Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Lista de espera do ProUni: entenda quando você pode ser chamado

Formação

Lista de espera do ProUni: entenda quando você pode ser chamado

Pouco divulgada, a lista de espera do ProUni contempla anualmente vários estudantes. Ela serve como uma das muitas maneiras de evitar a evasão no programa e, justamente por isso, vale a pena conhecer suas regras, assim como o próprio programa de financiamento.

Em 2015, o ProUni completou 10 anos, e uma análise realizada por instituições públicas no ano seguinte demonstrou a sua eficiência ao longo desse tempo. À época, ele já havia contemplado mais de 10 milhões de estudantes brasileiros de baixa renda. Dentre esses, 430 mil novos profissionais foram absorvidos pelo mercado.

No entanto, o ingresso nesse sistema de bolsas integrais é muito criterioso. É necessário ter boas notas no Enem, declarar renda e comprovar essa declaração com diversos documentos.

Neste post, você vai ficar por dentro do funcionamento da lista de espera do ProUni. Vamos esclarecer como ela funciona, as regras para a primeira e segunda chamadas e os procedimentos que você deve realizar caso seja chamado. Leia até o fim e informe-se!

Como funciona a lista de espera do ProUni

Em primeiro lugar, há as regras gerais para ser aprovado no programa. Se você não se enquadra em nenhuma delas ou tem dúvidas, é melhor se informar antes de realizar a inscrição. Caso contrário, o resultado pode ser uma enorme perda de tempo.

Veja quais são os requisitos para ser contemplado com a bolsa integral em instituições privadas de ensino superior:

  • ter cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral na rede privada de ensino;
  • ter renda compatível com os requisitos descritos no edital do programa;
  • ser portador de necessidades especiais;
  • atuar na rede pública de ensino como professor em cursos de pedagogia, normal superior ou outras graduações na modalidade licenciatura (nesse caso não é necessário comprovar renda);
  • ter nota compatível com o mínimo necessário para ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira chamada

Uma vez informado o resultado do Enem, são chamados os inscritos no ProUni por ordem classificatória, isto é, com base nas maiores notas do exame aplicado pelo INEP. Esse procedimento é conhecido como a primeira chamada do ProUni.

Ou seja, se você realizou a prova do Enem, tirou boa nota e corresponde a todos os critérios classificativos, é só aguardar a chamada.

Posteriormente, você deve entregar toda a documentação exigida para comprovar sua renda e adequação aos outros critérios do programa. Após análise, são chamados os candidatos selecionados.

A segunda chamada

No entanto, nem todos os estudantes que comparecem com a documentação são aprovados nessa primeira triagem. Isso acontece, principalmente, por desistência ou insuficiência dos documentos apresentados.

É então que começa a segunda chamada. São convocados novos candidatos para as vagas que ainda não foram preenchidas na primeira etapa, e esse processo costuma acontecer alguns dias após a primeira chamada. Vale lembrar que também acontece tendo como base as maiores notas no Enem.

A lista de espera ou terceira chamada

A lista de espera é a última chance dos candidatos, e ela equivale à terceira chamada do ProUni, quando nem todas as vagas foram preenchidas nas etapas anteriores. Essa lista guarda algumas diferenças entre a primeira e a segunda etapa, como o fato de que a terceira chamada não corre automaticamente.

Ou seja, na primeira e segunda etapas, o candidato recebe uma comunicação para comparecer ao local da avaliação dos documentos, levando as comprovações. Já na terceira chamada, ele deve informar à organização que tem intenção de participar.

Normalmente, você terá poucos dias para realizar esse cadastro, então é bom saber de antemão o que fazer para ser admitido na lista. Veja abaixo!

O que fazer para entrar na lista de espera do ProUni

Um dos motivos que faz com que vários candidatos fiquem perdidos na terceira etapa do ProUni é o fato de que, normalmente, o estudante tem apenas dois dias para se cadastrar. Então, o primeiro passo é ficar bem atento ao cronograma geral do exame. Nele estão descritos todos os prazos do Enem e das vagas do ProUni.

Uma vez aberta a inscrição, basta entrar no site do programa e informar o seu número de inscrição e a senha. Depois, clique na caixa "manifestar interesse em participar da lista de espera". Pronto, uma vez realizada a confirmação do sistema, você estará cadastrado.

O que fazer se você for chamado efetivamente

Assim como acontece com os candidatos das outras etapas, você vai precisar entregar toda a documentação em prazo hábil. Esse prazo é incrivelmente curto na terceira etapa, então, nossa recomendação é que mantenha esses documentos organizados antes de ela começar efetivamente.

Como o MEC não envia nenhuma mensagem de aprovação, vale a pena acessar o sistema todos os dias para conferir a lista de nomes chamados. Essa é a única maneira de ter certeza de que você não vai perder a sua vaga.

Também não existem garantias de que o curso que você pleiteia vai ter vagas disponíveis para a terceira chamada. Da mesma forma como cada tipo de graduação tem sua relação de candidatos por vaga, também há variações na taxa de desistências.

Em outras palavras, você só vai ter certeza de que a lista de espera está disponível para você no dia em que ela for aberta efetivamente. Então, conte com isso desde o início e não espere muito para providenciar os documentos exigidos.

Como você já deve saber, a seleção do ProUni abre duas vezes ao ano. Isso significa que, uma vez perdida, será necessário que você arque com os custos relativos a um semestre do curso em que está matriculado para poder pleitear a bolsa novamente.

A lista de espera do ProUni é a última esperança de estudantes de baixa renda estudarem em instituições privadas renomadas com bolsas integrais. Esteja atento aos prazos e veja as suas chances de ingressar nesse programa crescerem.

Assim como você, há inúmeros estudantes Brasil afora que desconhecem as regras da terceira etapa do ProUni. Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais e ajudá-los a ficar por dentro também?

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.