Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que fazer para se destacar no mercado de trabalho de gestão hospitalar

Artigo

O que fazer para se destacar no mercado de trabalho de gestão hospitalar

Está pensando em cursar Gestão Hospitalar na faculdade, mas ainda tem dúvidas sobre como é a área e quais são as oportunidades de trabalho? Pois saiba que há cada vez mais espaço e demanda para profissionais qualificados, além de salários atrativos e cargos bem remunerados.

Mesmo não sendo considerado um agente propriamente da saúde, o gestor hospitalar é uma das carreiras que acompanha as perspectivas de crescimento no setor. Inclusive, quanto mais conhecimento e diferenciais o profissional apresenta, mais chances têm de conquistar uma boa colocação e sair na frente da concorrência.

Quer entender mais sobre a área e como é o mercado de trabalho na Gestão Hospitalar? Acompanhe a seguir e confira!

Qual a realidade do mercado de Gestão Hospitalar?

O gestor hospitalar é o profissional responsável por gerenciar equipes de trabalho, equipamentos, materiais e os recursos financeiros de uma instituição hospitalar. O gestor tem uma rotina agitada e dinâmica, podendo exercer uma série de funções, de acordo com os diferentes departamentos do local de trabalho.

A carreira oferece excelentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho para além dos hospitais. Quem se qualifica pode encontrar boas oportunidades em clínicas, consultórios, centros de saúde, casas de repouso, laboratórios e ambulatórios.

Como as opções são diversificadas, a média salarial também apresenta variações, considerando a experiência e o nível de exigência para cada cargo e local de trabalho. Além disso, contar com especializações no currículo é algo que diferencia o gestor hospitalar, portanto, quanto mais conhecimento e trajetória, melhor será os rendimentos.

Para estar à frente da concorrência, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades e competências. Ter um bom relacionamento interpessoal, ser estratégico, organizado, responsável e ter capacidade de atuar sob pressão, por exemplo, são algumas das qualidades que tornam o gestor hospitalar valorizado e requisitado.

Outra característica, extremamente importante para um gestor é ter inteligência emocional para se manter equilibrado e avaliar as situações de maneira estratégica. Sem dúvidas, estas são habilidades que fazem toda a diferença para os colaboradores da área da saúde, independentemente do setor de atuação.

Como é o curso de Gestão Hospitalar?

O curso de Gestão Hospitalar tem duração média de 2 anos e meio e aborda conteúdos ligados à saúde, administração, gestão e negócios. Na faculdade, o aluno conta com uma grade curricular multidisciplinar, com as seguintes matérias:

  • Administração Financeira;
  • Ciências e Humanidades;
  • Compras e Desenvolvimento de Fornecedores;
  • Direito;
  • Epidemiologia;
  • Estratégias de Negociação;
  • Ética e Responsabilidade Corporativa;
  • Gestão Contábil;
  • Gestão de Custos e Orçamentos;
  • Gestão Hospitalar;
  • Logística Estratégica e Suprimentos;
  • Matemática Financeira;
  • Responsabilidade Social e Meio Ambiente;
  • Sistemas de Informação.

Para conquistar o diploma, também é essencial realizar um trabalho de conclusão de curso no período final da graduação. Com os estudos, o profissional estará apto para conduzir a rotina de um hospital, tomando decisões adequadas para a melhoria da estrutura do local e da formação da equipe de trabalho.

Como se destacar no mercado e se tornar um profissional renomado?

O curso de Gestão Hospitalar é indicado para todos que pretendem ingressar na área da saúde, sobretudo em cargos administrativos. A carreira também é recomendada para profissionais da saúde que desejam se aprofundar no gerenciamento e na parte mais burocrática de um hospital ou clínica, por exemplo.

De qualquer maneira, é importante contar com competências específicas para se diferenciar e se tornar, com isso, um colaborador diferenciado e bem valorizado entre os empregadores. A seguir, veja quais são as principais qualidades que podem ser desenvolvidas para ter sucesso na profissão.

Desenvolva habilidades de liderança

Saber se comunicar bem é imprescindível para se dar bem na área. Até porque, o gestor hospitalar está o tempo todo lidando com diferentes pessoas e equipes de trabalho.

Ter habilidades de liderança e ser um bom exemplo para os demais, portanto, é um aspecto que pode fazer toda a diferença na carreira, pois permite que o profissional conquiste a confiança de chefes e mais credibilidade no mercado.

Tenha pensamento estratégico

Como a rotina de um hospital requer inúmeras tarefas, é importante que o gestor tenha pensamento estratégico e elabore táticas para solucionar problemas de forma rápida e eficaz, sem prejudicar o andamento das atividades de outros profissionais.

Com raciocínio lógico e visão estratégica, o gestor hospitalar consegue criar alternativas criativas, sem deixar de lado a postura ética diante de situações desafiadoras.

Adquira uma boa capacidade de negociação

Outra competência essencial é ter uma boa capacidade de negociação no ambiente de trabalho. Até porque, lidar com diferentes pessoas e equipes exige que o colaborador tenha habilidade para considerar os diferentes pontos de vista, sem prejudicar nenhuma das partes envolvidas.

Ou seja, é preciso sempre atuar de maneira a tornar o ambiente de trabalho um local agradável e acolhedor, garantindo o bem-estar da equipe e a viabilidade do serviço ao público.

Atualize-se constantemente

Atualização é inerente a praticamente todas as profissões, não é mesmo? Quem não se mantém informado, acaba perdendo muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional.

O setor de saúde, inclusive, é um dos que mais são impactados com as novas tecnologias. Quem deseja se destacar e conquistar as melhores vagas, portanto, deve estudar constantemente e se manter atento às tendências e novidades da área da saúde.

Conte com uma boa instituição de ensino para a sua formação

Um fator chave para o sucesso da sua carreira é escolher muito bem a instituição de ensino para dar início aos seus estudos. É fundamental que a faculdade ofereça o conhecimento, os materiais e um currículo acadêmico adequado para suprir as demandas do mercado de trabalho.

Uma dica é conversar com ex-alunos da instituição e conferir a pontuação do curso nos órgãos oficiais de educação. Assim, você terá a garantia investir em uma graduação de qualidade e excelência.

Agora que você já sabe como é a realidade do mercado de trabalho em Gestão Hospitalar, tenha em mente que é fundamental optar por uma boa faculdade para sua formação acadêmica. O ideal é que a instituição de ensino ofereça laboratórios e atividades práticas para que o aluno consiga desenvolver as competências e habilidades plenamente, se tornando um profissional qualificado e experiente na área.

Aproveite a visita e conheça os diferenciais do curso de Gestão Hospitalar que oferecemos na Faculdade Arnaldo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.