Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Quais os desafios de empreender no Brasil e como superá-los?

Artigo

Quais os desafios de empreender no Brasil e como superá-los?

Muitas pessoas não sabem que empreender no Brasil é uma tarefa recheada de desafios. Entretanto, é possível superá-los e lidar com os processos e com a competição do mercado por meio de algumas práticas e mudança de comportamento.

Quem opta por essa trajetória profissional deve saber que muitos fatores pesam na decisão de abrir um negócio. Por isso mesmo, é fundamental entender como anda o cenário nacional para se preparar e ser capaz de prosperar na carreira.

Listamos os principais desafios de empreender no Brasil e como é possível superá-los da melhor forma. Acompanhe!

Por que empreender no Brasil?

A escolha de seguir um caminho no empreendedorismo é uma opção interessante para quem deseja crescer e conquistar o sucesso, mas é preciso conhecer seus principais desafios para saber como enfrentá-los, obtendo resultados positivos na sua vida pessoal e profissional.

Muitas pessoas, por insatisfação ou outros motivos, largam o emprego em busca de melhores oportunidades, principalmente para começar um negócio. Essa trajetória, no entanto, é permeada por incertezas e obstáculos, o que faz com que muitos profissionais desistam rapidamente.

É fundamental desenvolver aspectos de liderança e autonomia para superar as situações adversas. Estudando as possibilidades, analisando o mercado e identificando as melhores oportunidades é possível sentir mais segurança para seguir em frente e ter destaque na sua área de atuação.

Devido à complexidade de iniciar uma carreira no empreendedorismo, como ser o seu próprio chefe, construir todos os aspectos do negócio e ter que lidar com a questão financeira, é preciso ter uma dose extra de responsabilidade e comprometimento. Isso acontece porque os desafios podem acabar dificultando o controle do empreendimento de uma forma geral.

Quais são os principais desafios do empreendedorismo?

Empreender no Brasil é uma tarefa que envolve diversas burocracias, portanto é preciso ser persistente para encarar os desafios que o mercado apresenta. Separamos os principais obstáculos que surgem na vida do empreendedor. Acompanhe!

Alta carga tributária

Diversos profissionais enxergam dificuldades no momento de arcar com os valores dos impostos que uma empresa demanda, muitas vezes por desconhecimento ou pela alta carga de burocracia dos processos tributários — ainda mais no Brasil, que é um país que cobra muitos impostos.

Isso ocasiona, na maior parte das vezes, um gerenciamento falho das finanças da empresa, fazendo com que o negócio tenha a sua saúde financeira abalada. O ideal, nesses casos, é contratar um profissional contábil para lidar com os recursos e processos da companhia, evitando erros de contabilidade que prejudiquem o bom andamento do empreendimento.

Processos burocráticos para abrir o negócio

O Brasil é um dos países mais burocráticos quando se trata de abrir um negócio. Devido a isso, muitos profissionais sentem medo de concretizar a vontade de empreender, mas saiba que isso não deve ser um impedimento.

Mesmo que isso afete o seu humor e exija uma alta carga de paciência, é preciso ser persistente e entender que o primeiro passo é acreditar no potencial da sua ideia para que ela seja, de fato, materializada. Com isso, você já terá enfrentado um dos maiores obstáculos do empreendimento, podendo, posteriormente, direcionar seus esforços para alavancar o planejamento da empresa.

Gestão eficiente da empresa

Realizar uma gestão empresarial com eficiência requer conhecimentos específicos em cada área de atuação dentro da companhia. Nesse sentido, o gestor deve manter o empreendimento o mais organizado possível para ver os resultados aumentarem e para conquistar um diferencial competitivo.

Atualmente, existem inúmeras plataformas e ferramentas que otimizam e tornam a rotina de trabalho facilitada. Contando com a ajuda da tecnologia, por exemplo, a atuação dos colaboradores na empresa pode ser ainda mais significativa, uma vez que as tarefas mais complexas são alocadas para o sistema de gestão.

Captação de clientes

Outro ponto que gera bastante preocupação nos profissionais é captar e conhecer o perfil do público do negócio. Mesmo que a empresa ofereça bons serviços e diferenciais, é preciso investir em uma estratégia eficaz para que os objetivos e a missão do empreendimento sejam atrativos.

Dessa forma, é fundamental realizar um planejamento e investir no relacionamento com as pessoas ao seu redor. Bons empreendedores têm o dom da comunicação, fator que influencia diretamente no sucesso de uma ideia.

Como superar os desafios e obter sucesso profissional?

Agora que você já conhece os principais desafios de abrir um negócio, separamos algumas dicas para que seja possível enfrentá-los da melhor forma e ver a empresa prosperar.

Invista em capacitação

O primeiro ponto ao qual o profissional deve estar atento é em relação à sua capacitação diante do mercado. É preciso, mais do que tudo, manter-se atualizado e estudar os fatores e as tendências da concorrência, principalmente visando melhores resultados para o futuro.

Planeje-se e estabeleça metas

Com um bom planejamento é possível conhecer as oportunidades e reduzir inúmeros riscos para o negócio. Desse modo, o profissional deve realizar um levantamento sobre tudo o que diz respeito ao funcionamento do empreendimento, estabelecendo metas reais e que colaborem para a elaboração de melhores possibilidades para a empresa.

Seja persistente

A persistência é uma das maiores características de um empreendedor de sucesso. Diante de tantos obstáculos, é fundamental pensar no longo prazo, lembrando sempre que o crescimento da empresa depende diretamente do comportamento do líder. Assim, ser flexível e se adaptar aos diferentes cenários é um fator imprescindível para quem opta por essa trajetória.

Tenha autoconfiança

Para ser capaz de enfrentar as mais diferentes adversidades, um aspecto essencial é cultivar a autoconfiança. Isso significa que é preciso ter segurança suficiente para encarar as avaliações e as críticas que surgirem, sem que isso abale o bom andamento do negócio. Dessa forma é possível constituir uma empresa consolidada e tomar decisões de maneira mais equilibrada.

Mesmo que pareça difícil à primeira vista, empreender no Brasil é totalmente possível. Lembre-se de desenvolver as habilidades interpessoais necessárias para que você consiga aperfeiçoar cada vez mais o seu negócio. Com isso, será possível obter resultados duradouros, atingindo um bom patamar em relação à concorrência.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Para continuar por dentro de outras dicas como essas, curta a nossa página no Facebook!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.