Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Faculdade de psicologia em BH: saiba como escolher

Formação

Faculdade de psicologia em BH: saiba como escolher

O momento de escolher a graduação é muito importante para o futuro profissional, por isso provoca muitas dúvidas em quem está procurando uma alternativa interessante. Se você pretende cursar uma faculdade de Psicologia em BH, saiba que é importante conhecer as opções existentes e aumentar as suas chances de tomar a decisão correta.

Lembre-se que essa escolha deve ser baseada em informações concretas, portanto, é importante pesquisar a qualidade do curso oferecido e outros aspectos — sobre os quais falamos neste texto. Uma decisão correta pode gerar mais oportunidades profissionais, além de contribuir para a sua realização pessoal.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que vão facilitar esse processo e contribuir para que você faça a melhor escolha possível. Acompanhe!

Saiba como escolher a melhor faculdade de Psicologia em BH

Muitos aspectos devem ser avaliados antes de você tomar a sua decisão, por isso vamos mostrar os principais pontos a serem analisados. Alguns fatores podem ser vistos no site da instituição de forma direta, enquanto outros podem ser verificados com uma visita ao local ou por meio de conversas com os alunos. Confira algumas dicas!

1. Conheça a infraestrutura da faculdade

A infraestrutura de uma faculdade precisa ser adequada para a boa compreensão os ensinamentos de cada profissão. No caso da Psicologia, a instituição precisa contar com laboratórios, que são locais importantes para aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Além disso, vale a pena visitar a faculdade e conhecer outras instalações importantes, como as salas de aulas, a biblioteca e os auditórios ou teatros que são capazes de receber eventos maiores. Esses ambientes serão muito utilizados durante a graduação, por isso é essencial que sejam de boa qualidade e ofereçam conforto aos estudantes.

2. Confira as oportunidades de experiência profissional oferecidas antes da formatura

O aprendizado em uma graduação não deve se restringir aos conteúdos apresentados em sala de aula. Os estudantes precisam exercer a profissão antes da formatura para chegarem mais preparados no mercado de trabalho.

Confira como funcionam os estágios, algo muito importante na formação profissional. É por meio deles que você tem o primeiro contato com a rotina da profissão e conhece as várias opções de atuação, vendo qual se adapta melhor ao seu perfil.

3. Avalie a qualificação dos professores

A qualidade do corpo docente é fundamental para qualquer curso de graduação, afinal, os professores são os responsáveis por transmitir o conhecimento aos alunos e prepará-los para o futuro.

Esses profissionais precisam ter formação adequada e experiência profissional, então veja quantos professores são mestres e doutores. Esse é um critério importante de avaliação e que demonstra que a instituição está preocupada em oferecer um bom ensino.

Além disso, é interessante conversar com ex-alunos e estudantes que ainda estão cursando a faculdade. Eles podem falar sobre os pontos fortes e fracos do corpo docente e contar como foi a experiência de ter aula com esses profissionais.

4. Verifique a reputação da instituição

Você deve verificar o histórico da instituição por meio de dados que informem há quanto tempo ela está no mercado, como é a oferta de cursos de graduação e pós-graduação e a nota do MEC do curso de Psicologia.

Além disso, verifique se a faculdade realiza ou participa de eventos da área, como congressos, palestras e encontros. Eles são oportunidades interessantes para que os estudantes se atualizem sobre as novas práticas da área e também possibilitam o contato com profissionais que estão no mercado de trabalho.

5. Confira a grade curricular

Além da reputação da instituição e do corpo docente, não deixe de conferir a grade curricular do curso. Analise, por exemplo, quais são as disciplinas de cada semestre e a carga horária delas. Essa avaliação vai ajudar você a detectar se algumas áreas mais específicas são abordadas e qual é o foco da graduação.

Além disso, veja qual é a política de estágios e horas complementares exigidas, pois são fatores importantes para a sua formação.

6. Pesquise sobre a integração da faculdade com o mercado de trabalho

Se as categorias anteriores forem cumpridas, certamente a faculdade terá o reconhecimento do mercado de trabalho. A integração entre a instituição e os profissionais que estão na ativa é importantíssima para gerar oportunidades de emprego para os estudantes.

Quanto melhor for a qualidade do curso, mais as empresas estarão interessadas nos formandos. Isso pode ser notado também pela inserção dos ex-alunos no mercado de trabalho: se poucos deles conseguiram alguma colocação, pode ser um indicativo de que algo está errado.

Conheça a Faculdade Arnaldo e a excelência do seu curso de Psicologia

A Faculdade Arnaldo é uma excelente opção para quem está querendo fazer Psicologia. Com uma reputação de respeito, a instituição tem a confiança do mercado de trabalho e forma profissionais competentes e preparados. Ela é reconhecida pela formação humanística e pelos resultados práticos alcançados pelos alunos.

Uma instituição que está há bastante tempo no mercado demonstra que tem as características necessárias para oferecer uma educação de excelência. Essa experiência demonstra que o local já tem a infraestrutura adequada e metodologias que transmitem conhecimento de forma eficiente para os estudantes.

O curso de Psicologia da Faculdade Arnaldo é um dos destaques da instituição. A grade curricular é moderna e adaptada às necessidade do mercado. O projeto pedagógico está estruturado em três ênfases:

  • Psicologia e Empreendedorismo;
  • Psicologia e Processos Educativos
  • Processos Clínicos, Políticas Públicas e Direitos Humanos.

Com esse direcionamento, o curso prepara os estudantes para atuar em áreas que estão em crescimento, contribuindo para a colocação deles no mercado.

O reconhecimento dessa qualidade é confirmado pelo Ministério da Educação (MEC). No último exame do ENADE, o curso de Psicologia obteve nota 4, muito próxima do conceito máximo e uma das melhores notas do estado.

Neste artigo você conferiu algumas dicas para escolher uma faculdade de Psicologia em BH. Essa decisão deve ser analisada com bastante atenção, verificando todos os aspectos educacionais que cada instituição oferece. Dessa maneira, você pode escolher a melhor opção para a sua formação, o que é fundamental para o seu sucesso profissional.

Quer saber mais informações sobre o curso de Psicologia da Faculdade Arnaldo? Então aproveite para entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.