Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...

Tags

No items found.
graduação a distância

A graduação a distância (EAD) é uma modalidade que conquista cada vez mais alunos em função da flexibilidade de horários e respeito ao seu ritmo próprio de estudo.

Essas e outras vantagens do ensino EAD não só aumentam as oportunidades para os estudantes e trabalhadores investirem na sua profissionalização como democratizam o acesso à educação superior. Consequentemente, há a ampliação do mercado de trabalho e o aumento de ofertas — assim como de procuras — para melhores cargos em diversas áreas de atuação.

A graduação EAD é uma excelente alternativa tanto para quem quer iniciar a sua jornada no ensino superior quanto para quem busca um segundo curso ou uma pós-graduação.

Neste artigo você confere todas as informações sobre o funcionamento de uma graduação a distância para tomar uma decisão consciente e altamente eficaz em relação ao seu futuro profissional. Acompanhe!

Saiba o que é a graduação a distância

Você sabe dizer exatamente o que é uma graduação a distância? Como você já deve imaginar, o curso EAD não exige a realização das disciplinas em modalidade presencial, ou seja, não é necessário ir à faculdade todos os dias para cumprir com o horário base.

Para que os estudos sejam eficientes, portanto, os alunos devem acessar as plataformas de ensino oferecidas pela instituição e acompanhar diariamente as aulas, necessitando apenas de um computador, internet e conhecimentos básicos sobre informática para realizar a graduação com excelência.

As aulas normalmente são gravadas ou transmitidas ao vivo para os estudantes, que podem interagir com seus colegas, professores e tutores por meio de chats, fóruns e recursos digitais oferecidos pela própria faculdade.

Isso quer dizer que os alunos devem ser responsáveis pelos seus estudos? Exatamente. Quando você ingressa no ensino a distância, deve desenvolver competências como disciplina, determinação e foco, tendo em vista a necessidade de investir em estudos autodidatas para complementar o que foi visto nas aulas, além de manter um bom cronograma de aprendizagem.

Descubra como funciona o processo seletivo

Uma das principais dúvidas em relação ao ensino a distância tem relação com o processo seletivo. O fato é que ele funciona da mesma forma que as graduações presenciais, tendo em vista a necessidade de realização de uma prova presencial para atestar seus conhecimentos básicos.

Nesse sentido, uma das melhores formas de garantir o ingresso em uma boa instituição de ensino é realizar o processo de escolha da graduação e pós-graduação com calma e atenção. O que isso quer dizer? Estamos falando de cursos a distância, e querendo ou não, muitos estabelecimentos oferecem cursos que não estão regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, os alunos que escolheram cursos de instituições não autorizadas pelo MEC podem prejudicar a sua reputação no mercado de trabalho e realizar um investimento que não terá o retorno esperado. Portanto, é fundamental realizar uma pesquisa inicial para conferir quais são as faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação e selecionar aquela que mais combina com as suas prioridades.

Para isso, você pode acessar a ferramenta do próprio MEC e utilizar o seu sistema de busca para investigar qual é a melhor instituição para você. Após essa etapa, é preciso passar pelo processo seletivo. Assim como nas faculdades presenciais, para ingressar na graduação EAD é necessário realizar um vestibular próprio da universidade ou utilizar a nota do ENEM para acessar o ensino superior.

Vale lembrar que cada graduação apresenta um edital próprio de vestibular, sendo fundamental acompanhar o calendário EAD e prestar atenção nas datas para não perder nenhuma atualização importante. De quebra, você já conhece um pouco mais sobre a instituição e consegue organizar os seus estudos antes mesmo de ingressar no ensino superior.

Confira o processo de aprendizagem

Você lembra que iniciamos este artigo comentando sobre a importância da disciplina, do foco e da determinação? Essas três habilidades são fundamentais para a excelência em qualquer graduação, sobretudo o ensino a distância. Isso acontece porque o processo de aprendizagem difere das faculdades presenciais.

Nós explicamos: o sistema de ensino nas faculdades EAD consiste na divulgação de aulas virtuais que abordam todo o conteúdo indicado pelo Ministério da Educação, na oferta de discussões entre os alunos por meio de fóruns e na realização de atividades pedagógicas.

Isso tudo acontece por meio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que permite o acesso facilitado aos conteúdos. Via de regra, a plataforma utilizada é a Moodle, por ser de fácil implementação e apresentar ferramentas intuitivas — tanto para os alunos quanto para os professores.

Cada instituição de ensino tem a liberdade de customizar a página para que ela fique adequada ao padrão da graduação, agregando os recursos necessários para potencializar a aprendizagem dos alunos, incluindo os materiais pedagógicos, as notas e o suporte técnico e pedagógico.

É importante ter em mente que todos os cursos a distância devem ter pelo menos 20% das atividades direcionadas à realização presencial. Isso significa que alguns trabalhos e tarefas precisam ser feitos na própria instituição para aproximar o aluno do campo de atuação.

Nesse sentido, os cursos que apresentam uma necessidade prática superior às faculdades teóricas normalmente apresentam entre 20% e 50% de atividades presenciais, sobretudo laboratoriais. Isso facilita o contato do aluno com a prática e fortalece os seus conhecimentos em relação ao campo.

Além disso, existe uma série de atividades que compõem o plano pedagógico de qualquer faculdade a distância. São elas:

  • acompanhar todas as aulas virtuais das disciplinas escolhidas;
  • frequentar os encontros presenciais;
  • concluir os exercícios de todas as aulas;
  • participar das discussões dos fóruns;
  • cumprir os prazos de entrega de trabalhos;
  • realizar o período de estágio obrigatório com um supervisor da faculdade, caso essa atividade componha a grade curricular;
  • apresentar o trabalho de conclusão de curso de forma presencial no polo escolhido.

Entenda como funcionam as avaliações da graduação a distância

No tópico anterior explicamos que o processo de aprendizagem envolve períodos presenciais. Esses momentos não têm relação com a realização as avaliações, por mais que elas sejam presenciais. Nesse sentido, para conquistar o seu diploma, você precisa fazer todas as provas no polo EAD.

Essa estratégia é implementada para garantir não só a interação entre os alunos, mas para ter um controle em relação às falsificações de atividades. Antes de escolher a sua graduação, tenha em mente que é preciso se deslocar até o polo nos períodos de avaliação.

Descubra a tutoria da graduação a distância

Um dos grandes diferenciais da educação a distância é o sistema de tutoria. Como você deve imaginar, a falta da presença em sala diminui a interação entre os colegas e professores, e como consequência, dificulta a retirada de dúvidas em relação aos conteúdos. Para solucionar esse problema, as graduações EAD desenvolveram o sistema de tutoria.

Todas as plataformas de aprendizagem oferecem o contato entre os alunos e os tutores, que estão à disposição para sanar todas as suas dúvidas — tanto em relação aos conteúdos quanto às atividades e provas que devem ser realizadas.

Em algumas instituições, os tutores selecionam dias para estarem presentes no polo da graduação e auxiliar os estudantes presencialmente. Para quem busca motivação nos estudos e deseja aprimorar sua rede de contatos profissionais, aproveitar esses encontros é uma excelente atitude pedagógica.

Conheça 7 vantagens da graduação a distância

Já sabemos que existem diversas vantagens de realizar a graduação a distância, afinal, ela oferece uma excelente flexibilidade de horários. Além disso, a facilidade em acessar os conteúdos garante uma aprendizagem fortalecida e aprimora suas habilidades profissionais, resultando em um bom crescimento no mercado de trabalho.

Para aprofundar o seu conhecimento, listamos a seguir os principais benefícios de investir no ensino EAD. Confira!

1. Flexibilidade de horários

Iniciamos a nossa lista com um dos principais benefícios para os estudantes de ensino a distância: a flexibilidade de horários. O simples fato de oferecer a possibilidade de escolher as melhores horas para estudar faz com que a aprendizagem seja fortalecida. Isso acontece porque cada aluno pode aproveitar os momentos ideais da sua rotina para se qualificar profissionalmente.

Além disso, tal flexibilidade respeita o ritmo de cada aluno, tendo em vista a facilidade em acessar os conteúdos sempre que for necessário. Assim, os estudantes conseguem não só assistir às aulas de acordo com a sua rotina diária, como podem visualizar os módulos quantas vezes desejarem.

2. Excelente custo-benefício

O curso a distância apresenta um excelente custo-benefício, afinal, não é necessário fazer a manutenção constante da estrutura física, certo? Tal economia realizada pela organização diminui os custos da mensalidade e oferece aos alunos uma graduação de ótima qualidade com boa prospecção de economia.

Além disso, há a redução dos gastos com alimentação, deslocamento e, em alguns casos, a moradia em outra cidade, considerando a necessidade de estar presente na sede da instituição nos exercícios presenciais e nas avaliações.

3. Diversidade nas formas de ingresso

No início deste artigo comentamos que o processo seletivo para as faculdades EAD é bastante simples e apresenta diversas formas de ingresso, você se lembra? A possibilidade de entrar na graduação por meio dos vestibulares ou do ENEM democratiza o acesso ao ensino superior.

Assim, mais pessoas podem realizar a sua faculdade de preferência, como o curso para empreendedores, e se tornar profissionais capacitados no mercado de trabalho. Além disso, alunos que já fizeram outra graduação ou buscam alterar o seu curso garantem estratégias diferenciadas de ingresso, como transferência interna e externa, além do reingresso.

4. Estímulo à interação entre os alunos

Os chats e fóruns de discussão criam um ambiente virtual de interação altamente eficaz e diferenciado. Com isso, o contato com professores e outros colegas de turma é facilitado e você consegue fortalecer o seu networking, bem como tirar suas dúvidas com muita praticidade e, é claro, eficiência.

Não podemos deixar de falar sobre a oportunidade de conhecer profissionais especializados — inclusive com pós-graduações lato sensu e stricto sensu — de diversas regiões do Brasil, facilitando a relação com outros estados e ampliando suas oportunidades de atuação.

5. Fortalecimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho

O ensino a distância oferece muito mais do que o conteúdo essencial para se tornar um bom profissional: ele estimula a aprendizagem indireta de habilidades e competências que destacam a sua atuação no mercado. Isso acontece em função da necessidade de organizar a sua rotina e os horários para ter sucesso acadêmico.

Nesse sentido, você aprende competências como autonomia, disciplina, foco e resiliência, descobrindo como gerir o seu próprio ensino para alcançar cada vez melhores resultados. Isso envolve o desenvolvimento de algumas características amplamente procuradas pelas empresas, como:

  • gestão de tempo e organização;
  • autorregulação e autorresponsabilidade.
  • automotivação e autodisciplina.

6. Familiarização com a tecnologia e o estudo a distância

A inclusão de novos recursos tecnológicos nas grandes e pequenas empresas já é uma realidade no Brasil. Essa modificação estrutural implica diretamente nas estratégias de atuação dos profissionais, que devem saber como lidar com as inovações e, mais ainda, identificar as melhores formas de implementá-las no seu dia a dia ocupacional.

Profissionais que estão familiarizados com a tecnologia têm mais chances de conquistar boas oportunidades no mercado. Dessa maneira, é de se esperar que os colaboradores que estudaram em graduações a distância tenham habilidades relacionadas ao uso da tecnologia, já que lidam com ela constantemente para realizar um bom estudo.

7. Conteúdos facilmente acessíveis

Para concluir esta lista, não poderíamos deixar de falar sobre a acessibilidade dos conteúdos. Além dos alunos poderem recorrer sempre que precisarem às aulas dadas, eles têm em mãos uma série de materiais pedagógicos disponíveis para aprimorar o seu estudo, como livros, artigos e trabalhos acadêmicos.

Essa vasta rede de materiais aprimora o seu conhecimento e estimula o estudo autodidata, fortalecendo ainda mais as habilidades de disciplina e foco. Consequentemente, você consegue melhorar ainda mais as suas competências técnicas e científicas para atuar corretamente no seu nicho.

A graduação a distância está conquistando cada vez mais alunos, e não é difícil compreender os porquês. Ao investir nesse estilo de aprendizagem, você conquista não só a flexibilidade de horários, mas o fortalecimento de habilidades fundamentais para alcançar o sucesso profissional e, é claro, excelentes oportunidades no mercado.

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro das novidades sobre o mundo da educação!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.