Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Educação a distância e educação remota: quais as diferenças?

Artigo

Educação a distância e educação remota: quais as diferenças?

Estamos vivendo um tempo diferente, onde as aulas presenciais não estão acontecendo na maioria das instituições educacionais devido à necessidade de distanciamento social. Nesse contexto, a educação a distância e a educação remota ganharam espaço, entretanto, elas não são a mesma coisa.

As duas modalidades acontecem com o auxílio da tecnologia, mas uma já é consolidada no cenário educacional brasileiro enquanto a outra surgiu como uma solução para esse momento de instabilidade. É importante conhecer essas diferenças para saber qual modelo pode ser mais interessante para os seus estudos, além de entender como as instituições estão mantendo seus cronogramas estudantis.  

Neste artigo, vamos apresentar os conceitos de educação a distância e educação remota e as principais diferenças entre elas. Continue a leitura!

O que é educação a distância?

A educação a distância, ou EAD, é a forma de ensino online mais conhecida, pois já faz parte da grade de diversas instituições de ensino. Nela, a maioria das aulas é gravada, com apenas algumas videoconferências com o objetivo de tirar dúvidas. Em certos casos, o curso é 100% gravado. Em vez de falar diretamente com o professor, esses cursos têm um tutor para acompanhar o progresso dos alunos.

Os materiais são padronizados e produzidos em larga escala. Desse modo, não há diferença entre uma pessoa que faz determinado semestre em um ano e a que o cursa no ano posterior, pois não há personalização do ensino.

O que é educação remota?

A educação remota é um modelo que cresceu com a pandemia, já que diversas instituições precisaram optar por essa modalidade para não pararem os seus cronogramas estudantis. As aulas podem ser gravadas, mas costumam acontecer ao vivo, sendo que a prática mais comum é que elas aconteçam nos dias e horários em que aconteceriam as aulas presenciais.

O material utilizado é elaborado pelo professor da disciplina, pensando nos estudantes de cada turma, dando atenção às necessidades individuais e coletivas. Por isso, os conteúdos são personalizados, com um plano de ensino próprio e um cronograma adaptado para a situação.

Quais são as principais diferenças entre as duas modalidades?

Depois de entender mais sobre esses dois conceitos, você agora vai conhecer as principais diferenças entre eles. Confira!

Método de aprendizagem

No EAD existe mais flexibilidade, pois a maioria das aulas são gravadas e podem ser assistidas em qualquer horário, dando ao aluno a opção de encaixar o estudo no momento que for mais confortável para ele.

Na aprendizagem remota o modelo presencial é virtualizado, sendo assim, as aulas são transmitidas ao vivo e os professores e alunos participam simultaneamente. Desse modo, dúvidas e interações podem ser feitas, assim como aconteceria em uma aula presencial.

Avaliação

Na educação a distância, a avaliação é feita com base em provas presenciais e, em alguns casos, atividades na plataforma de ensino utilizada pela instituição. No modelo remoto, não existe um padrão para essas avaliações, que podem ocorrer de modo contínuo ou de acordo com as ideias de cada professor.

Horários

Os horários também diferem nessas modalidades. No modelo remoto os estudantes devem seguir o mesmo cronograma que existiria se os encontros fossem presenciais, ou seja, se o período de estudo era o matutino, a aula será transmitida no mesmo horário e nos mesmos dias que já estavam planejados.

Já no EaD a flexibilidade é muito maior, permitindo que cada estudante assista às aulas no momento que seja de sua preferência. Desse modo, é mais fácil encaixar o estudo na rotina e nenhum professor precisa estar online para que a aula ocorra.

Uso da tecnologia

O uso da tecnologia também é uma diferença marcante entre as modalidades. O ensino remoto pode ser feito por meio de aplicativos e salas de aula virtuais, como a do Google Classroom ou do Zoom, para disponibilização das atividades, vídeos, entre outros materiais. Desse modo, ele é mais simples, pois deve apenas suprir essa necessidade atual.

Por outro lado, no EaD esse ambiente precisa ser mais completo e complexo, facilitando o acesso simultâneo dos estudantes em diversos horários. Também é preciso ter um sistema que facilite o compartilhamento de vídeos, transmissões de aula, fóruns e outras atividades que sejam necessárias. Desse modo, as instituições que oferecem essa alternativa precisam investir em sistemas que sejam capazes de suportar os acessos e oferecer boas condições de estudo para todos.

Solução temporária ou permanente

O ensino EaD é uma modalidade que existe há anos, dando uma oportunidade para que os estudantes escolham esse modelo para seus cursos. Desse modo, essa é uma solução permanente e que continuará existindo em todas as situações.

Já o modelo remoto foi uma saída encontrada para substituir as aulas presenciais, que não podem ser feitas devido à necessidade de distanciamento social. Sendo assim, essa é uma modalidade temporária, que não deve ser utilizada em outros momentos, a menos que seja preciso.

Atuação do professor

A atuação do professor também apresenta diferença nas duas modalidades. No modelo a distância os professores recebem a grade do curso e os conteúdos das disciplinas, preparam as aulas, revisam, ajustam e deixam elas prontas para serem gravadas. Desse modo, todas as atividades são gravadas em sequência, não exigindo a presença constante do docente.

Sendo assim, não é possível entrar em contato com o professor a qualquer momento. Entretanto, o tutor responsável está sempre disponível para receber as questões dos estudantes e resolver os problemas e dúvidas que podem surgir.

Na educação remota, os professores estão interagindo com os estudantes em todos os momentos, pois as aulas acontecem de forma simultânea. Por isso, é possível tirar dúvidas ao vivo, por meio do e-mail ou por outro contato online disponibilizado pela instituição.

Neste artigo, explicamos as diferenças entre educação a distância e educação remota, duas modalidades de ensino que estão sendo bastante utilizadas no contexto atual. A Faculdade Arnaldo está promovendo aulas remotas durante este período de pandemia, não deixando que os alunos dos cursos presenciais sejam prejudicados pela necessidade de distanciamento. Além disso, a instituição oferece cursos com a metodologia EaD, dando a flexibilidade necessária para os estudantes que preferem esse modelo de ensino.

Gostou de aprender um pouco mais sobre este tema? Então aproveite para conferir o nosso artigo que explica o que é e como funciona o mobile learning!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.