Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
Artigo

Modalidades de pós-graduação: qual é a melhor opção para cursar?

Artigo

Modalidades de pós-graduação: qual é a melhor opção para cursar?

Após concluir a graduação, muitos alunos dão continuidade aos estudos e optam por uma das modalidades de pós-graduação e especialização. A oportunidade é excelente para melhorar o currículo acadêmico e aumentar as chances de ter melhores possibilidades no mercado de trabalho.

Mestrado, doutorado, MBA, entre outros, são cursos que oferecem diferenciais para os profissionais. Seja para se aprofundar em determinada área de conhecimento, seja para adquirir valorização, é fundamental conhecer as características de cada opção e ter um objetivo traçado antes de tomar a decisão.

Para isso, listamos a seguir as principais modalidades de pós-graduação para facilitar a sua escolha. Confira!

MBA

MBA é a sigla para Master in Business Administration, que em português significa Mestre em Administração de Negócios. Como seu nome já indica, o curso de especialização lato sensu é voltado para a atuação profissional e o ramo corporativo, com foco na área de negócios e administração.

A carga horária de um MBA é de, aproximadamente, 360 horas. Em alguns países, o currículo pode ser mais extenso, ficando em torno de 480 horas. A qualificação acadêmica tem ênfase no cotidiano e nas necessidades das corporações, tendo uma perspectiva menos teórica e mais prática.

O maior objetivo do MBA é aperfeiçoar os conhecimentos de profissionais que já têm experiência de mercado e desejam ampliar sua atuação nos negócios em geral. Assim, o curso é a opção ideal para quem quer aprender sobre inovação e aplicar novas técnicas no ambiente de trabalho corporativo.

Especialização

Já a especialização é um tipo de pós-graduação com enfoque técnico profissional, ou seja, o curso oferece o título de especialista em um determinado campo de estudo e área do conhecimento. A especialização geralmente é feita logo após a graduação, principalmente por alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos em seu setor de formação original.

A carga horária da pós tem duração aproximada de 360 horas e o discente leva de 12 a 18 meses para a conclusão do curso. Para obter o certificado da especialização, é fundamental entregar um trabalho final, que é bastante semelhante ao TCC realizado ao final da graduação.

Assim como o MBA, a especialização também faz parte da modalidade lato sensu e, para ingressar, é preciso apresentar diploma de ensino superior e atender aos pré-requisitos da instituição de ensino superior. Em geral, a especialização é ideal para quem quer se atualizar e aprender habilidades técnicas específicas sobre determinado tema para obter mais qualificação profissional e, com isso, melhores salários.

Aperfeiçoamento

Semelhante à especialização, os cursos de aperfeiçoamento têm duração de 180 horas, que corresponde a metade do tempo mínimo de outras opções de pós-graduação. Eles fazem parte da categoria lato sensu e são complementares à formação original do estudante.

Nessa modalidade de pós, o aluno não precisa entregar um trabalho final para a conclusão do curso. Ele é indicado para quem deseja otimizar algumas habilidades ou aspecto específico de sua atuação profissional. Por isso, é considerado um curso prático, mais voltado para técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia de trabalho.

Uma característica dessa alternativa de pós-graduação é que o estudante não recebe um título, ao contrário de quem se forma em uma especialização. Mesmo assim, ambos têm o intuito de atualizar o profissional no mercado de trabalho, enriquecendo seus conhecimentos e aprimorando o currículo.

Mestrado

O mestrado é uma pós-graduação do tipo stricto sensu que deve ser feita com dedicação exclusiva. Com duração aproximada de dois anos, o curso tem o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos recém-formados da graduação. Em geral, quem se atrai por essa titulação almeja ser pesquisador ou professor em instituições de ensino superior.

Para ingressar em um mestrado, o candidato deve apresentar um pré-projeto de pesquisa e passar por um processo seletivo, que exige uma prova discursiva, um exame de língua estrangeira, análise de currículo, entrevista pessoal e dissertação ao final do curso. O trabalho de conclusão deve ser defendido a partir dos resultados obtidos ao longo da pesquisa.

O mestrado pode ser do tipo profissional, que tem como foco estudos e técnicas para a capacitação profissional direcionada para o mercado de trabalho. Qualquer pessoa com diploma de Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura pode submeter um pré-projeto para entrar em um mestrado.

Doutorado

Os cursos de doutorado também são do tipo stricto sensu e costumam durar entre dois e quatro anos. Em geral, o processo seletivo para essa pós-graduação exige, muitas vezes, o grau de mestre como pré-requisito para o ingresso. O maior objetivo é fornecer ao aluno um conhecimento mais completo e aprofundado sobre uma determinada área de pesquisa, tornando-o um doutor em seu campo de atuação.

Antes de apresentar a tese final, o doutorando deve passar por um processo de qualificação, que é um requisito obrigatório para obter a titulação como doutor. Para o trabalho final de conclusão do doutorado, o aluno deve apresentar uma pesquisa inovadora e inédita, baseada nos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

O doutorado, assim como o mestrado, também pode ser feito na modalidade profissional, que contribui para a diferenciação e valorização dos candidatos no mercado de trabalho. A opção é indicada sobretudo para quem quer aprender práticas avançadas e inovadoras, e melhorar a eficiência em organizações públicas e privadas.

Para escolher a pós-graduação ideal para você, é preciso estabelecer quais são os seus objetivos e quanto tempo tem disponível para se manter nos estudos. Quem já está ativo no mercado de trabalho há alguns anos geralmente opta pelos cursos lato sensu, enquanto estudantes recém-formados dão preferência ao tipo stricto sensu, como mestrado e doutorado.

Agora que você já conhece as principais opções de modalidades de pós-graduação, saiba que é imprescindível optar por uma faculdade de qualidade para iniciar o seu curso. Uma instituição de ensino de excelência costuma oferecer diferenciais e, consequentemente, mais valorização para o seu currículo. Dessa maneira, você investirará no seu futuro com mais segurança e a certeza de ter tomado a melhor decisão para o seu futuro profissional.

Gostou do conteúdo? Quer conhecer as alternativas de pós-graduação e especialização que a Faculdade Arnaldo oferece? Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.