Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Ortodontia e ortopedia facial: por que se especializar nessa área?

Artigo

Ortodontia e ortopedia facial: por que se especializar nessa área?

A Odontologia é uma profissão que engloba diversas especialidades diferentes, sendo que cada uma delas é responsável por uma parte importante da saúde bucal dos pacientes. Entre elas estão a Ortodontia e Ortopedia Facial, que são especialidades muito importantes para lidar com os problemas relacionados ao posicionamento dos dentes e dos ossos.

A especialização nessas áreas é fundamental para que o profissional saiba lidar com esse tipo de problema, se tornando habilitado para resolvê-los. Portanto, investir nessa área é uma forma de se qualificar para uma atuação específica dentro da profissão.

Neste artigo, mostraremos o que é Ortodontia e Ortopedia Facial, quais são as atribuições do profissional dessa área e como está o mercado de trabalho. Além disso, mostraremos o que é possível aprender nessa especialização. Acompanhe a leitura!

O que é Ortodontia e Ortopedia Facial?

A Ortodontia e Ortopedia Facial são especialidades da Odontologia que tem como objetivo o estudo, diagnóstico e tratamento das alterações do desenvolvimento dentário e do crescimento e desenvolvimento da face. Além disso, implementam a estética facial e do sorriso e a função mastigatória.

A Ortodontia se responsabiliza pelas correções baseadas em movimentos dos dentes. Desse modo, é mais indicada em casos nos quais os ossos estão posicionados de forma correta e os problemas estão no posicionamento dentário, o que pode ocorrer em qualquer idade. O uso de aparelhos fixos é fundamental, proporcionando aos pacientes, maior conforto e rapidez no tratamento.

Já a Ortopedia Facial é indicada para pacientes mais novos, antes ou durante o período de crescimento, com o objetivo de estimular ou redirecionar o crescimento da face. Portanto, tem como principal meta restabelecer uma relação saudável entre os ossos da face e os dentes.

O que faz o profissional especialista nessas áreas?

O ortodontista busca a harmonia entre todos os dentes, considerando aspectos estéticos, a forma deles, e funcionais, como a mastigação. Por isso, o tratamento ortodôntico ajuda não só na posição dentária, mas também devolve a função correta da mastigação, deglutição e da fala, além de diminuir qualquer disfunção na articulação temporomandibular.

Os procedimentos mais procurados geralmente estão relacionados ao alinhamento dentário e à mordida aberta. Essa alta procura se deve ao fator de que eles são facilmente detectados, possibilitando que mais pessoas procurem o tratamento.

Para que o trabalho de Ortodontia seja completamente eficiente, é necessário que os ossos e dentes estejam em harmonia. É nesse ponto, que entra o trabalho de Ortopedia Facial.

Com a Ortopedia Facial, o ortodontista consegue estimular ou conter, até certo ponto, o crescimento e posicionamento dos ossos da face. É possível controlar, por exemplo, uma mandíbula que está se desenvolvendo excessivamente ou, na ausência de desenvolvimento, utilizar aparelhos a façam crescer da maneira adequada. O maxilar também pode ser tratado.

Os aparelhos ortopédicos são diferentes dos utilizados na Ortodontia. Eles são removíveis internos, que ficam dentro da boca, sendo assim, não atuam sobre os dentes, apenas nos ossos.

Como está o mercado de trabalho?

Essa é uma área que está em crescimento, pois o avanço da tecnologia tem permitido mais precisão no diagnóstico e aumentado a velocidade do tratamento. Dessa forma, é possível alcançar mais pacientes que necessitam dessas intervenções.

Outro ponto que explica o aquecimento do mercado de trabalho é a maior consciência geral sobre a saúde bucal. O conhecimento adquirido por grande parte da população contribui para que muitas pessoas busquem resolver os problemas relacionados aos dentes, arcada dentária, mastigação, aumentando a demanda de profissionais que atuam nessa especialidade.

É importante ressaltar que o trabalho da Ortodontia e da Ortopedia Facial vai muito além dos benefícios estéticos. Essas especialidades interferem em toda a funcionalidade da boca, como mastigação e fala, promovendo uma saúde melhor de forma geral.

Além disso, o preconceito contra uso de aparelhos diminuiu muito entre os adultos. No passado, esse era um recurso mais comum entre o público mais jovem, o que não se reflete atualmente. Pessoas de todas as idades entenderam a importância do tratamento ortodôntico e não se opõem ao uso de aparelho nos dentes.

O que é possível aprender em uma especialização de Ortodontia e Ortopedia Facial?

A especialização nessa área é bem completa e reúne tanto conhecimentos teóricos quanto práticos. Por isso, ao escolher uma instituição para os estudos, é importante que o profissional avalie os laboratórios, pois eles são fundamentais para as aulas e proporcionam um aprendizado de excelência.

Desse modo o curso é dividido em aulas teóricas, práticas laboratoriais e clínica para atendimento. O objetivo é tornar o profissional apto a diagnosticar, planejar e realizar o tratamento ortodôntico preventivo, interceptor e corretivo.

A grade curricular desse traz matérias diversificadas, sendo que as teorias ortodônticas e ortopédicas estão entre as disciplinas mais importantes. Além disso, a disciplina de diagnóstico, tratamento e planejamento também acontece em diversos módulos.

O curso de especialização é destinado para quem já é graduado na área. Há muitas instituições que oferecem a especialidade em Ortodontia, porém é sempre importante conhecer a carga horária, a titulação dos professores e a experiência do corpo docente no mercado de trabalho.

O ingresso na especialização acontece de formas diferentes, de acordo com a instituição. Algumas exigem uma prova de seleção, que pode ser prática ou a avaliação do currículo. Outras solicitam apenas o pagamento da matrícula, além da documentação necessária.

Neste artigo, conhecemos mais sobre Ortodontia e Ortopedia Facial, que são especialidades da Odontologia que visam manter os dentes e os ossos de maneira saudável. Ao procurar uma especialização nessa área, é fundamental encontrar uma instituição de qualidade, com boa reputação e que garanta as condições necessárias para o estudo.

A Faculdade Arnaldo oferece o curso de especialização nessa área que é reconhecido e bem estruturado. Há 15 anos no ensino de ponta, conta com uma equipe de professores mestres e doutores em constante atualização. Dessa forma, o investimento valerá a pena e você se tornará um profissional capacitado para encontrar seu espaço no mercado de trabalho.

Quer conhecer mais sobre o nosso curso e tirar todas as suas dúvidas? Então, entre em contato conosco e conheça a especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.