Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Por que fazer faculdade de Agronomia em BH e como escolher?

Artigo

Por que fazer faculdade de Agronomia em BH e como escolher?

É bastante comum que os jovens, no momento de escolher por um curso de nível superior, sintam-se confusos ou, até mesmo, indecisos em relação a que carreira seguir. Para tomar a decisão certa, é fundamental considerar alguns critérios e avaliar se a instituição de ensino oferece, de fato, uma formação de excelência.

Esse é um fator relevante para quem deseja prestar Agronomia no vestibular e garantir boas vagas no mercado de trabalho. Afinal, o setor é, atualmente, um dos mais promissores profissionalmente, uma vez que apresenta boas expectativas de crescimento para a mão de obra qualificada.

Pensando nisso, preparamos este post para você entender os motivos de fazer faculdade de Agronomia em BH e o que deve considerar antes de se matricular no curso. Acompanhe a seguir e confira!

Afinal, fazer faculdade de Agronomia vale a pena?

Antes de cogitar se matricular na graduação em Agronomia, você deve conhecer mais sobre a área e quais são as possibilidades de atuação profissional. O agrônomo é o principal responsável por desenvolver e implementar projetos em empresas e instituições do setor agropecuário.

No ambiente de trabalho, o indivíduo deve elaborar soluções para manter a saúde e o equilíbrio dos plantios, garantindo a qualidade dos alimentos produzidos. O agrônomo também pode contribuir para a melhora dos campos de criação de animais e na redução da produção de resíduos nos criadouros.

A fim de saber se essa é a carreira certa, saiba que o profissional de Agronomia deve desenvolver determinadas habilidades e competências para exercer bem as funções de trabalho. Por exemplo, o agrônomo precisa ter uma visão ampla e realizar o planejamento dos plantios sempre pensando no todo, procurando por maneiras para melhorar e conseguir resultados superiores.

A Agronomia é um curso superior bastante buscado pelos estudantes, muito devido às excelentes expectativas de crescimento que o setor apresenta no país. Portanto, fazer faculdade é o caminho mais indicado para quem quer se qualificar e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo mercado. Além da teoria, o aluno desenvolve todo o conhecimento prático necessário para ser um profissional de excelência.

Como escolher a melhor faculdade de Agronomia em BH?

A graduação em Agronomia tem a duração média de cinco anos, contando com disciplinas básicas e específicas da profissão. A formação acadêmica também reserva boa parte das aulas para atividades práticas e em campo.

Isso requer que a instituição de ensino ofereça todo o suporte necessário para um aprendizado de qualidade e que realmente priorize as demandas dos alunos. Além da infraestrutura física, ter um corpo docente bem preparado e uma metodologia eficiente faz toda a diferença.

Por isso, se você ainda está confuso e não sabe como escolher a melhor faculdade de Agronomia em BH, listamos a seguir algumas dicas para ajudar nesse momento tão importante da sua trajetória profissional.

Veja se a instituição se preocupa com o aluno

O primeiro ponto é verificar se a instituição toma ações que contribuam para a melhora do processo de ensino e para o bem-estar dos graduandos. A oferta de bolsas, descontos, parcelamentos e canais de atendimento personalizado, por exemplo, são formas que a gestão tem de demonstrar preocupação com a permanência dos estudantes e a qualidade da formação de sua comunidade acadêmica.

Pesquise sobre a tradição da faculdade

Devido ao amplo crescimento dos serviços e buscas digitais, é facilmente possível pesquisar informações sobre a história e a tradição da faculdade no mercado. O ideal é conversar com ex-alunos e colaboradores para saber mais sobre suas experiências, entendendo o que foi positivo e negativo. Dessa forma, você poderá tomar uma decisão acertada, baseando-se em fatos e na reputação da instituição.

Observe o corpo docente

Outro ponto de extrema importância para se atentar, no momento de optar por uma faculdade, é a qualificação dos professores que compõem o corpo docente do curso. Quando os alunos contam com educadores diferenciados e ampla experiência profissional, a probabilidade de ter acesso a um ensino de qualidade é muito maior.

Além de que, por ter como base a pesquisa, a carreira em Agronomia deve ser orientada sempre pelos melhores docentes, que conhecem detalhadamente os desafios e a realidade do cotidiano de trabalho dos agrônomos.

Considere a localização

Antes de optar pela faculdade para iniciar os seus estudos, é fundamental considerar a localização e o tempo de deslocamento que você terá da sua casa até a unidade de ensino. Caso perceba que a opção seja inviável ou difícil para a sua rotina, o ideal é buscar por um campus mais próximo ou até optar pela modalidade a distância.

Verifique a grade curricular

Verificar a descrição da grade curricular e suas disciplinas também é imprescindível antes de efetuar a sua matrícula. Você pode, por exemplo, buscar pelo currículo do curso no Ministério da Educação e pesquisar se a instituição de ensino é autorizada e habilitada para oferecer a graduação. O mais indicado é optar pela alternativa com maior pontuação no MEC, tendo a garantia de que o seu investimento, de fato, valerá a pena!

Analise a metodologia de ensino

Como o curso de Agronomia é bastante prático, as aulas e atividades exigem uma metodologia eficiente e que atenda às demandas do currículo profissional. Por isso, verifique quais são os métodos mais empregados no ambiente de ensino e se os professores têm preocupação em adotar metodologias eficientes e que contribuam para a melhora do desenvolvimento acadêmico.

Avalie o custo-benefício

Mesmo que o valor da mensalidade não deva ser considerado o critério mais importante, ele também precisa ser levado em conta no momento de optar por uma faculdade. Avaliar o custo-benefício de uma graduação para outra pode fazer você economizar, mas o que deve ser priorizado é a qualidade da formação oferecida, e não o preço do curso em si.

Se você ainda está em dúvida sobre onde fazer faculdade de Agronomia em BH, saiba que aqui na Faculdade Arnaldo temos uma preocupação contínua com o aprimoramento e desenvolvimento da nossa comunidade acadêmica. Oferecemos metodologias inovadoras baseadas nas últimas inovações do mercado, tudo para atender às demandas e à qualificação profissional de nossos alunos.

Está esperando o que para conhecer mais sobre os diferenciais da Faculdade Arnaldo? Acesse nosso curso de Agronomia e saiba quais são os benefícios de estudar em nossa instituição de ensino!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.