Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Afinal, quais as vantagens de fazer uma faculdade particular?

Formação

Afinal, quais as vantagens de fazer uma faculdade particular?

Não é só a escolha do curso ideal que deixa milhares de candidatos com incertezas. Quando é o momento de optar por uma instituição, as dúvidas entre o ensino privado e o público são muitas — especialmente hoje em dia, quando há uma série de faculdades particulares que já alcançaram prestígio e boas avaliações no MEC.

Para facilitar essa escolha tão importante, listamos, a seguir, sete vantagens de investir em uma faculdade particular. Não deixe de conferir até o final. Boa leitura!

Veja 7 motivos para fazer uma faculdade particular

1. Menor concorrência para ingressar na instituição

Saiba que a concorrência para ingressar em uma faculdade privada é muito menor em comparação com a pública, pois existe uma oferta maior de vagas nessas instituições. Bom, não é verdade? E essa pode ser uma ótima vantagem para o seu bolso. Vamos explicar o motivo!

É muito comum encontrarmos por aí estudantes que gastam bastante com cursinhos na esperança de conseguir uma vaga no ensino público. O que eles não sabem é que todo esse valor gasto — além dos custos com alimentação, apostilas, transporte etc. — poderia ser aplicado diretamente em uma faculdade privada, evitando, assim, perda de tempo e de dinheiro.

2. Mais possibilidades de acesso

Imagine que você passa em uma instituição de ensino pública, mas ela está a muitos quilômetros de sua casa. Para estudar por lá, muitas mudanças serão necessárias. Isso implica em ter que viver em uma nova cidade, gastar dinheiro com moradia e alimentação, ficar longe de sua família e arcar com despesas as quais você não esperava.

No final das contas, os valores gastos podem superar, e muito, as mensalidades do ensino privado. É aí que a faculdade particular se torna uma opção vantajosa para o aluno. Afinal, ela chega a locais onde a instituição pública não está, contribuindo para que todos possam ter um ensino de qualidade, independentemente de onde estejam.

3. Infraestrutura de qualidade

As faculdades particulares se preocupam bastante em manter uma infraestrutura de qualidade para seus alunos. Encontramos prédios, laboratórios, salas de aula e outros espaços comuns modernizados, limpos e sempre muito bem cuidados.

Além disso, outro ponto positivo é o investimento em bons computadores, equipamentos de última geração e um acervo de livros atualizados nas bibliotecas, por exemplo. Quando a instituição de ensino acompanha a evolução das tecnologias e se esforça para atualizar seus espaços, equipamentos e outros recursos, contribui para que o estudante obtenha a melhor experiência de ensino possível.

4. Conexão com o mercado de trabalho

Engana-se quem acredita que não aproveitará experiências conectadas ao mercado de trabalho em uma faculdade particular. O ensino privado mantém grades curriculares em total consonância com o mundo profissional, ou seja, o seu aprendizado será focado na prática da profissão que escolheu.

Por meio de estágios, programas especiais, parcerias e convênios com instituições internacionais etc., será possível enriquecer consideravelmente o currículo e vivenciar a rotina da área desejada.

Além disso, muitas faculdades privadas promovem feiras de carreiras para divulgação de vagas e de outras oportunidades de empresas de vários segmentos, sabia? Esse tipo de evento aproxima recrutadores de alunos, viabiliza a prática do networking, promove debates, contribui para geração de negócios, entre outros benefícios.

5. Grade curricular constantemente atualizada

A grade curricular das faculdades particulares é atualizada constantemente e está sempre de acordo com as demandas e exigências do mercado de trabalho, como falamos acima, e em conformidade com as mudanças econômicas e sociais do país.

Nesse sentido, não há motivos para o aluno se preocupar com a organização curricular da instituição. Basta, no entanto, que se dedique ao máximo para conquistar as melhores oportunidades profissionais no futuro, afinal de contas, ele é o principal responsável pelo seu desempenho acadêmico.

6. Possibilidade de financiamento da mensalidade

Após conhecer tantas vantagens da faculdade particular, a mensalidade ainda é motivo de preocupação para você? Então, saiba que no ensino privado existem muitas possibilidades de financiamento.

O FIES, por exemplo, funciona como uma espécie de empréstimo do governo para alunos matriculados em cursos superiores. Para participar do programa, é preciso atender alguns requisitos básicos, além de conquistar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Algumas instituições oferecem opções de financiamentos estudantis privados. Antes de optar por essa alternativa, recomendamos que verifique as condições e regras do financiamento e, se possível, realize simulações para verificar se as parcelas cabem no seu bolso.

7. Mais flexibilidade para o aluno

Várias faculdades privadas ofertam o ensino a distância atualmente. A modalidade é uma ótima alternativa para quem quer reciclar seus conhecimentos ou está em busca de uma segunda graduação, por exemplo.

O EaD ganhou popularidade nos últimos anos em virtude das inúmeras vantagens que oferece aos alunos matriculados. Dentre elas, destacamos a flexibilidade de horários, a facilidade de acesso aos conteúdos em qualquer local, a economia com alimentação e transporte, além do excelente custo-benefício nas mensalidades — bem menor se comparado ao de um curso presencial.

Conheça a Faculdade Arnaldo

Pronto. Você já conhece as sete vantagens de investir em uma faculdade particular! Como pôde conferir, esses benefícios fazem toda a diferença na hora de optar por uma instituição de ensino de qualidade e comprometida com o desenvolvimento integral de seus alunos, como é o caso da Faculdade Arnaldo.

A Faculdade Arnaldo foi concebida em 2001 pela Congregação do Verbo Divino, instituição fundada pelo padre Arnaldo Janssen. Aqui, temos o compromisso com a transformação do ser humano por completo. Valorizamos a diversidade cultural, o diálogo, a pluralidade de pensamentos e o respeito ao próximo, a fim de formar profissionais preparados para a vida e para o mercado de trabalho.

Nossos programas trazem uma sólida formação humanística, pois unem a sabedoria e a tradição no ensino às exigências de um mercado profissional que está em constante transformação.

Neste artigo, você descobriu as principais vantagens de escolher uma faculdade particular! Agora que você tem mais informações sobre o assunto, pode realizar as escolhas mais acertadas para o seu futuro — basta avaliar as opções que mais se encaixam no seu dia a dia.

Se este conteúdo foi útil para você, aproveite para entrar em contato com a Faculdade Arnaldo agora mesmo. Nós podemos lhe ajudar a alcançar o sucesso que deseja!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.