Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que são soft skills e qual a importância de desenvolvê-las?

Artigo

O que são soft skills e qual a importância de desenvolvê-las?

O desenvolvimento de habilidades profissionais é importante para que a sua carreira esteja em constante crescimento, possibilitando novas oportunidades. Portanto, entender o que são soft skills se torna essencial para saber como elas podem ser desenvolvidas e qual é o impacto delas na sua vida profissional.

A atuação no mercado exige competências técnicas e teóricas, entretanto, aspectos comportamentais também são relevantes para o desempenho e produtividade. Saber controlar seus sentimentos e ter habilidade para se relacionar com os colegas e capacidade de resolver problemas são características extremamente valorizadas pelas organizações.

Neste artigo, vamos entender o que são soft skills e os motivos que levam as empresas a valorizarem essas competências. Além disso, mostraremos a importância de desenvolvê-las. Continue a leitura!

O que são soft skills?

As soft skills podem ser entendidas como um conjunto de habilidades comportamentais de um indivíduo. Dessa maneira, são consideradas características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais, possibilitando o crescimento na carreira.

De modo geral, essas habilidades estão relacionadas à sua capacidade de interagir com outras pessoas no local de trabalho. Elas também incluem a facilidade para controlar seus sentimentos, entender o comportamento dos colegas e conseguir produzir, mesmo sob pressão.

Alguns exemplos de soft skills são:

  • criatividade;
  • iniciativa;
  • pensamento crítico;
  • resolução de problemas;
  • inteligência emocional;
  • empatia;
  • flexibilidade.

De que maneira elas se diferenciam das hard skills?

Diferentemente das soft skills, as hard skills são competências técnicas — conhecimentos de uma teoria, fluência no inglês ou uma graduação em determinado curso. Elas são adquiridas por meio de treinamentos mais comuns, como o estudo formal ou cursos direcionados.

Por outro lado, as soft skill são mais difíceis de desenvolver, visto que não são ensinadas em um curso. Como são relacionadas aos aspectos comportamentais, o desenvolvimento passa pelo estímulo de determinadas características e pela vivência de diferentes situações.

Por que elas são valorizadas pelo mercado?

As soft skills têm sido cada vez mais valorizadas pelo mercado, e esse fenômeno tem uma explicação. Exercitar uma competência técnica pode ser muito mais fácil do que colocar em prática a habilidade comportamental, pois elas são adquiridas em cursos ou livros, por exemplo.

Desse modo, torna-se simples treinar um profissional que não tenha um bom relacionamento, por exemplo, para operar um sistema. Por outro lado, mudar o comportamento e desenvolver a inteligência emocional do colaborador é um processo longo e complicado.

Sendo assim, profissionais que apresentam soft skills são extremamente importantes, porque são capazes de ter mais foco, engajamento, automotivação e produtividade. Além disso, sabem trabalhar em equipe e liderar, sendo colaboradores importantes para o crescimento do negócio.

Quais são as vantagens de desenvolver essas habilidades?

Desenvolver essas características contribui para você ter um perfil profissional completo e se destaque no mercado de trabalho. Veja por que é importante desenvolvê-las!

Contribuem no autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante para o profissional conhecer seus pontos fortes e fracos. Ao ter essa compreensão, é mais fácil direcionar a sua carreira, trabalhando para explorar os aspectos que se destacam e aprimorar aqueles que não são do seu domínio.

É uma forma de medir a sua capacidade profissional e enxergar o que precisa ser feito para se tornar um colaborador completo. Além disso, ele permite conhecer suas limitações e saber lidar com elas de maneira estratégica.

Possibilitam a melhora da comunicação

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para o mercado de trabalho, afinal, ninguém atua de maneira isolada em todos os momentos. Desenvolver as soft skills é uma forma de aprender a se relacionar melhor com os colegas, expressar-se de modo correto e entender o que eles estão falando.

De nada adianta ter o conhecimento, mas não saber expressar suas ideias, nem ser entendido pelos colegas. Por isso, a comunicação deve ser constantemente trabalhada, pois auxilia no cotidiano empresarial, facilitando o convívio e o trabalho em equipe.

Oferecem flexibilidade

Ser flexível em tempo de constantes mudanças tecnológicas é importante para ter sucesso no mercado de trabalho. As soft skills contribuem para que você aprenda a se adaptar em diferentes situações profissionais, sabendo lidar com mudanças de liderança ou de função.

Muitos profissionais ficam limitados a atuar em apenas um modelo de trabalho, sofrendo muito com mudanças, algo normal na rotina corporativa. Por isso, trabalhar suas competências comportamentais é uma forma de se preparar para os desafios da sua profissão.

Garantem equilíbrio emocional

As soft skills estão relacionadas às competências comportamentais dos profissionais, tendo impacto direto nas emoções e nos sentimentos. É preciso ter habilidade para agir com equilíbrio emocional no cotidiano, pois muitas situações e problemas podem desestabilizar o profissional e prejudicar o desempenho.

Nesse contexto, ao desenvolver essas habilidades, você terá controle sobre suas emoções, além de ser capaz de entender os sentimentos de seus colegas. Essa inteligência emocional é fundamental para o dia a dia de trabalho, trazendo mais estabilidade e segurança.

Facilitam a resolução de problemas

A resolução de problemas é uma competência muito valorizada, porque as empresas gostam de profissionais capazes de oferecer soluções para os desafios do cotidiano. Encontrar o caminho requer mais do que apenas o conhecimento e a habilidade criativa e analítica.

Quem consegue abordar um problema com calma e sem pressão, é capaz de encontrar soluções mais eficientes. Desse modo, torna-se muito importante para os trabalhos em equipe e oferece competências que facilitam o fluxo de trabalho em uma organização.

Colaboram na automotivação

Depender apenas de fatores externos para se motivar não é uma atitude sábia, afinal, nem sempre os acontecimentos são favoráveis. Ter uma atitude positiva mesmo em meio a situações desagradáveis, é uma forma de manter o foco e a concentração, permitindo que bons resultados sejam produtivos.

Desse modo, é interessante aprender a ter automotivação, ou seja, ser capaz de se motivar mesmo em ambientes ou situações desfavoráveis. Essa habilidade demonstra que você é de confiança, comprometido e que não necessita de supervisão constante, sendo capaz de produzir mesmo sem cobrança.

Neste artigo, mostramos o que são soft skills e como é importante desenvolvê-las para se destacar no mercado de trabalho. Ter experiências em diversas atividades é uma forma de desenvolver essas habilidades, assim como o feedback dos colegas pode ajudar a direcionar o seu processo de evolução comportamental. Assim, você terá oportunidades para aplicá-las tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Gostou de conhecer mais sobre este tema? Então, aproveite para comentar sua experiência pessoal e nos conte como você desenvolveu suas habilidades comportamentais!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.