Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Faculdade para quem gosta de animais: 6 opções ideais para você

Artigo

Faculdade para quem gosta de animais: 6 opções ideais para você

Um dos segredos para o sucesso profissional é considerar as paixões e gostos pessoais na hora de escolher a graduação. Se você procura uma faculdade para quem gosta de animais, é importante saber que existem diversas opções interessantes.

Ao fazer algo que você gosta, as suas chances de alcançar o sucesso no mercado aumentam, pois, a dedicação tende a ser diferenciada. Portanto, vale a pela conhecer as melhores alternativas para direcionar o seu futuro profissional de acordo com os seus gostos e preferências.

Para facilitar a sua escolha, apresentaremos 6 opções de faculdade para quem gosta de animais. Além disso, mostraremos como escolher uma boa instituição para os seus estudos. Confira nossas sugestões!

Quais são as opções de faculdade para quem gosta de animais?

Existem diversas opções diferenciadas para quem deseja estar perto dos animais e ter uma carreira voltada para aspectos da sua paixão. Confira 6 alternativas interessantes!

1. Medicina Veterinária

O curso de Medicina Veterinária é uma das melhores opções para quem deseja permanecer perto dos animais. Quem é formado na área pode aturar na assistência clínica de seres de pequeno porte, cuidando da saúde e da alimentação deles. Também trabalha com a inspeção animal, nas áreas de zoonose e campanhas de auxílio para os abandonados.

As alternativas não se limitam a isso, pois ainda é possível atuar na indústria de produtos veterinários e medicamentos. Além dessas opções, é possível atuar em zoológicos, na área de pesquisa e no setor público.

O médico veterinário faz atendimentos, consultas, tratamentos e cirurgias, entre outros procedimentos importantes. A grade curricular do curso dá prioridade para as disciplinas relacionadas com os animais, doenças clínicas, produção animal e bioética.

2. Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas também é uma possibilidade interessante. O biólogo atua com as formas mais variadas de vida, desde microrganismos até grandes animais selvagens. Sendo assim, é possível direcionar o futuro de acordo com suas preferências dentro da profissão.

Essa área é muito diversificada, pois permite que o profissional escolha uma carreira mais voltada para as pesquisas científicas, manutenção e preservação do meio ambiente. Além disso, é possível trabalhar como biólogo em diversos ambientes, como escolas, museus, parques e zoológicos.

3. Zootecnia

O curso de Zootecnia ensina os profissionais a aumentar a produtividade da criação animal e a rentabilidade de produtos desta origem, como leite, ovos, carnes. O zootecnista está habilitado para atuar na cadeia produtiva dos animais, coordenando a criação de rebanhos de diversas espécies.

Ele tem duração de quatro a cinco anos, com disciplinas como melhoramento genético, fertilidade, entre outras. A principal área de trabalho está na indústria de alimentos, que sempre busca soluções para produzir mais e melhor. Além disso, também está apto para atuar na consultoria nas áreas de pecuária e preservação de animais silvestres.

4. Ecologia

A Ecologia é a ciência que estuda o relacionamento entre a natureza e o homem, com o objetivo de preservar o meio ambiente e seus recursos. Os formados nessa área atuam na com a análise de ecossistemas e o impacto da atividade humana sobre eles, além de procurar soluções para os problemas ambientais.

O profissional também atua de forma próxima aos animais, avaliando os impactos ambientais e a influência sobre o habitat dele. Outras possibilidades são os zoológicos, áreas de preservação do meio ambiente e parques ecológicos, auxiliando na manutenção das espécies ameaçadas.

5. Aquicultura

O curso de Aquicultura prepara o profissional para atuar com o cultivo de peixes e outras espécies aquáticas em cativeiro. Essa não é uma opção muito conhecida, por isso, costuma ter menos concorrência, oferecendo boas oportunidades para a carreira.

É preciso ter habilidade para cuidar de todos os aspectos relacionados com a criação dos peixes, desde o manejo até a reprodução e abate. Todas as etapas precisam ser pensadas e organizadas para dar mais produtividade e garantir a sustentabilidade da criação. Por isso, é preciso se especializar na área.

6. Agronomia

A Agronomia é uma das áreas mais completas e versáteis, oferecendo inúmeras oportunidades para os profissionais formados na área. O engenheiro agrônomo participa da produção dos insumos para o processo produtivo até a chegada desse produto ao consumidor.

É possível trabalhar desde o plantio até a criação e na comercialização e produção de alimentos. O agrônomo está em constante contato com os animais, pois trabalha com a criação, alimentação, higiene e reprodução dos rebanhos.

O profissional é o responsável para preparação do solo no caso das plantações, além de atuar no plantio, controle de pragas e até no armazenamento, conservação e distribuição da produção. Além disso, tudo o que se refere ao rebanho passa pela rotina de quem atua nessa função.

Como escolher a instituição ideal?

Além de encontrar a faculdade mais adequada para os seus gostos, também é necessário escolher a instituição ideal. Essa é uma decisão muito importante para o seu futuro, pois é nesse local que você terá o aprendizado para atuar com sucesso na área escolhida.

Procure uma instituição com boa reputação no mercado de trabalho, experiência na área e que priorize a qualidade de ensino. Verifique a infraestrutura do local, que no caso de cursos dessa área é fundamental contar com laboratórios, hospitais e outros ambientes para a prática profissional. Preste atenção também na qualificação do corpo docente e as oportunidades oferecidas no curso.

Além disso, também é importante procurar uma instituição que ofereça boas condições de pagamento para os alunos, principalmente neste momento de crise gerado pela pandemia do coronavírus. A Faculdade Arnaldo oferece diversas opções para seus estudantes, como o Arnaldo Parcela, que permite pagar uma parte enquanto estuda e outra parte depois de formado.

Neste artigo, trouxemos como as principais faculdades para quem gosta de animais e deseja direcionar o seu futuro profissional para esse lado. É importante conhecer as alternativas disponíveis, para escolher aquela que seja mais adequada para você. A Faculdade Arnaldo oferece opções diferenciadas de vestibular e descontos exclusivos para novos alunos, sendo uma oportunidade interessante para a sua carreira.

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo sobre as principais áreas da Medicina Veterinária!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.