Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...

Tags

No items found.
empreendedores da gastronomia

Cozinhar é mais do que uma profissão — é uma verdadeira arte que detém muitos aspectos fundamentais sobre a cultura e a história de um determinado povo ou local. Além disso, é uma ótima ferramenta para se expressar e dar vazão à criatividade e inovação. Sendo assim, cada vez mais empreendedores da gastronomia se tornam um sucesso no mercado.

No entanto, para se dar bem nesse setor, é preciso ter, além de muito talento, bastante garra, perseverança e, claro, visão de negócios. Um bom exemplo disso é a personagem Maria da Paz, da novela A Dona do Pedaço, que construiu um verdadeiro império com as suas produções culinárias começando do zero.

Pensando nisso, preparamos uma lista com a história de alguns dos maiores nomes da gastronomia no Brasil, mostrando como esse tipo de empreendimento tem rendido bons frutos, desde que o chef demonstre inteligência na hora de lidar com a solidificação de seu nome no mercado gastronômico. Boa leitura!

1. Paola Carosella

É praticamente impossível iniciar uma lista sobre empreendedores da culinária sem mencionar o grande nome de Paola Carosella. A chef argentina — que mora no Brasil desde 2001 e aqui construiu a sua carreira de sucesso — é um verdadeiro exemplo de perseverança e talento unidos a uma grande visão de mercado.

Quando começou a cozinhar, ainda na Argentina, Paola se viu sem ter sequer a chance de cursar uma graduação em Gastronomia. Sendo assim, viajou pelo mundo para estudar e adquirir experiência. Enfrentou muitas dificuldades e, hoje, é dona de dois grandes restaurantes na capital paulistana e faz também muito sucesso como uma das juradas do programa MasterChef.

2. Cissa Borges e Javy Larroquet

Além de ter uma boa visão de mercado, é importante que empreendedores tenham também ideias inovadoras e uma boa dose de criatividade. Esses fatores, sem dúvidas, foram essenciais para que o casal Cissa Borges e Javy Larroquet obtivesse o merecido sucesso no ramo gastronômico.

Donos e idealizadores do La Mesa, que fica em Itaipava (RJ), o casal surfou na onda do movimento slow food ao ter a ideia para o empreendimento. A proposta é comer, literalmente, sem pressa. As reservas são de grupos pequenos e a comida é feita na hora, em meio a um clima aconchegante regado a boas conversas e muita intimidade.

3. Robinson Shiba

Você provavelmente já ouviu falar sobre o China in Box, certo? Essa brilhante ideia de mercado partiu da mente de Robinson Shiba, que faz parte do núcleo de integrantes do programa Shark Tank Brasil. Ele, que inicialmente estudava Odontologia, revolucionou o mercado gastronômico com uma ideia simples — comercializar a culinária chinesa em pequenas caixinhas individuais.

Após passar uma temporada nos Estados Unidos, Shiba voltou ao Brasil e deu início ao seu empreendimento. A jornada não foi nada fácil, mas no início dos anos 90 ele abriu a primeira loja em Moema, bairro da cidade de São Paulo. A empresa virou uma referência no setor de fast-food e serve como inspiração para muitas jovens marcas.

4. Alberto Saraiva

Alberto Saraiva é outro grande nome do ramo de culinária no Brasil. Ele é o fundador do Habib’s, uma referência quando falamos sobre gastronomia e sucesso no mercado. Sua história é bastante interessante e desafia todas as probabilidades e lógicas possíveis, já que ele é um médico português que, em nosso país, encontrou seu lugar ao sol comercializando comidas típicas árabes.

Em meio a uma história de muitas dificuldades e perseverança, Saraiva conseguiu despontar como um grande empresário apesar de todos os obstáculos. Seu amor pela gastronomia começou enquanto ajudava seu pai, um português, em uma padaria de família. Assim, ele começou os seus negócios enquanto estudava Medicina.

5. Sheila Morello

Quem disse que o lugar de uma mulher é apenas na cozinha? A blogueira Sheila Morello, em seu canal na web Esposa Estagiária, mostra que esse conceito é algo que já ficou no passado. Conciliando carreira, vida pessoal e a paixão pela gastronomia, Morello começou o blog para mostrar que é possível comer bem mesmo em meio à rotina corrida.

Atualmente, Sheila comanda o próprio empreendimento, o La Dolce Vita Doceria. Nele, ela explora as suas raízes italianas e prepara sobremesas tradicionais com um toque de modernidade. Seu foco, hoje, é unir sabor aos conceitos de independência e família, mostrando que a mulher pode estar onde ela bem entender sem perder a sua essência.

6. Talita Viza

Talita Viza é uma grande representante da culinária caseira no Brasil. O seu ramo de interesse são os sorvetes, produzidos com muito amor e a preocupação de terem, ao mesmo tempo, a qualidade de um produto industrializado e os ingredientes selecionados de uma produção caseira. O resultado final é aquele tão apreciado sabor de infância.

A Alento Sorvetes, empresa mineira, é hoje uma das grandes representantes do ramo no mercado nacional. Ela se tornou uma marca premiada e que está, pouco a pouco, conquistando cada vez mais espaço no cenário brasileiro. Talita, inclusive, hoje ministra cursos de gastronomia com toques de empreendedorismo para pessoas que buscam se especializar nessa área.

7. Carol Mesquita e Fagner Rodrigues

Se você costuma navegar pelo YouTube em busca de receitas e boas ideias referentes à culinária, é muito provável que já tenha conhecido esses dois personagens. Carol Mesquita e Fagner Rodrigues são os responsáveis pelo canal Culinária de 2, um grande sucesso nas redes sociais.

Além disso, Carol também é professora e ambos são grandes empreendedores do ramo. Recentemente, abriram o empreendimento Bolos da Carol, que é especializado em confeitaria. Além disso, o casal não mostra sinais de que está cansado: eles também trabalham como administradores em um restaurante-escola que tem como objetivo formar os novos nomes da gastronomia brasileira.

Gostou de conhecer esses empreendedores da gastronomia? Como podemos ver, é possível obter o merecido sucesso e, ao mesmo tempo, fazer aquilo que se ama. Por isso, não desista de seus sonhos! Procure sempre uma boa profissionalização em qualquer área que você tenha interesse e prepare-se para alcançar seus objetivos profissionais.

Para alcançar esses objetivos, no entanto, precisamos nos qualificar bastante. Uma boa maneira é optar por cursos profissionalizantes, inclusive na área de empreendedorismo. Por isso, separamos um post incrível para que você conheça os cursos para empreendedores e os seus principais benefícios!

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.