Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

7 dicas para escolher a melhor faculdade de administração em BH

Artigo

7 dicas para escolher a melhor faculdade de administração em BH

A área administrativa oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho e opções variadas de atuação. Para seguir essa carreira, é importante escolher a melhor opção de faculdade de Administração em BH, garantindo mais competitividade e aumentando suas chances de sucesso.

O curso de Administração traz muitas possibilidades para os formados, que podem atuar em empresas, no setor público e empreender. Quando o estudante escolhe uma faculdade de qualidade, consegue uma formação completa capaz de posicioná-lo de forma destacada no mercado de trabalho.

Neste artigo, traremos sete dicas para escolher a melhor faculdade de Administração em BH. Confira nossas sugestões e faça uma decisão consciente!

1. Considere a infraestrutura

Um dos primeiros aspectos que devem ser analisados é a infraestrutura da instituição, pois os recursos oferecidos serão utilizados durante a graduação. Verifique se ela conta com uma boa biblioteca, com livros e materiais direcionados ao curso, contribuindo para uma formação completa.

Vale a pena observar as salas de aula, que devem ser confortáveis, a existência de laboratórios de informática e ambientes para eventos grandes e pequenos, como auditórios. Além disso, também é interessante checar a disponibilidade de internet no campus, porque essa ferramenta será fundamental para pesquisas e certas atividades.

2. Analise o reconhecimento do MEC

Outra maneira de verificar a qualidade do curso é pela nota do MEC (Ministério da Educação), que pode ser encontrada no site da instituição. O órgão do governo faz uma análise geral sobre cada graduação, avaliando a grade curricular, a infraestrutura, o corpo docente e outros fatores importantes, oferecendo uma visão geral sobre cada alternativa.

Ao escolher um curso reconhecido pelo MEC, esse aspecto valoriza o estudo e aumenta suas chances de sucesso no mercado de trabalho. Afinal, as empresas dão prioridade para profissionais que tiveram boa formação por entender que eles fizeram cursos de excelência e estarão mais preparados a atuar em sua função.

3. Consulte informações sobre o curso

Também é importante consultar as principais informações sobre o curso, como o tempo da graduação, quais são os períodos disponíveis, se ele oferece a modalidade a distância, entre outros pontos. Esses aspectos são relevantes para o seu planejamento pessoal, principalmente quando é necessário conciliar estudos e trabalho.

Lembre-se de avaliar a matriz curricular, que indica quais disciplinas fazem parte do curso e traz um panorama sobre a formação. Dessa maneira, é possível entender se os conteúdos de seu interesse estão inseridos e garantir que a instituição oferece todos os recursos necessários para formar um profissional completo.

4. Observe o corpo docente

Durante a procura de uma faculdade de Administração em BH, também é interessante verificar a qualidade do corpo docente. Afinal, os professores são responsáveis diretos pelo que será ensinado. Descubra quais são as qualificações, quantos são mestres e doutores e a experiência deles no mercado.

É importante lembrar de que os professores são elementos fundamentais para você conhecer melhor a área de atuação. Com experiência de mercado, eles também contribuem para os alunos encontrarem estágios e empregos, porque podem indicar bons nomes para as empresas.

Além disso, vale a pena conversar com ex-alunos para entender se os métodos e a didática dos professores são eficientes. Dessa maneira, você terá bons indicativos sobre a qualidade do corpo docente, não se limitando apenas às titulações.

5. Verifique os programas oferecidos

Uma formação completa não acontece apenas na sala de aula, portanto, vale a pena verificar quais são os programas oferecidos pela instituição. Uma faculdade de qualidade ajuda a promover grupos de estudo, ciclos de Administração, semanas de negócio, projetos de pesquisa, entre outras iniciativas, sendo um diferencial relevante para escolher a melhor opção.

É fundamental exercitar o seu lado prático profissional e social. A prática certa voltada à formação correta permite a exploração de todas as características profissionais necessárias para o sucesso no mercado de trabalho.

Por isso, escolha uma instituição que auxilia na gestão e no desenvolvimento de planejamento estratégico, que ensina a trabalhar em grupo, entre outras habilidades necessárias para o futuro. Esses aprendizados permitem uma formação integral, qualificando o aluno para ter mais sucesso em sua vida profissional.

6. Priorize a qualidade de ensino

A qualidade de ensino é outra prioridade ao escolher a faculdade em BH, mas não é um aspecto fácil de ser avaliado. Uma boa estratégia é verificar a tradição e o prestígio da instituição. Dessa maneira, você terá uma ideia de como o mercado avalia os estudantes que se formam nesse local.

De maneira geral, a excelência é alcançada depois de um bom tempo de atuação, o que traz mais recursos e experiência para a instituição. Além disso, confira como esse curso foi avaliado no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), além de conhecer qual é o desenvolvimento de pesquisas científicas.

7. Avalie os preços

Além de todos os aspectos anteriores, também é essencial avaliar os preços da faculdade. Veja quais são os valores da mensalidade, as condições de pagamento, se é possível conseguir descontos especiais e como esse investimento se encaixa no seu orçamento.

Ao escolher uma instituição particular, investigue sobre a possibilidade de obter uma bolsa de estudos. É possível encontrar instituições que oferecem bolsas próprias ou decorrentes de programas do governo, como o Fies e o ProUni.

Algumas instituições ainda oferecem condições especiais, como a possibilidade de pagar uma parte enquanto estuda e outra parte depois de formado. Desse modo, você terá mais segurança para estudar, sem comprometer seu orçamento e sua saúde financeira.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para escolher a melhor faculdade de Administração em BH. Essa análise deve ser ainda mais criteriosa durante o momento da pandemia, pois é preciso encontrar as instituições que ofereçam cursos a distância e boas condições de pagamento.

A Faculdade Arnaldo oferece opções diferenciadas de vestibular e descontos exclusivos para novos alunos durante o período atual, sendo uma oportunidade interessante para o seu futuro profissional.

Gostou das nossas sugestões? Então, aproveite para ler outro artigo de nosso blog que mostra quais são as principais áreas de atuação de um administrador!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.