Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

7 dicas para escolher a melhor faculdade de administração em BH

Artigo

7 dicas para escolher a melhor faculdade de administração em BH

A área administrativa oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho e opções variadas de atuação. Para seguir essa carreira, é importante escolher a melhor opção de faculdade de Administração em BH, garantindo mais competitividade e aumentando suas chances de sucesso.

O curso de Administração traz muitas possibilidades para os formados, que podem atuar em empresas, no setor público e empreender. Quando o estudante escolhe uma faculdade de qualidade, consegue uma formação completa capaz de posicioná-lo de forma destacada no mercado de trabalho.

Neste artigo, traremos sete dicas para escolher a melhor faculdade de Administração em BH. Confira nossas sugestões e faça uma decisão consciente!

1. Considere a infraestrutura

Um dos primeiros aspectos que devem ser analisados é a infraestrutura da instituição, pois os recursos oferecidos serão utilizados durante a graduação. Verifique se ela conta com uma boa biblioteca, com livros e materiais direcionados ao curso, contribuindo para uma formação completa.

Vale a pena observar as salas de aula, que devem ser confortáveis, a existência de laboratórios de informática e ambientes para eventos grandes e pequenos, como auditórios. Além disso, também é interessante checar a disponibilidade de internet no campus, porque essa ferramenta será fundamental para pesquisas e certas atividades.

2. Analise o reconhecimento do MEC

Outra maneira de verificar a qualidade do curso é pela nota do MEC (Ministério da Educação), que pode ser encontrada no site da instituição. O órgão do governo faz uma análise geral sobre cada graduação, avaliando a grade curricular, a infraestrutura, o corpo docente e outros fatores importantes, oferecendo uma visão geral sobre cada alternativa.

Ao escolher um curso reconhecido pelo MEC, esse aspecto valoriza o estudo e aumenta suas chances de sucesso no mercado de trabalho. Afinal, as empresas dão prioridade para profissionais que tiveram boa formação por entender que eles fizeram cursos de excelência e estarão mais preparados a atuar em sua função.

3. Consulte informações sobre o curso

Também é importante consultar as principais informações sobre o curso, como o tempo da graduação, quais são os períodos disponíveis, se ele oferece a modalidade a distância, entre outros pontos. Esses aspectos são relevantes para o seu planejamento pessoal, principalmente quando é necessário conciliar estudos e trabalho.

Lembre-se de avaliar a matriz curricular, que indica quais disciplinas fazem parte do curso e traz um panorama sobre a formação. Dessa maneira, é possível entender se os conteúdos de seu interesse estão inseridos e garantir que a instituição oferece todos os recursos necessários para formar um profissional completo.

4. Observe o corpo docente

Durante a procura de uma faculdade de Administração em BH, também é interessante verificar a qualidade do corpo docente. Afinal, os professores são responsáveis diretos pelo que será ensinado. Descubra quais são as qualificações, quantos são mestres e doutores e a experiência deles no mercado.

É importante lembrar de que os professores são elementos fundamentais para você conhecer melhor a área de atuação. Com experiência de mercado, eles também contribuem para os alunos encontrarem estágios e empregos, porque podem indicar bons nomes para as empresas.

Além disso, vale a pena conversar com ex-alunos para entender se os métodos e a didática dos professores são eficientes. Dessa maneira, você terá bons indicativos sobre a qualidade do corpo docente, não se limitando apenas às titulações.

5. Verifique os programas oferecidos

Uma formação completa não acontece apenas na sala de aula, portanto, vale a pena verificar quais são os programas oferecidos pela instituição. Uma faculdade de qualidade ajuda a promover grupos de estudo, ciclos de Administração, semanas de negócio, projetos de pesquisa, entre outras iniciativas, sendo um diferencial relevante para escolher a melhor opção.

É fundamental exercitar o seu lado prático profissional e social. A prática certa voltada à formação correta permite a exploração de todas as características profissionais necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.

Por isso, escolha uma instituição que auxilia na gestão e no desenvolvimento de planejamento estratégico, que ensina a trabalhar em grupo, entre outras habilidades necessárias para o futuro. Esses aprendizados permitem uma formação integral, qualificando o aluno para ter mais sucesso em sua vida profissional.

6. Priorize a qualidade de ensino

A qualidade de ensino é outra prioridade ao escolher a faculdade em BH, mas não é um aspecto fácil de ser avaliado. Uma boa estratégia é verificar a tradição e o prestígio da instituição. Dessa maneira, você terá uma ideia de como o mercado avalia os estudantes que se formam nesse local.

De maneira geral, a excelência é alcançada depois de um bom tempo de atuação, o que traz mais recursos e experiência para a instituição. Além disso, confira como esse curso foi avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de conhecer qual é o desenvolvimento de pesquisas científicas.

7. Avalie os preços

Além de todos os aspectos anteriores, também é essencial avaliar os preços da faculdade. Veja quais são os valores da mensalidade, as condições de pagamento, se é possível conseguir descontos especiais e como esse investimento se encaixa no seu orçamento.

Ao escolher uma instituição particular, investigue sobre a possibilidade de obter uma bolsa de estudos. É possível encontrar instituições que oferecem bolsas próprias ou decorrentes de programas do governo, como o Fies e o ProUni.

Algumas instituições ainda oferecem condições especiais, como a possibilidade de pagar uma parte enquanto estuda e outra parte depois de formado. Desse modo, você terá mais segurança para estudar, sem comprometer seu orçamento e sua saúde financeira.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para escolher a melhor faculdade de Administração em BH. Essa análise deve ser ainda mais criteriosa durante o momento da pandemia, pois é preciso encontrar as instituições que ofereçam cursos a distância e boas condições de pagamento.

A Faculdade Arnaldo oferece opções diferenciadas de vestibular e descontos exclusivos para novos alunos durante o período atual, sendo uma oportunidade interessante para o seu futuro profissional.

Gostou das nossas sugestões? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que mostra quais são as principais áreas de atuação de um administrador!

Mais do nosso blog

Posts relacionados

Artigo

Aulas online ao vivo: como funcionam e quais os benefícios para os alunos?

Entenda como o formato auxilia os alunos no processo de ensino. Fique por dentro do assunto no post!

Publicado em
17/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Como é trabalhar em Startup? Conheça o dia a dia de quem trabalha em uma

Possibilidade de rápido amadurecimento e colaborar com várias setores da empresa estão as características de quem trabalha numa startup. Veja mais neste artigo!

Publicado em
15/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Núcleo de Práticas Jurídicas: qual a importância para o futuro advogado?

Descubra por que o Núcleo de Práticas Jurídicas é indispensável para a formação do advogado!Sem dúvidas, a preparação do aluno de Direito depende de experiências teóricas e práticas que permitam entender a aplicabilidade do conhecimento acadêmico. Nesse sentido, o Núcleo de Práticas Jurídicas é fundamental nas instituições de ensino, uma vez que permite ao estudante ter uma experiência profissional prévia à formação. Mas, afinal, que atividades o núcleo desenvolve para ser considerado importante? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, elencamos para você alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir! O que é um Núcleo de Práticas Jurídicas? Núcleo de Práticas Jurídicas ou NPJ, como também costuma ser conhecido, é uma organização interna das instituições que se dedicam ao ensino jurídico. Seu principal objetivo é permitir que o aluno consiga compreender o trabalho normalmente atribuído a um advogado. Para ficar mais claro, essa organização poderia ser equiparada a um estágio no qual, necessariamente, os que vão estudar Direito precisam passar antes de se formar. Afinal, as atividades desenvolvidas nele são extremamente importantes na preparação para o mercado de trabalho e na aplicação de conceitos teóricos no dia a dia da profissão. Quais são as atividades desenvolvidas? Agora que você já sabe o que é e quais os objetivos do Núcleo de Práticas Jurídicas, vale conferir as atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto com professores nessa organização vinculada à faculdade. Primeiramente, é importante esclarecer que o núcleo atua tanto em casos hipotéticos e fictícios, como júri simulado, quanto em casos reais. Entre as atividades que podem ser realizadas estão o desenvolvimento de peças processuais, a realização de arbitragens e conciliação e a atuação em audiências e sessões. É necessário destacar que todas as ações são supervisionadas por profissionais para uma melhor experiência formativa sem qualquer prejuízo do cliente, a exemplo dos processos reais. Qual a sua importância formativa? Como visto, o Núcleo de Práticas Jurídicas é, em geral, o primeiro contato que o estudante tem com a prática da advocacia. Afinal, mesmo aqueles que fazem estágio em escritórios ou empresas fora da faculdade, costumam atuar em atividades menos complexas e mais periféricas. Além disso, fora dos muros da instituição o aluno não conta com o suporte dos professores. Desse modo, trata-se de uma grande oportunidade para dar os primeiros passos rumo ao futuro profissional, com a segurança da orientação do corpo docente para os pontos de melhoria. Outra relevância do núcleo para o futuro advogado é a possibilidade de identificação profissional. Por meio de atividades fictícias e reais, é possível ter um direcionamento e descobrir quais áreas do Direito mais despertam interesse. Sem dúvidas, o Núcleo de Práticas Jurídicas é de grande importância para a formação do acadêmico de Direito. Além de fazê-lo se destacar no mercado de trabalho, as atividades nele desenvolvidas também despertam a responsabilidade social, uma vez que contribuem para a defesa dos direitos da comunidade envolvida. Nesse sentido, é fundamental optar sempre por uma faculdade que mantenha essa estrutura pedagógica. E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de mais artigos como este!

Publicado em
10/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.