Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Gestão de projetos: como é a rotina do profissional?

Inovação

Gestão de projetos: como é a rotina do profissional?

A gestão de projetos é uma área que está em crescimento, pois traz bons resultados para as empresas e contribui na melhoria do fluxo de trabalho. O profissional dessa área deve atuar de forma estratégica, contribuindo para otimizar os processos, maximizando o desempenho do negócio e solucionando problemas.

O controle sobre os projetos permite que a empresa tenha foco, por meio de estratégias de prazo, motivação dos colaboradores e planejamento das ações. Sendo assim, o gerente deve estar atento a esses aspectos, monitorando o andamento das atividades e a execução das tarefas, sempre pronto para fazer correções quando necessário.

Neste artigo, explicaremos o que faz o gestor de projetos e como é a rotina desse profissional. Além disso, mostraremos como uma pós-graduação na área pode contribuir. Acompanhe a leitura!

Entenda o que faz o gestor de projetos e em quais áreas ele atua

O gestor é o profissional responsável por planejar e coordenar a execução dos projetos de uma ou mais empresas. Ele desempena um papel estratégico dentro da organização, pois entrega uma visão integrada sobre os trabalhos.

Esse profissional precisa executar o planejamento de cada etapa e definir as metas e os objetivos que devem ser alcançados. Também é atribuição dele avaliar qual a melhor metodologia que deve ser aplicada, melhorando as rotinas da companhia.

A gerência de um projeto também se ocupa da elaboração dos prazos e faz a análise contínua da produtividade dos colaboradores e dos times. O gestor deve avaliar constantemente o cumprimento dos objetivos, identificar as falhas operacionais existentes e outros aspectos que influenciam a performance da equipe.

Áreas de atuação

Todas as empresas, incluindo as públicas, precisam desenvolver projetos ao longo do tempo. Assim, os profissionais especializados nesse campo podem encontrar oportunidades nas mais diversas áreas de atuação.

A demanda por esse profissional no mercado de trabalho está em alta, pois as empresas necessitam de pessoas qualificadas para gerenciar os processos. Alguns exemplos de segmentos que costumam contratar gestores são:

  • instituições financeiras;
  • empresas de engenharia;
  • instituições governamentais;
  • indústrias;
  • empresas de tecnologia;
  • setor agrícola.

Conheça a rotina do profissional de gestão de projetos

Agora que entendemos quem é o gestor de projetos, vejamos quais atividades fazem parte da rotina desse profissional. Confira!

Planejamento de cada etapa do projeto

Uma das principais responsabilidade do gestor de projetos é a etapa de planejamento. Ele precisa conhecer a finalidade, os objetivos e a intenção da empresa ao elaborar seu projeto. É preciso observar fatores internos e externos que influenciem o empreendimento e prever possíveis desafios que prejudiquem o sucesso da ação.

Durante o planejamento ele consegue definir prazos, ferramentas que serão utilizadas, o fluxo de trabalho, entre outras informações importantes sobre o que será executado. O plano também serve para que exista uma visão geral do projeto, auxiliando o gestor a fazer as mudanças necessárias durante o processo.

Definição das funções de cada membro participante

A gestão sobre a equipe é outra responsabilidade do gestor. Desde o processo de escolha de quem participará do projeto até a definição das funções de cada membro participante. Sendo assim, ele precisa acompanhar a produtividade dos colaboradores, entender o que é feito, como é realizado e encontrar o melhor de cada um.

Dentro desse contexto, o gestor também precisa de habilidade para promover a comunicação entre os colaboradores e motivar todos os envolvidos no projeto, exercendo uma liderança positiva. Ainda que haja problemas ou dificuldades, cabe a esse profissional pensar em formas de manter o engajamento dos funcionários.

Verificação dos resultados de cada etapa

O gestor também precisa acompanhar os resultados de cada etapa do projeto, sendo essa atribuição uma das mais importantes. É necessário monitorar o desempenho dos colaboradores, conferir se as ferramentas utilizadas estão adequadas, resolver possíveis problemas, entre outras atividades.

Além disso, o profissional também precisa criar relatórios de análise sobre os resultados e informar, para a empresa e interessados no projeto, o andamento das atividades.

Realização de mudanças quando ocorrem erros

Também é papel do gestor de processos aplicar mudanças quando erros são detectados. Ele precisa encontrar estratégias, ferramentas e processos que melhorem o fluxo produtivo, eliminado o que não está funcionando.

Caso haja atrasos ou baixa nos padrões esperados, é fundamental promover mudanças que garantam a manutenção da qualidade do projeto e o cumprimento do que foi estabelecido no planejamento.

Entrega do projeto finalizado e análise do resultado

A última etapa é a entrega do projeto finalizado. O gestor deve conduzir todo o processo para que as tarefas cumpram os prazos estabelecidos, além de garantir que as exigências definidas no planejamento foram entregues.

Após a conclusão, é o momento de avaliar os resultados obtidos e registrar as lições aprendidas para que sejam aproveitadas em iniciativas similares no futuro. A análise é relevante para evitar a repetição de erros e determinar se o processo foi bem-sucedido.

Saiba como uma pós na área pode contribuir

A área de gestão de projetos não engloba uma formação específica, sendo que qualquer profissional com ensino superior pode trabalhar nessa função. Entretanto, para conseguir destaque, é fundamental buscar qualificação para atuar no setor, como cursos ou especializações.

Uma pós nessa área é uma forma de adquirir conhecimentos que serão úteis para o cotidiano dessa função. O estudante aprenderá a elaborar, analisar e desenvolver a capacidade analítica e técnica para a área.

Ao final da pós-graduação, o estudante estará capacitado para atuar na área de planejamento estratégico, analisar e decidir sobre os processos dentro de uma empresa. Tais competências visam a formação de um líder diferenciado e altamente competitivo no mercado.

Neste artigo, conhecemos um pouco mais da rotina do profissional que atua na área de gestão de projetos. Essa é uma atribuição importante para as empresas, por isso, vem ganhando espaço no mercado de trabalho. Quem deseja se destacar nesse setor, precisa buscar uma formação adequada, para oferecer um diferencial para as organizações.

Gostou de entender mais sobre o tema? Então, aproveite para conhecer o MBA em Gestão de Projetos da Faculdade Arnaldo e conheça como ele pode contribuir para a sua carreira!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.