Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Odontologia Hospitalar: veja como atuar nessa área depois de formado

Artigo

Odontologia Hospitalar: veja como atuar nessa área depois de formado

Cada profissão apresenta diversas opções de atuação, sendo interessante conhecer as alternativas para trabalhar naquela que tenha mais a ver com o seu interesse. Nesse sentido, a Odontologia Hospitalar é uma opção diferente, que oferece boas oportunidades profissionais.

A área de Odontologia apresenta diversas possibilidades de atuação para os formados, sendo fundamental analisar qual delas é a mais interessante para a sua carreira. É preciso avaliar quais são seus interesses, as oportunidades de emprego de cada ramo e como está o mercado de trabalho.

Neste artigo, vamos entender o que é Odontologia Hospitalar e como é possível trabalhar nesse ramo. Além disso, mostraremos as vantagens de atuar nesse setor. Continue a leitura!

O que é Odontologia Hospitalar?

A Odontologia Hospitalar é a especialidade que se concentra nos cuidados das alterações bucais que exigem a atuação de equipes diversificadas nos atendimentos com maior complexidade. O profissional que trabalha nessa área é responsável por diminuir o risco de infecções que têm origem na região bucal, melhorar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o período de internação e conter o uso de medicamentos.

A presença do cirurgião-dentista no atendimento de pessoas em internação foi a ideia central do Projeto de Lei nº 2776/2008. O referido projeto de lei foi para o Senado Federal e recebeu emendas, que ampliaram a atuação do profissional em Odontologia no âmbito de um hospital.

Desse modo, algumas observações foram adicionadas à lei, como a assistência odontológica para pacientes das UTIs, portadores de doenças crônicas e para pessoas que são atendidas em regime domiciliar, inclusive no modelo de home care.

Como é a atuação desse profissional?

O profissional que escolhe a Odontologia Hospitalar como sua área de atuação costuma ter uma rotina bastante diferente dos dentistas, que exige qualificação e dedicação. Vamos conhecer mais sobre o papel e as funções desse setor!

Diagnóstico de doenças

O dentista tem um papel muito importante e específico quando está atuando em um ambiente hospitalar. Os pacientes não costumam estar nas condições adequadas para cuidarem da higiene da boca, o que os deixa mais expostos a doenças ou à evolução delas.

Dessa maneira, o profissional habilitado tem a responsabilidade de fazer o diagnóstico de diversas doenças, de preferência com antecedência. Muitas ocorrências e alterações no estado de saúde dos pacientes se manifestam pela boca. Por isso, o dentista especializado é essencial em ambientes controlados, como nas UTIs.

Tratamentos

Além do diagnóstico das doenças, os profissionais dessa área também são capazes de auxiliar uma equipe multidisciplinar que atende os pacientes, oferecendo o tratamento mais adequado. Também é responsabilidade dos dentistas realizar o tratamento e cirurgias buco-maxilares.

Entre os procedimentos que fazem parte do cotidiano estão a raspagem e o alisamento radicular, quando são identificadas periodontites, assim como a extração de dentes condenados.

Prevenção

A prevenção é outra vertente importante desse profissional, que ajuda os médicos a evitarem doenças que tenham entrada pela boca e vias aéreas. Isso pode ser feito com o uso de metodologias que visam à manutenção da saúde bucal por meio da correta higienização dos dentes, próteses e aparelhos ortodônticos, por exemplo.

Os cuidados especiais e constantes com a higiene bucal ajudam não somente no tratamento dos problemas que levam um paciente a ser internado, como colaboram com o cuidado dos demais órgãos e partes do corpo que podem sofrer alguma deterioração prejudicial para a recuperação e o prognóstico.

Além disso, o atendimento odontológico do paciente crítico também contribui para a prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias, dando mais condições para que os tratamentos sejam eficientes.

Por que vale a pena optar pela Odontologia Hospitalar?

Escolher essa área para atuar pode trazer diversos benefícios. Conheça os principais!

Alto número de vagas

Um dos principais benefícios de escolher essa área é o crescimento de vagas que ela apresenta. Isso acontece principalmente pela obrigatoriedade da presença desse profissional em hospitais e nas operadoras dos planos de saúde. Desse modo, a demanda existe no setor privado e público, aumentando as oportunidades de emprego.

Como é uma área que exige uma especialização e conhecimentos específicos, nem todos os formados em Odontologia optam por essa trajetória profissional. Sendo assim, as oportunidades tendem a ser vantajosas para quem escolhe esse ramo.

Remuneração privilegiada

Outra razão que mostra valer a pena trabalhar com Odontologia Hospitalar é o salário. A média salarial de um cirurgião-dentista clínico geral no atendimento em hospitais é de R$ 6.243,32. Já para os especialistas, os valores ultrapassam R$ 9 mil, dependendo da região e do local de trabalho, por uma jornada de 33 horas semanais.

Aprendizado constante

Quem atua na área da saúde precisa se dedicar ao trabalho, pois lidará com situações distintas no cotidiano profissional. Isso é potencializado no segmento hospitalar, levando os profissionais a saírem da zona de conforto.

É preciso habilidade para fazer desde procedimentos simples, realizados em pacientes saudáveis ou que tenham problemas mais leves, até lidar com processos complexos, que exigem o acompanhamento integral de um médico.

Papel essencial na UTI

Os procedimentos dentro de um ambiente hospitalar, principalmente em UTIs, requerem a presença de profissionais multidisciplinares, entre eles, os dentistas. Desse modo, quem atua na área faz parte desses processos acompanhado de médicos, enfermeiros e de toda a equipe que estiver atendendo o paciente.

A presença do especialista em Odontologia é fundamental para manter a saúde da pessoa e afastar complicações. É papel desse profissional evitar o desenvolvimento de problemas bucais e diagnosticar problemas que podem agravar doenças já existentes.

Neste artigo, conhecemos um pouco mais sobre a Odontologia Hospitalar e as funções de quem atua nessa área. Quem busca a atuação nesse setor tão importante deve encontrar um curso de graduação de qualidade, que prepare o profissional para os desafios que a profissão apresenta constantemente. É fundamental analisar a reputação da instituição de ensino, a infraestrutura dedicada às aulas práticas e a qualidade do corpo docente, garantindo, assim, a melhor formação.

Gostou de aprender mais sobre essa possibilidade de atuação? Aproveite para conhecer a Faculdade Arnaldo e saiba como ela pode contribuir para a sua formação!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.