível fazer networking, a rede de relacionamento profissional, que pode ajudar você a crescer na carreira.

É possível trocar conhecimento e experiência, além de conseguir indicações para vagas de emprego. Além disso, o networking pode, inclusive, render parcerias profissionais futuras.

Para construir essa rede de contatos é fundamental não se isolar nas aulas. A dica é manter contato com outros alunos, conversar sobre sua experiência e projetos para sua carreira e também conhecer as expectativas e rotina dos colegas.

Assim, você passa a ser lembrado pelos outros profissionais caso surja uma oportunidade de trabalho. Imagine que alguém esteja começando um empreendimento e queira, em sua equipe, alguém com seu perfil e qualificação?

4. Possibilita se atualizar

Seja qual for a sua área de atuação, é essencial se manter atualizado. O mercado é dinâmico e os profissionais mais valorizados são aqueles que estão a par das tendências de seu segmento, principalmente em relação aos avanços tecnológicos.

Mas como se atualizar? É importante acompanhar sites, revistas e fóruns online voltados para seu campo profissional, participar de eventos, como palestras, workshops e simpósios, e, principalmente, fazer uma especialização ou MBA.

A grade curricular desse tipo de curso apresenta temas atualizados de sua área, o que auxilia o profissional a ficar por dentro das novidades e, assim, se destacar no mercado de trabalho.

5. Amplia os conhecimentos e aperfeiçoa habilidades

Se você quer saber por que fazer pós-graduação, entenda que um dos motivos é você ampliar seus conhecimentos. É uma chance de o profissional estudar um segmento mais específico dentro de sua área de atuação, o que certamente vai aperfeiçoar suas habilidades profissionais e também pessoais.

Dessa forma, você consegue subir um degrau na carreira, pois na faculdade o aluno tem contato com conhecimentos mais gerais. Já com as aulas da pós, ele tem a oportunidade de acompanhar temas mais aprofundados, o que certamente vai ajudar na conquista de cargos ou empregos melhores.

Esse tipo de curso, dependendo da área, também é interessante por apresentar estudos de caso, mostrando erros e acertos, o que vai ajudar o profissional a saber como lidar com determinadas situações no dia a dia de trabalho.

6. Aumenta as chances de ser promovido

Profissionais que não param de estudar e se dedicam a fazer uma pós-graduação são bem-vistos pelos gestores. Isso porque demonstram uma preocupação com a carreira, ou seja, que não são acomodados apenas pelo fato de já estarem empregados.

Além disso, é um colaborador que mostra que pode fazer mais pela empresa, visto que ele está investindo em um curso para ampliar seus conhecimentos e melhorar suas competências.

Nesse contexto, caso surjam vagas para cargos mais altos, essa pessoa será lembrada e tem grandes chances de ser promovida, o que significa uma posição de maior destaque e salários mais altos.

7. Ajuda na recolocação profissional

Devido à concorrência no mercado, muitos profissionais não conseguem crescer na área em que fizeram a graduação. Outros até avançam, mas não se sentem satisfeitos com o segmento escolhido. Nessa hora, enfrentam um dilema: fazer uma segunda graduação ou uma pós?

A dica é fazer uma pós, escolhendo um curso que seja tendência para que o profissional possa dar a volta por cima e se recolocar no mercado de trabalho. Desse modo, ele vai aprender sobre um novo ramo, pode fazer networking e mudar de área.

Um curso de especialização ou MBA pode ser o "empurrãozinho" para que a pessoa consiga até mesmo empreender, ou seja, tirar uma ideia do papel, ter a própria empresa e gerenciar uma equipe.

Agora que você já sabe por que fazer pós-graduação, comece a pesquisar sobre os cursos. Se ainda não definiu qual área seguir, realize um estudo do mercado, veja quais nichos estão mais aquecidos e faça uma escolha segura. As aulas vão aprimorar suas competências e abrir seus horizontes profissionais.

E você? Pensa em se qualificar, mas tem dúvidas sobre qual curso de pós-graduação é o mais adequado ao seu perfil? Deixe seu comentário no post, que responderemos em breve para ajudar você a tomar a melhor decisão!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.