Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que é empreendedorismo digital e como se destacar nesse mercado?

Mercado

O que é empreendedorismo digital e como se destacar nesse mercado?

A crise no mercado de trabalho e o crescimento da internet estão entre os motivos que levam um grande público a considerar novas formas de ganhar dinheiro. O empreendedorismo digital é uma alternativa de ocupação que pode trazer vantagens interessantes.

Com certeza, as possibilidades de fazer um negócio online são muitas e podem trazer resultados interessantes, mas também exigem dedicação e estudos. É preciso entender qual é a sua área de atuação, os produtos que se adaptam ao seu modelo e como será a sua estratégia.

Neste artigo, vamos entender o que é empreendedorismo digital e algumas de suas vantagens. Além disso, mostraremos o que deve ser feito para começar na área. Acompanhe a leitura!

O que é o empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é um modelo de negócio que tem a sua base comercial no ambiente online. Então, podemos afirmar que ele trata da venda de produtos ou serviços pela internet.

Existem várias alternativas de trabalho nessa área, como o desenvolvimento de produtos — entre eles apostilas, materiais digitais, cursos e consultorias. Além disso, é possível atuar comercializando produtos de terceiros, oferecendo serviços, entre outras oportunidades interessantes.

Quais as vantagens desse modelo?

São muitas as vantagens de investir em um modelo de negócio digital. Vamos entender como essa oportunidade pode trazer bons resultados!

O custo inicial é menor

A grande vantagem de investir nessa área é o custo inicial baixo. Isso fica claro ao comparar com um empreendimento tradicional, que requer um investimento alto para o estabelecimento do negócio.

Como não precisa de uma estrutura física complexa e nem o gasto com inúmeros funcionários, possibilita que os custos com manutenção e equipe sejam menores, gerando um investimento inicial mais baixo.

A flexibilidade é maior

A flexibilidade de um empreendimento digital é outra vantagem interessante. É possível trabalhar no momento mais interessante para você. Cada pessoa tem um horário preferido para realizar seus afazeres, sendo que em uma empresa tradicional não é possível escolher o cronograma, já que os colaboradores precisam respeitar as decisões da administração.

Trabalhar nesse ambiente também oferece flexibilidade para as atividades. Quem definirá como as tarefas devem ser feitas é você. Isso ajuda a melhorar a qualidade de vida, dando tempo e espaço para conciliar os compromissos pessoais e o trabalho.

As barreiras geográficas não são um empecilho

As vendas nessa modalidade podem ser feitas para qualquer pessoa, sem limitação geográfica. Isso significa que o cliente não precisa ir até a sua loja, nem morar perto do seu empreendimento para que a venda seja concretizada.

No caso de produtos físicos é preciso enviar por alguma transportadora ou pelos Correios, sendo possível escolher a melhor solução logística para cada caso. Com os materiais digitais é ainda mais fácil, já que é preciso apenas liberar o acesso ao conteúdo vendido.

Como se tornar um empreendedor digital?

Agora, que conhecemos algumas vantagens desse modelo, traremos dicas de como se tornar um empreendedor digital de sucesso. O ideal é realizar um plano de ação baseado em etapas para que o negócio seja colocado em funcionamento de forma correta. Confira nossas sugestões!

Definir o nicho em que deseja atuar

A internet possibilita que você venda para diversos públicos diferentes, alcance pessoas de todos os perfis e localidades. Para ter o sucesso na área, porém, é importante definir qual é o seu nicho e que tipo de cliente você pretende cativar.

Busque resolver um problema específico de um grupo de pessoas e trabalhe de forma que vá alcançá-los. Vender um produto ou serviço muito genérico pode ser uma estratégia desastrosa, já que ao buscar alcançar todo mundo você pode não resolver a dificuldade de ninguém.

Estabelecer um plano de negócios

Nenhum negócio chega ao sucesso sem um bom planejamento. Não adianta começar a empreender na internet se você não tem objetivos. Além de definir metas, é preciso saber o que precisa ser feito para manter o seu planejamento financeiro em dia.

O ideal é estudar sobre empreendedorismo, reunir informações sobre a sua área de atuação e entrar com uma boa ideia do que será feito. É preciso agir de forma planejada para que os primeiros passos sejam firmes e seguros.

Pensar em como monetizar o empreendimento

Seja qual for o seu empreendimento digital, é fundamental pensar em como você vai ganhar dinheiro com ele. Um negócio que não tem uma maneira clara de gerar recursos está fadado ao sofrimento, sendo provável que não atinja o potencial esperado.

As pessoas vão pagar pelo seu produto ou serviço? Isso vai ser feito de que modo? O produto é pago de uma só vez ou é preciso fazer uma assinatura? Qual será o preço? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas antes de colocar o negócio em funcionamento.

Lembre-se de calcular se o preço será suficiente para manter o negócio de forma sustentável. Calcule também quanto tempo será necessário para ter o retorno sobre o investimento inicial e estipule uma meta para os seus ganhos.

Divulgar o seu negócio

Além de organizar todas as etapas anteriores, é essencial pensar em como será a divulgação. De nada adianta ter um produto ou serviço de qualidade se ninguém sabe da sua existência.

É possível utilizar as redes sociais como uma estratégia sólida de divulgação. Além disso, é recomendado usar anúncios pagos no Google Ads e Facebook Ads, que também podem trazer resultados interessantes. Para aumentar a efetividade dessas estratégias, é importante conhecer bem o seu público-alvo, sabendo qual é o tipo de conteúdo que eles gostam e em quais canais estão presentes.

Neste artigo, conferimos o que é o empreendedorismo digital e as vantagens que ele oferece. Essa é uma modalidade que exige muita dedicação do empresário, sendo fundamental adquirir conhecimento para atuar da melhor forma possível no mercado. As oportunidades são variadas, por isso, é importante estar preparado para aproveitar ao máximo esse potencial e estabelecer um negócio que traga satisfação pessoal e mude a sua carreira.

Gostou de conhecer mais sobre esse assunto? Então, aproveite para ler outro artigo do nosso blog que mostra por que vale a pena empreender!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.