Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Descubra agora como se comportar em uma entrevista de emprego online

Artigo

Descubra agora como se comportar em uma entrevista de emprego online

A entrevista de emprego online está sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, pois o processo se torna mais ágil e menos custoso, facilitando o alcance de bons candidatos durante o processo seletivo. Essa prática se tornou ainda mais comum com a pandemia, pois não é possível realizar o processo de forma presencial.

Nesse tipo de entrevista, as empresas entram em contato com os candidatos por meio de videoconferências, que são feitas com o auxílio da tecnologia. O processo é muito semelhante ao presencial, porém, alguns detalhes podem fazer toda a diferença para quem deseja se sair bem na carreira.

Para facilitar a sua experiência, trouxemos algumas dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego online. Confira nossas sugestões e boa sorte!

Escolha um local adequado

Um dos primeiros passos é encontrar o local adequado para fazer a entrevista, pois mesmo não sendo presencial, ela não pode ser feita em qualquer ambiente. Procure um espaço que seja organizado, com boa conexão de internet e que não tenha muitas distrações.

Dê preferência para um local onde você se sinta confortável, pois sua postura e calma diante da câmera serão aspectos importantes. Além disso, tente encontrar um espaço que seja privado, pois, isso evita que outras pessoas atrapalhem a reunião, prejudicando sua concentração e desempenho.

Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência

Outro passo fundamental para que tudo ocorra bem, é conferir se os equipamentos e a conexão com a internet estão funcionando. Primeiramente você deve escolher em qual dispositivo fará a entrevista. Essa decisão muitas vezes depende do canal escolhido pela empresa, pois em alguns casos, é melhor optar pelo celular e em outros o notebook ou computador.

Depois de escolher o equipamento, é essencial testar a imagem, o áudio e a conexão. Os problemas técnicos podem inviabilizar a conversa ou trazer nervosismo, portanto, é preciso cuidar desses aspectos. Uma boa solução é realizar uma videochamada com algum amigo ou familiar para verificar se tudo está funcionando.

Cuide do vestuário

Uma boa dica para escolher a sua roupa é se vestir como se estivesse indo para uma entrevista presencial. Ainda que o processo seja feito de forma virtual, ele exige uma formalidade semelhante, por isso, é importante demonstrar cuidado e asseio pessoal, passando uma boa imagem para a empresa.

Escolha o seu vestuário de acordo com a formalidade da empresa que você deseja o cargo. Em todo o caso, é importante evitar roupas muito despachadas, como pijamas ou artigos de academia. A informalidade do ambiente online é importante, mas lembre-se que é a sua imagem profissional que está sendo analisada.

Saiba se portar diante da câmera

Como a entrevista será por vídeo, é importante olhar para a câmera e não para a tela, como se estivesse olhando nos olhos da pessoa. Esse será o contato mais próximo que você terá com o entrevistador, portanto, é importante passar segurança, calma e mostrar sua capacidade de argumentação.

Lembre-se também de cuidar do cenário que será mostrado. Verifique o enquadramento da câmera e evite que objetos desnecessários apareçam. Além disso, cuide da sua postura e posicionamento, garantindo que o principal da imagem seja o seu rosto e não outros elementos.

Priorize a preparação

Outro aspecto importantíssimo é se preparar para a entrevista. Por isso, reúna as informações necessárias sobre a empresa, sobre o cargo que você está procurando e demonstre interesse pelo processo. A preparação ajuda a controlar o nervosismo e traz argumentos importantes para serem abordados durante a conversa.

Além disso, esteja preparado para responder questões que são comuns em processos seletivos, como quais são seus sonhos, suas maiores qualidades e sua experiência profissional. Procure demonstrar que você se preparou para esse momento, passando segurança e respondendo de forma confiante.

Dessa maneira, você será capaz de conversar de forma natural e com menos preocupação sobre os assuntos que serão abordados. Essa habilidade de comunicação e argumentação pode ser notada pelo entrevistador, sendo uma forma de se destacar.

Controle o nervosismo e a timidez

O nervosismo faz parte das entrevistas, sejam elas, presenciais ou online, porém, a inteligência emocional é importante nesse contexto. Por isso, é importante procurar maneiras de controlar esse impulso e passar tranquilidade para o entrevistador. Tente manter a calma, falar com tranquilidade e demonstrar um bom raciocínio argumentativo.

Como falamos, a preparação é uma forma de evitar esse nervosismo, pois ajuda a não ficar perdido sobre os assuntos que serão abordados. Além disso, você também pode cuidar da sua noite de sono, garantindo uma postura mais calma para o momento.

A timidez também pode ser um problema, afinal, esse é o único contato da empresa com o candidato. Por isso, é importante demonstrar quem você é, pois, ao agir de forma tímida é provável que suas características não sejam notadas pelo entrevistador. Portanto, se esforce para conversar de forma natural e demonstre habilidade para se comunicar.

Tenha papel e caneta por perto

Durante a entrevista é normal que o entrevistador passe informações importantes para o processo, sendo necessário anotar o que ele está falando. A melhor opção é contar com caneta e papel por perto, pois ele permite que a conversa continue normalmente, sem a necessidade de fechar o vídeo para registrar a informação de modo eletrônico.

Além disso, o papel evita possíveis desencontros, como fechar a janela da chamada para anotar o que foi passado. É interessante marcar informações sobre o cargo, a empresa e outras etapas de seleção, pois isso demonstra interesse sobre o que está sendo falado e evita que você perca dados importantes para a continuidade do processo.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas sobre como se comportar em uma entrevista de emprego online. Essa modalidade é uma boa oportunidade para quem está procurando emprego, portanto, é imprescindível estar bem-preparado e controlar o nervosismo. Após o contato, lembre-se de acompanhar o processo, fique atento ao seu e-mail e novas comunicações da empresa.

Gostou das dicas sobre o assunto? Então, aproveite para ler nosso artigo que mostra a importância do perfil do LinkedIn para a carreira!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.