Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Pare de perder tempo! Veja como estudar online durante a pandemia

Artigo

Pare de perder tempo! Veja como estudar online durante a pandemia

A pandemia causada pela Covid-19 no trouxe uma situação atípica, pois diversas atividades cotidianas não podem ser realizadas devido à necessidade de isolamento social. Dentro desse contexto, é interessante saber como estudar online e aproveitar esse tempo de forma eficiente.

Uma boa maneira de utilizar esse tempo disponível de modo útil é estudar e adquirir novos conhecimentos, sejam gerais, sejam específicos de alguma área. Sendo assim, você consegue fazer algo realmente produtivo, adquirindo novas habilidades e se preparando melhor para o mercado de trabalho e para oportunidades que surgirão no futuro.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para quem deseja estudar online durante a pandemia e expandir seus conhecimentos. Aproveite nossas sugestões!

Defina seus horários de estudo

A organização é fundamental para quem deseja estudar durante a pandemia. É preciso definir um horário fixo de estudo, pois ele ajuda a manter sua rotina e respeitar o que foi estipulado. Quando não há um tempo certo para essa atividade, é possível que você deixe para depois e acabe não estudando o tempo necessário.

É importante fazer um planejamento que seja viável, ou seja, sem exageros ou sobrecarga de estudos. Lembre-se de reservar tempo para lazer, descanso e demais atividades que fazem parte do seu cotidiano. Escolha o horário da sua preferência e que costuma trazer bons resultados, pois assim, o tempo será aproveitado da melhor maneira.

Aproveite a educação a distância

Com a necessidade de isolamento as instituições de ensino permanecem fechadas, assim como a maioria das organizações. Diante desse cenário, a melhor opção é a educação a distância, já que por meio dela é possível adquirir novos conhecimentos de forma sistemática.

Os cursos EAD (ensino a distância) oferecem praticidade, já que é possível estudar em qualquer lugar e nos horários de sua preferência. Essa é uma modalidade reconhecida e que oferece um ensino de qualidade, principalmente quando boas instituições são escolhidas pelo aluno. Então, aproveite esse período para buscar mais conhecimento, por meio do estudo a distância, e explore tudo o que esse modelo tem a oferecer.

Faça um planejamento semanal

Outra forma de qualificar o estudo é fazendo um planejamento do que será abordado. Se possível, monte um cronograma semanal, pois deixar para ver o que vai estudar a cada dia pode atrapalhar a sua concentração e desperdiçar boa parte do seu tempo.

Procure classificar os conteúdos prioritários e os que devem vir em seguida. Uma forma de fazer essa classificação é dando prioridade para os temais mais difíceis e que precisam de maior concentração e deixando aqueles que você tem mais domínio ou facilidade para depois.

Lembre-se de que não basta fazer o planejamento, é preciso se esforçar para cumprir o que foi estabelecido. Completar o cronograma traz mais motivação e vontade para continuar evoluindo. Se perceber que as metas não estão dentro do seu alcance, faça modificações, até encontrar o modelo ideal para a sua realidade.

Prepare o ambiente

O ambiente de estudos também é muito importante para que esse tempo seja proveitoso. Procure um local com boa iluminação, que ofereça as condições necessárias, como uma boa cadeira, mesa, entre outros aspectos. Dessa maneira, você estará mais confortável para realizar suas atividades.

Dê preferência para os espaços que são mais silenciosos, pois isso impede que você se distraia com a movimentação de outras pessoas pela casa ou pelo barulho de aparelhos de televisão, por exemplo. A escolha do ambiente correto contribui para melhorar a sua concentração e garantir o aproveitamento dos conteúdos estudados.

Participe de grupos de estudos

Muitas pessoas têm dificuldade de se concentrar ou estudar sozinho. Uma boa solução para esse problema é participar de grupos de estudo online. Entre em contato com pessoas que tenham o mesmo interesse e combinem um jeito de se reunirem e trocarem informações importantes sobre determinados assuntos.

É possível marcar um horário e um dia para que todos fiquem conectados em uma ferramenta em comum. Além disso, é importante estabelecer um cronograma e algumas regras para que o tempo seja mais bem aproveitado. Aproveite esses encontros para tirar dúvidas, trocar experiências e conseguir dicas sobre hábitos de estudo ou sobre temas relevantes para o grupo.

Evite distrações

Entre os principais vilões do estudo online estão as distrações, pois elas prejudicam a produtividade e o aproveitamento do que está sendo estudado. Existem vários detalhes que tiram a sua concentração, como o movimento na rua, as notificações do celular ou barulhos dentro de casa. Seja qual for a distração, é preciso encontrar maneiras de evitá-las.

O estudo online ainda conta com uma armadilha, que é a variedade de recursos disponíveis na internet e nos seus dispositivos, sendo muito fácil deixar de estudar para se concentrar em outro elemento. Se necessário, desligue as notificações do seu celular e bloqueie sites que não estão relacionados com as matérias que estão sendo estudadas.

Estabelecer pequenos intervalos para se distrair e depois retomar os conteúdos, é uma estratégia que pode oferecer bons resultado. Enfim, identifique o que tira a sua atenção e veja o que pode ser feito para diminuir esse impacto.

Separe tempo para pausas saudáveis

É claro que estudar é muito importante, porém, também é preciso equilibrar os momentos de estudo com outras atividades e, principalmente, com as pausas. Em uma situação tão atípica como estamos vivendo, é fundamental cuidar da sua saúde mental, então, não deixe de descansar e fazer suas atividades prediletas.

Quando for necessário, pare um pouco para descansar, assista uma série ou faça qualquer outra atividade que traga prazer. Essas pausas ajudam não só com a sua saúde mental, mas contribuem para melhorar a sua concentração e garantir que o estudo será produtivo.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para quem deseja estudar online durante a pandemia. É interessante notar que as faculdades estão se adaptando para manter as aulas, oferecendo boas oportunidades para manter o planejamento de estudo do ano. Sendo assim, basta encontrar as melhores alternativas para a sua rotina e buscar evoluir durante esse período.

Gostou das nossas dicas de estudo? Então, aproveite para curtir nossa página no Facebook e receba outros conteúdos importantes para o seu desenvolvimento profissional!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.