Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que é e qual a importância do plano de carreira no sucesso profissional?

Mercado

O que é e qual a importância do plano de carreira no sucesso profissional?

O sucesso profissional depende de vários fatores, sendo alguns deles individuais e outros coletivos. Saber o que é o plano de carreira é fundamental para que o indivíduo consiga se planejar e buscar o crescimento na profissão.

A acomodação é uma atitude que prejudica o profissional, que deixa de buscar mais conhecimento e não luta por seu crescimento. Esse cenário é muito comum para quem não tem objetivos e metas definidas. Em contrapartida, uma pessoa que sabe se planejar e busca meios de continuar evoluindo provavelmente receberá melhores oportunidades.

Neste artigo, vamos entender o que é o plano de carreira, de que forma ele pode ser traçado e a importância de ter metas e objetivos. Além disso, veremos algumas vantagens que ele proporciona. Acompanhe a leitura!

O que é plano de carreira?

O plano de carreira é um conjunto de metas e etapas que ajudam um profissional a alcançar um objetivo específico em longo prazo. Ele serve como um direcionamento para o crescimento na profissão, permitindo que o indivíduo alcance cargos maiores e mais estáveis dentro do ambiente de trabalho.

O desenvolvimento desse plano pode ser feito pela empresa ou de forma individual. A vantagem de traçar o próprio planejamento é a possibilidade de colocar metas e objetivos que não estão ligados a uma única organização, mas que visam outras oportunidades profissionais.

Para que o planejamento funcione, é necessário disciplina e paciência, pois esse é um processo gradativo, que envolve vários aspectos. Um plano inteligente determina qual será o tempo necessário para atingir o nível desejado, permite a autoavaliação dos conhecimentos e habilidades e apresenta os possíveis projetos para desenvolvimento dentro de uma organização.

Como é possível estabelecê-lo?

Existem várias maneiras de traçar um plano de carreira, mas alguns pontos são fundamentais para que ele seja criado. Confira!

Conhecer as próprias habilidades

Esse é o momento de identificar quais são os seus valores, interesses, motivações e medos, ou seja, tudo que o move de verdade, em âmbito pessoal. Além disso, é importante reconhecer as habilidades técnicas e gerais que são diferenciais no mercado de trabalho.

Analisar o mercado

Depois disso, é interessante buscar conhecer o mercado da sua área de atuação. Verifique quais são os cargos do seu interesse, o salário para cada nível e, se necessário, avalie também oportunidades em outras áreas de atuação.

Definir os objetivos profissionais

Depois desse levantamento, é o momento de definir seus objetivos profissionais. Nessa etapa, é possível conhecer qual é o cargo almejado, o salário desejado, as formações necessárias para o crescimento, entre outras metas.

Estabelecer o que deve ser feito

Na sequência, é importante estabelecer o que deve ser feito para alcançar seus objetivos. De modo geral, é o momento de identificar quais ações de desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais são necessárias para estar mais perto de atingir seu objetivo profissional.

Determinar prazos para a realização

Depois de definir os objetivos e o que precisa ser feito para alcançá-los, esse é o momento de determinar em quanto tempo isso será realizado. O ideal é encontrar quais são as metas mais próximas e começar a realizá-las, já se planejando para cumprir aquelas de médio e longo prazo também.

Qual é a importância de ter metas e objetivos?

Assim como em qualquer área da vida, ter metas bem-definidas é fundamental para o sucesso na carreira. Ninguém consegue comprar uma casa, sem antes economizar e se preparar financeiramente para isso. O mesmo processo é válido para assuntos profissionais, pois sem definição é mais difícil tomar atitudes visando o crescimento.

Além disso, essa é uma forma eficiente de investir na qualificação profissional, pois é possível detectar quais cursos, especializações são importantes para gerar novas oportunidades. Desse modo, é mais fácil encontrar cursos que realmente agreguem conhecimento à sua área de atuação ou para o que você deseja alcançar.

Quais as vantagens que um plano de carreira traz?

Estabelecer um plano de carreira traz várias vantagens pessoais e profissionais. Vamos conhecer algumas delas!

Promove a qualidade de vida

Com o plano estabelecido, a qualidade de vida tende a melhorar. Isso acontece porque a pessoa sabe qual é o caminho que está seguindo, sofrendo menos com a ansiedade e outros sentimentos que podem prejudicar a saúde emocional. Desse modo, ela entende que tudo o que está fazendo contribui de alguma maneira para o seu crescimento pessoal e profissional.

Melhora os ganhos financeiros

Ao buscar cumprir o que foi planejado, o profissional investe em qualificação e melhora sua produtividade, se tornando um colaborador mais gabaritado. Desse modo, também terá um aumento nos seus ganhos profissionais, pois tende a ocupar cargos maiores.

Possibilita promoções no trabalho

Profissionais dedicados e com objetivos estabelecidos também são valorizados pelas empresas. Desse modo, as metas também contribuem para as promoções no trabalho, deixando a pessoa mais perto de alcançar objetivos profissionais. É muito mais fácil alguém que está se qualificando e profissionalizando ser promovido do que pessoas que estão com a carreira estacionada.

Oportuniza novos desafios profissionais

Talvez um dos objetivos seja a mudança de carreira ou de função dentro de uma organização. Quando o colaborador não faz nada para mudar essa situação, é mais difícil que eles sejam cumpridos. Portanto, o planejamento contribui para que novas habilidades sejam desenvolvidas, o que também aumenta a chance de conseguir novos desafios profissionais.

Ajuda a alcançar sonhos pessoais

Os sonhos pessoais muitas vezes não estão relacionados ao emprego, porém, o sucesso profissional contribui para que eles sejam realizados. Uma viagem especial, um carro ou uma casa são aspectos que podem ser conquistados por meio do planejamento e cumprimento das metas.

Neste artigo, vimos como o plano de carreira é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Esse planejamento permite que você conheça suas próprias habilidades, seus objetivos e o que é necessário para alcançá-los. Desse modo, atitudes podem ser tomadas para que o crescimento aconteça, deixando você pronto para partir em busca de novas oportunidades e alcançar suas metas.

Gostou de conhecer mais sobre esse tema? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos importantes sobre desenvolvimento e qualificação profissional!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.