Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Será que vale a pena estudar gastronomia? Descubra!

Artigo

Será que vale a pena estudar gastronomia? Descubra!

Quem tem interesse por cozinhar ou gerenciar um restaurante precisa buscar a formação correta para se destacar na área. Estudar gastronomia é a melhor alternativa, pois o curso traz o conhecimento prático e teórico para que os estudantes atuem no setor.

A habilidade natural na cozinha é interessante e pode trazer algumas oportunidades para o futuro, porém, a formação traz ao profissional, técnicas e conhecimentos que o colocarão em uma posição diferenciada no mercado de trabalho. Portanto, investir nos estudos é uma forma de buscar crescimento na carreira e de se preparar para as mais variadas áreas da gastronomia.

Neste artigo, entenderemos como funciona a graduação em gastronomia e por que é necessário fazê-la para se destacar na área. Além disso, mostraremos como escolher um curso de qualidade. Acompanhe a leitura!

Conheça como funciona o curso de gastronomia

O curso de gastronomia prepara os estudantes para atuar nas diversas atividades relacionadas a esse mercado. As possibilidades são mais amplas do que elaborar refeições, pois toda a estrutura do negócio faz parte do aprendizado. Desse modo, o aluno fica apto a comprar insumos, definir cardápios, coordenar equipes e abrir o próprio empreendimento.

Existem duas opções de formação na área. A primeira é o bacharelado, que tem duração de quatro anos e engloba aspectos práticos e teóricos. Uma alternativa é o tecnólogo, que dura dois anos e costuma ser mais focado na parte prática.

Grade curricular

As disciplinas se dividem entre conhecimentos teóricos e práticos. Com uma grande variedade de matérias práticas, o aluno aprenderá a preparar diversos pratos e comidas tradicionais, pães, bolos e doces, entradas, saladas, entre outras opções.

Por outro lado, a parte teórica terá o objetivo de ensinar como é a gestão de empreendimentos gastronômicos, como restaurantes, bares e bistrôs. Além disso, técnicas de marketing, controle de qualidade e escolha de ingredientes também fazem parte da grade curricular.

O currículo ainda engloba algumas disciplinas gerais, como sociologia, matemática, estatística, psicologia e direito. A área administrativa também não é esquecida, oferecendo matérias como funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e gestão financeira.

Possibilidades de atuação

A formação habilita os estudantes para atuar em restaurantes, hotéis, clubes, hospitais, empresas do setor, jornalismo gastronômico e indústria de alimentos. Também é possível se tornar um consultor, prestando assessoria na abertura de um estabelecimento ou mudança de cardápio.

O profissional também pode assumir a responsabilidade de treinamento, organização e planejamento em um estabelecimento. Além disso, prepara o estudante para abrir o próprio negócio, oferecendo mais uma oportunidade.

Entenda por que estudar gastronomia é essencial para o desenvolvimento profissional na área

Algumas pessoas ficam em dúvida se vale a pena estudar gastronomia, pois entendem que já conhecem as principais técnicas de cozinha e que isso seria suficiente para trabalhar na área. Entretanto, a formação é essencial para o desenvolvimento profissional e abre oportunidades maiores para a carreira.

Isso acontece porque durante a graduação o profissional aprende técnicas que serão úteis para o cotidiano. Esse aprendizado vai além do bom preparo dos alimentos, pois engloba a escolha dos ingredientes, a higiene e outros elementos que são cruciais para um serviço de excelência.

Além disso, a formação garante ao estudante, conhecimentos na área de gestão. Desse modo, ele aprende a lidar com as contas do negócio, a negociar com fornecedores e a manter a saúde financeira em dia. Essa é uma alternativa relevante para o cenário da profissão, pois o empreendedorismo possibilita mais oportunidades para a carreira.

Com um público cada vez mais exigente, restaurantes e outros estabelecimentos passaram a priorizar a escolha por profissionais qualificados que agreguem, ao estabelecimento, um serviço de qualidade. Desse modo, é preciso estar capacitado para oferecer ao mercado de trabalho técnica, conhecimento, habilidade, entre outras características.

Esse desenvolvimento completo só é atingido quando a pessoa busca a formação adequada. As disciplinas teóricas e práticas contribuem para formar um profissional dinâmico, capaz de atuar nas diferentes vertentes da profissão. Portanto, vale a pena investir nessa preparação.

Saiba como escolher um curso de qualidade

O mercado da área de gastronomia está em crescimento, ao mesmo tempo que é muito competitivo. Sendo assim, a habilidade natural não é suficiente para garantir uma vaga de trabalho, pois os restaurantes e demais estabelecimentos buscam profissionais formados e capacitados para as diversas atuações no setor.

Por isso, a escolha da instituição de ensino também é importante para maximizar as oportunidades no mercado de trabalho. É preciso analisar a infraestrutura, reputação da instituição, a qualidade do corpo docente e outros aspectos relevantes para uma educação de excelência.

A gastronomia é um curso muito prático, portanto, é uma graduação que exige infraestrutura de primeira para que o aluno tenha a oportunidade de aprender com qualidade. As cozinhas-laboratório, equipamentos e espaço para aprender são fundamentais para esse curso, portanto devem ser avaliados com cuidado.

O estudante também precisa conhecer o currículo do curso, verificando se ele oferece as disciplinas que são importantes para a formação. Além disso, o corpo docente também é um ponto de análise, pois os professores proporcionam um ensino de qualidade e conectam os estudantes ao mercado de trabalho.

A Faculdade Arnaldo é uma excelente opção para quem deseja se formar na área. Com reputação e experiência, oferece os laboratórios e a infraestrutura necessária para uma formação de qualidade, considerando os aspectos mercadológicos.

O tecnólogo oferecido prepara o estudante para planejar e executar todos os processos da gestão da área de alimentos e bebidas, de qualquer estabelecimento do setor. Além da prática de cozinha, ele também está preparado para atuar no âmbito de assessoria e/ou consultoria gastronômica e, ainda, no exercício da docência em cursos livres da área.

Neste artigo, vimos como estudar gastronomia é importante para se destacar na área e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. A formação oferece ao profissional, técnicas e conhecimentos que serão aplicados no cotidiano da profissão, trazendo um diferencial sobre seus concorrentes. Por isso, vale a pena investir nos estudos e preparar-se de forma adequada.

Quer saber mais sobre essa formação? Então, entre em contato conosco e conheça tudo sobre nosso curso de tecnólogo em gastronomia!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.