Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
Artigo

Afinal, qual é a melhor faculdade para empreendedores?

Artigo

Afinal, qual é a melhor faculdade para empreendedores?

Todo empreendedor sabe da importância de se manter atualizado com conhecimentos verdadeiramente relevantes para a sua trajetória profissional. Por conta disso, muitas pessoas que têm negócio próprio acabam buscando uma faculdade para se especializar ou, até mesmo, para trocar experiências e realizar networking.

De fato, estudar em uma instituição de ensino renomada pode abrir diversas portas, desde uma indicação de trabalho até a melhora das habilidades técnicas. Antes de escolher por um curso de nível superior, é fundamental conhecer as características e o perfil profissionalizante de cada graduação.

Pensando nisso, separamos a seguir as principais opções de faculdade para empreendedores que podem melhorar significativamente os resultados de desempenho nos negócios e na carreira. Acompanhe e confira!

Administração

A Administração é uma graduação do tipo Bacharelado, tendo duração média de 4 anos. A grade curricular do curso conta com disciplinas voltadas para as práticas de gestão e, também, conteúdos de diferentes áreas que preparam o futuro administrador para encarar as demandas do mercado.

Na faculdade de Administração, o estudante entende como realizar planejamentos, liderar, negociar e se relacionar com clientes e fornecedores. Os estudos são direcionados para a gestão de variados aspectos de uma organização, como de recursos humanos, finanças, equipamentos e materiais, permitindo que o profissional desenvolva uma visão ampla dos negócios.

A graduação é ideal para quem tem o objetivo de empreender, pois a formação acadêmica possibilita que o indivíduo organize, gerencie e execute todas as partes do planejamento corporativo. Além da parte técnica, a faculdade proporciona o aprofundamento em fatores humanos e sociais.

Empreendedorismo

Outra excelente opção é o curso de Empreendedorismo, que tem como foco os diferentes aspectos da criação de um negócio. A graduação é do tipo Tecnólogo, com duração média de 2 anos, sendo ideal para quem deseja ter uma formação mais rápida.

O aluno tem acesso à disciplinas teóricas e práticas, em que são estudados todos os setores de uma empresa e como deve ser feito um planejamento de sucesso. A ideia é que o profissional tenha conhecimento de como realizar a tomada de decisão mais certeira e com menos riscos.

Após a formação, o indivíduo pode ocupar cargos de administração, gerenciando as finanças, traçando planos estratégicos e liderando equipes para alcançar os objetivos desejados pelas lideranças. A experiência adquirida na faculdade pode ser aplicada em empresas de terceiros ou, até mesmo, em um negócio próprio.

Marketing

O marketing é um dos setores que mais têm apresentado crescimento nos últimos anos, sendo uma parte fundamental para qualquer organização. O curso é do tipo Tecnólogo, com duração média de 2 anos, em que o profissional adquire conhecimentos e habilidades para conseguir traçar planos de atração de clientes e fortalecimento de marca.

Um dos focos é, justamente, estudar o mercado de maneira aprofundada, compreendendo suas tendências de consumo e desenvolvimento de produtos e serviços. A grade curricular reúne matérias de administração, comunicação, gestão e marketing digital, oferecendo uma formação completa para quem deseja empreender, independente da área.

A carreira é bastante promissora e cheia de oportunidades de empregabilidade, sendo que é possível atuar em diferentes segmentos. A graduação também é bastante indicada para empreendedores que querem iniciar e impulsionar um negócio próprio.

Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis é do tipo Bacharelado e tem duração de 4 anos. Nesse período, o aluno adquire capacitação para realizar a organização, registro, análise e auditoria de operações, dados financeiros e patrimoniais de organizações de diferentes portes e setores.

A grade curricular inclui conteúdos de Exatas e Humanas, além de atividades práticas que proporcionam uma vivência das rotinas operacionais da profissão. Por meio das aulas, o estudante adquire visão de como é o cotidiano de trabalho na contabilidade e em empresas de pequeno a grande porte.

A graduação é ideal para quem tem facilidade com números e cálculos, pois as aulas exigem constantemente o uso do raciocínio lógico. Saber argumentar, ser organizado e produzir novas ideias também são competências esperadas dos alunos de Ciências Contábeis, que tendem a enfrentar diversos desafios no decorrer da carreira.

Ciências Econômicas

Quem deseja se profissionalizar em saúde financeira e lidar com os mais variados aspectos dessa atividade, deve optar pelo curso de Ciências Econômicas. A faculdade oferece uma formação ampla, sendo do tipo Bacharelado, com duração média de 4 anos.

Nesse período, o aluno aprende sobre história da economia geral e brasileira, e também se aprofunda em questões ligadas à prática da profissão, que tem um viés humano bastante significativo. Em geral, o economista deve combinar conhecimentos históricos e políticos, com capacidades técnicas e práticas para conseguir realizar leituras dos diversos cenários e contextos econômicos.

O mercado de trabalho para o setor é promissor e oferece vagas em empresas públicas e privadas, tanto da área financeira quanto de outros segmentos. O profissional ainda pode exercer diferentes funções nas organizações, como assessoria, auditoria, planejamento estratégico, além de atuar com docência e pesquisa.

Engenharia de Produção

O curso de Engenharia de Produção é do tipo Bacharelado, com duração média de 5 anos. Na faculdade, o aluno aprende como gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais das companhias, tendo o objetivo de elevar a produtividade e rentabilidade dos negócios.

A formação acadêmica é multidisciplinar, com disciplinas da área de Exatas e Humanas, que capacitam o profissional para atuar com controle de produção, administração e logística. O engenheiro de produção é fundamental para organizações e setores econômicos que buscam ter maior competitividade no mercado.

Isso porque é justamente esse colaborador que aponta, elabora e resolve questões dos sistemas de produção de bens e serviços, sendo essencial para a boa tomada de decisão. É possível atuar em empresas industriais, bancos, hospitais e demais companhias produtivas.

De fato, existem diversas opções de faculdade para empreendedores, com diferentes focos de estudo e de pesquisa acadêmica. Para tomar uma decisão mais alinhada com os seus objetivos, é essencial conhecer de perto os cursos e escolher por uma graduação que seja relevante para a sua carreira. Também tenha em mente que a qualidade e o renome da instituição de ensino pode fazer toda a diferença na sua trajetória, elevando as suas chances de conquistar melhores posicionamentos no mercado de trabalho.

Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela Faculdade Arnaldo, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.