Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

6 motivos para você fazer uma graduação EAD em 2021

Artigo

6 motivos para você fazer uma graduação EAD em 2021

Certamente, você já ouviu falar de ensino a distância e até conhece pessoas que apostaram nessa modalidade. Então, já parou para se perguntar por que não fazer uma graduação EAD?

O ano de 2020 ficou marcado pela pandemia e também pela interrupção das aulas presenciais. Então, a tecnologia foi o que salvou os estudantes no mundo inteiro, confirmando que o aprendizado a distância pode oferecer vários benefícios — quando bem estruturado, é claro!

Aproveitando a oportunidade, não poderíamos deixar de falar das vantagens de fazer essa escolha. Que tal começar a estudar em 2021 ou retomar a vida acadêmica? Confira, a seguir, bons motivos para tomar essa decisão!

1. Ter uma rotina flexível

Se existe uma coisa que a pandemia ensinou para muitas pessoas é que ter horários mais flexíveis pode ser um ótimo negócio. Como o EAD e o home office foram as únicas soluções por um bom tempo durante a quarentena, quem ainda não estava acostumado com esse formato começou a perceber os seus benefícios.

É claro que nem todos preferem trabalhar ou estudar a distância, mas não dá para negar que existem pontos positivos envolvidos. Mães e pais descobriram como conciliar atividades de casa, família, vida profissional e acadêmica. Cozinhar a própria comida e manter uma alimentação mais saudável foi outro ganho apontado por muitos.

O fato é que poder estar em casa ou em qualquer outro lugar do mundo e continuar cumprindo tarefas com a ajuda da tecnologia é mesmo um privilégio. No caso da faculdade EAD, é possível escolher o melhor horário para assistir às aulas ou realizar as atividades propostas. Você rende mais durante a madrugada? Precisa esperar os filhos dormirem? Não quer acordar cedo? Não há problema.

A flexibilidade é um dos grandes benefícios para que cada um adapte a sua rotina e consiga cumprir os objetivos, como concluir uma faculdade.

2. Aproveitar o custo-benefício

Quem nunca parou para pesquisar os valores de uma graduação EAD pode se surpreender. O custo-benefício é muito atrativo em relação aos cursos presenciais e isso representa uma boa chance de economizar.

Como as instituições de ensino não precisam gastar tanto para manter uma grande infraestrutura para receber os alunos presencialmente, a tendência é de que as mensalidades sejam mais baixas.

Para completar, o próprio aluno consegue fazer uma economia no cotidiano, especialmente por não ter que se deslocar todos os dias para o polo da faculdade. Comer em casa e acessar os conteúdos pela internet sem precisar gastar com cópias ou impressões também acaba ajudando nas finanças.

3. Escolher o curso que você quiser

Sem o ensino a distância, ficávamos limitados às oportunidades presenciais que estavam ao nosso redor. A outra saída era virar um "escravo" do trânsito todos os dias ou mudar para outra cidade em busca do curso dos sonhos.

Agora, não existe mais esse tipo de restrição. É possível passar pelo processo seletivo e confirmar a sua matrícula em qualquer área que você escolher, desde que encontre a formação desejada no formato EAD.

Se a graduação que você cresceu imaginando fazer não existe na sua cidade, não importa que a instituição de ensino esteja a 50 ou a mais de 1.000 quilômetros de distância.

Confira todos os detalhes do curso — inclusive se há necessidade de, eventualmente, comparecer ao polo físico — e organize-se para colocar o seu sonho em prática. Algumas áreas, como a Medicina, ainda estão fora das possibilidades, mas há inúmeras alternativas interessantes!

4. Conseguir um diploma de qualidade

Todos que ainda têm dúvidas sobre a validade do diploma EAD devem desmitificar esse assunto. Há formações de alto nível oferecidas a distância, sem qualquer desmerecimento em comparação a um curso presencial.

As faculdades têm aderido cada vez mais às metodologias que integram a tecnologia no processo de aprendizagem. Logo, não faltam bons cursos (de graduação e também de pós-graduação) que oferecem qualidade e uma experiência diferenciada para os estudantes, mantendo todo o suporte no ambiente virtual.

5. Desenvolver habilidades valiosas para o mercado

Caso você não saiba, outro benefício dos cursos EAD é a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais que são muito valorizadas pelo mercado de trabalho. Do que estamos falando? Organização, disciplina, autogestão e proatividade estão entre as principais delas.

Uma das características que acompanham a flexibilidade de estudar a distância é a autonomia. Isso quer dizer que cada um pode tomar decisões e se organizar como achar melhor para cumprir os planos do curso. Contudo, essa facilidade precisa andar junto a uma postura responsável para que os resultados sejam positivos.

O que as empresas recrutadoras e o mercado como um todo perceberam é que os alunos EAD conseguem desenvolver bem tais capacidades, que são muito úteis na vida profissional. Além dos conhecimentos específicos da graduação e das habilidades tecnológicas, certamente, esses diferenciais ajudam a destacar o profissional.

6. Não ficar parado em 2021

Passamos por momentos difíceis e de muita incerteza em 2020, sobretudo, pela pandemia, certo? É natural ficar paralisado em cenários difíceis e incertos. Planos foram postergados, pessoas perderam os seus empregos e restou a esperança de que 2021 seja um ano melhor para todos.

Diante de todas as facilidades que já citamos aqui, fazer uma graduação EAD é realmente uma alternativa para não ficar parado e continuar investindo na sua capacitação sem precisar sair de casa. Ainda não sabemos muito bem como tudo vai ser resolvido, se as vacinas vão cumprir o efeito esperado e se tudo vai "voltar ao normal".

Por isso, esse é mais um motivo para não esperar que as coisas aconteçam do jeito que as perspectivas mais positivas indicam. A verdade é que fomos pegos de surpresa com o coronavírus e aproveitar a tecnologia para sobreviver em circunstâncias diversas se tornou essencial.

Por que não unir o útil ao agradável? Rotina flexível, qualidade de vida, economia, acessibilidade e qualificação. Ter o conhecimento disponível pelas telas é um convite mais do que agradável para aprender. Então, não perca tempo e planeje o seu 2021 com uma graduação EAD na lista de prioridades!

Entre em contato conosco para conhecer todas as opções de cursos a distância da Faculdade Arnaldo. Não deixe o seu próprio desenvolvimento para depois!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.