Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Você sabe o que são startups? Saiba mais sobre o assunto!

Artigo

Você sabe o que são startups? Saiba mais sobre o assunto!

O mundo dos negócios apresenta diversas oportunidades para quem deseja empreender e se destacar no mercado. É importante entender o que são startups e suas características para saber como abrir uma empresa nesses moldes, trazendo competitividade e aumentando suas chances de sucesso.

Com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental entender as oportunidades que a tecnologia e a inovação podem oferecer. O caminho do empreendedorismo pode ser uma forma de mudar o seu caminho profissional, trazendo chances de conquistar o sucesso no mundo dos negócios.

Neste artigo, vamos entender o que são startups, quais suas diferenças para as empresas tradicionais e as principais características desse modelo. Além disso, mostraremos como Belo Horizonte é um local propício para esse tipo de negócio. Continue a leitura!

O que são startups?

As startups são empresas em fase inicial, com propostas de negócios inovadoras e com grande potencial de crescimento. Elas não são limitadas a nenhuma área de atuação, podendo atuar em qualquer mercado, entretanto, utilizam a tecnologia como elemento fundamental em suas operações.

Esse termo surgiu no Vale do Silício, uma região da Califórnia que conta com diversas empresas de tecnologia e inovações. Essas organizações ganharam fama principalmente com a popularização da internet, no fim da década de 1990, atuando de forma inovadora e conquistando o mercado.

Que aspectos diferenciam as startups das empresas tradicionais?

Para entender um pouco mais sobre esse modelo de negócios, é interessante conhecermos as diferenças entre startups e empresas tradicionais. Confira as principais!

Estrutura do negócio

Uma empresa consolidada no mercado tem um fluxo de operação bem estruturado, tendo um controle grande sobre todos os processos. Ela costuma ter um bom planejamento para longo prazo, mas apresenta dificuldade para se adaptar às mudanças.

No caso das startups, os empreendedores e os profissionais envolvidos estão prontos para lidar com os riscos do negócio. Isso significa que eles conhecem a possibilidade do surgimento de problemas e estão prontos para buscar soluções rápidas.

Sendo assim, a estrutura se torna muito mais flexível do que nos modelos convencionais, pois é fundamental se adaptar e moldar os processos de acordo com as necessidades do mercado.

Espírito organizacional

A intenção de uma startup é sempre crescer de acordo com as oportunidades e tendências do mercado, mantendo um espírito de correr riscos, dentro de um planejamento. Uma empresa tradicional, não costuma ter a mesma postura, preferindo uma gestão mais controlada.

Muitas vezes as empresas tradicionais não têm esse mesmo espírito, pois preferem manter o negócio pequeno, mas controlado, pois essa é uma maneira de ser sustentável e gerar um bom retorno constante. Desse modo, elas preferem continuar na zona de conforto, sendo pela consolidação no mercado ou pelo medo do empreendedor.

Por outro lado, uma empresa com potencial inovador trabalha em um ambiente de incertezas, o que deve ser feito com muito planejamento para garantir crescimento em receita, mas com custo baixo. Os colaboradores são incentivados a participar da evolução do negócio, muitas vezes desempenhando mais de uma função.

Ambiente organizacional

O ambiente organizacional também é diferenciado, afinal, como a empresa está em construção, é difícil promover treinamentos e capacitações, pois os processos ainda estão em evolução. Os profissionais das startups estão preparados para apagar incêndios e lidar com os problemas que surgem de forma rápida.

Já as empresas tradicionais apresentam uma operação consolidada, com tudo programado e planejado. Desse modo, os colaboradores têm funções definidas, reduzindo o clima de incerteza. Quando os problemas aparecem, é preciso planejar novamente e projetar ações que ajudam a resolvê-lo.

Quais são as principais características de uma startup?

De modo geral, a startup é uma empresa em fase de desenvolvimento que apresenta algumas características básicas. Conheça quais são e entenda mais sobre cada uma delas!

Inovação

A inovação faz parte do mundo das startups, pois é a capacidade de encontrar soluções criativas para determinados problemas. É preciso ter habilidade para enxergar o mundo de forma diferente e oferecer produtos ou serviços revolucionários, sendo possível, até mesmo, criar mercados.

Escalabilidade

A escalabilidade é a capacidade de crescer sem aumentar os cursos proporcionalmente, algo fundamental nesse cenário. Desse modo, a empresa consegue ampliar o faturamento em um ritmo maior do que as despesas, como custos com profissionais, aluguel, produção, entre outros.

Flexibilidade

A flexibilidade é outra característica fundamental, pois permite adaptações internas e externas, de acordo com a necessidade. Toda startup precisa organizar seus processos de forma dinâmica, tomando decisões com rapidez, testando possibilidades, se adequando à demanda do mercado e melhorando constantemente seus processos.

Como é o cenário de startups em Belo Horizonte?

A cidade de Belo Horizonte é considerada uma das mais inovadoras do Brasil, oferecendo grandes oportunidades para diversas startups. O San Pedro Valley é uma comunidade propícia para esse tipo de negócio, trazendo semelhanças com o conhecido Vale do Silício. Confira algumas empresas que se destacam nessa área em BH!

Hotmart

A Hotmart é uma plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais, sejam eles de cursos online, e-books entre outros. Ela permite que os produtores hospedem seus produtos na plataforma e compartilhem os links para realizar a venda desses materiais.

Max Milhas

A Max Milhas atua como um marketplace que permite a compra e venda de passagens áreas, por um preço especial. Ela também atua com troca de milhas, permite a comparação de preço e deixa o usuário anunciar a venda de suas milhas sem nenhum custo.

Sympla

A Sympla é uma startup que atua em todo o território brasileiro, na venda de tickets e ingressos online para shows e diversos tipos de eventos, como esportivos e congressos. Ela também ajuda na gestão e administração desses eventos, facilitando a vida dos produtores.

Neste artigo, explicamos o que são startups e como esse modelo de negócio é diferente das empresas tradicionais. Antes de empreender nessa área, é preciso entender as características dessas organizações e encontrar oportunidades no mercado. Desse modo, é possível construir um negócio que seja escalável, flexível e inovador.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, assine nossa newsletter e receba outros conteúdos relevantes sobre o mundo dos negócios!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.