Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Você sabe como funciona a lista de espera do FIES? Veja aqui!

Formação

Você sabe como funciona a lista de espera do FIES? Veja aqui!

Em razão da grande quantidade de estudantes que optam pelo financiamento da faculdade, é normal que muitos deles não consigam a vaga. Porém, esse não é o fim do caminho, já que a lista de espera do FIES ainda dá oportunidades para os candidatos que não foram selecionados na primeira etapa do processo.

O custo de um curso de graduação em uma instituição de ensino superior particular é bastante alto, sendo que muitos estudantes não têm condições de arcar com essas despesas. Uma solução está no financiamento feito por meio do FIES, que dá a possibilidade de pagamento após o término do curso, dando tempo para que a pessoa se planeje financeiramente.

Neste post, vamos entender como é a classificação para o FIES e como funciona a lista de espera do programa. Além disso, veremos o que a pessoa que é aprovada nessa etapa precisa fazer para garantir sua vaga. Acompanhe as próximas linhas!

Como é a classificação para o FIES?

O candidato que tem interesse em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) precisa cumprir dois requisitos básicos. O primeiro deles é ter renda familiar bruta mensal de, no máximo, cinco salários mínimos por pessoa. Além disso, é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que é necessário conquistar uma nota superior a 450 pontos na média das provas e não zerar a redação.

A seleção é feita por meio da nota no exame, e a concorrência ocorre entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, turno, instituição e unidade. Assim, o aluno não concorre com estudantes que não desejam a mesma vaga que ele.

O processo de seleção é automatizado: o sistema do programa ocupa as vagas de acordo com as maiores notas do exame. Desse modo, quanto maior for a sua nota do Enem, maiores serão as chances de garantir sua vaga já na primeira fase do processo.

Com o resultado do processo em mãos, o candidato precisa estar atento para seguir processo de matrícula, que consiste em realizar uma inscrição mais completa na página do programa, comprovar os dados na instituição escolhida e fechar o acordo do financiamento com o banco.

Quem não cumpre as etapas necessárias dentro do prazo estabelecido perde o direito ao FIES, portanto, é imprescindível providenciar a documentação rapidamente e garantir a inscrição na graduação escolhida. Desse modo, as vagas não preenchidas são disponibilizadas para os candidatos que estão na lista de espera.

Como funciona a lista de espera do FIES?

A lista de espera do FIES se forma logo após a divulgação dos resultados. Assim como na primeira etapa de seleção, o processo é automático, ou seja, o candidato não precisa fazer nenhum tipo de cadastro ou petição para estar entre os selecionados.

As vagas são distribuídas para os candidatos que alcançaram as primeiras colocações, e quem não foi aprovado permanece na lista de espera. Dessa maneira, com as desistências ou o não enquadramento nas regras do programa, a vaga é liberada aos demais estudantes que estão na sequência do processo.

Gradualmente os nomes que estão na espera são liberados, conforme outros candidatos perdem os prazos, não conseguem comprovar a documentação ou desistem de ingressar na instituição. É importante ressaltar que o FIES não avisa se você conquistou uma vaga, portanto, é fundamental checar a página do programa diariamente para verificar se você está entre os selecionados.

Assim como os que passam na primeira chamada, os candidatos da lista de espera também terão um prazo curto para fazer o cadastro completo, comprovar a documentação e assinar o contrato do financiamento no banco. Quem não cumpre um desses requisitos deixa sua vaga disponível para o próximo.

Como o processo é gradual, a lista de espera pode chamar novos estudantes por um período prolongado, às vezes semanas. É possível que as aulas do semestre já estejam acontecendo e outros nomes ainda estejam sendo chamados, até o preenchimento das vagas disponíveis. Mesmo que você não seja selecionado rapidamente, não desista, pois ainda é possível conseguir uma das vagas.

O que é necessário fazer em caso de aprovação?

Quando o candidato é aprovado na lista de espera, ele precisa cumprir algumas etapas para concluir o processo e garantir o seu benefício. Como já falamos, o prazo é curto, então é fundamental correr atrás rapidamente de tudo que o quer for necessário e evitar a perda da vaga.

O primeiro passo é realizar o cadastro no SisFies, o sistema do programa. Nessa etapa, o candidato deve preencher as informações dentro do prazo estipulado pelo MEC. Nesse sistema, ele também fará toda a parte burocrática do benefício, como a renovação semestral, transferência, caso necessário, e a atualização dos dados.

Na sequência, o aluno precisa comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição onde vai ingressar e entregar a documentação necessária. A lista completa de documentos que devem ser levados você pode encontrar no site do FIES. Se a papelada estiver em ordem, a CPSA entregará um documento atestando a veracidade das informações usadas na inscrição.

O último passo está relacionado com a liberação do banco. É necessário levar o comprovante da CPSA e outros documentos até uma agência bancária credenciada e fechar o contrato. Nesse momento, é importante conhecer todas as obrigações que o financiamento traz e como será o pagamento da dívida nos anos posteriores ao término do curso.

Neste post, você conferiu como funciona a lista de espera do FIES. Ela é uma forma de conseguir a graduação desejada por meio do financiamento do governo. Vale ressaltar que é necessário estar ligado nos prazos e no site do programa para não perder as oportunidades e deixar escapar uma vaga. Mesmo que você não tenha sido selecionado no começo, não desista, pois ainda há possibilidade de seleção mesmo após algumas semanas do início do processo.

E então, entendeu como funciona o acesso à faculdade por meio do FIES? Aproveite para saber agora como usar a nota do Enem na faculdade! Boa leitura e até a próxima!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.