Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Direito Digital: veja como é a atuação nessa área!

Artigo

Direito Digital: veja como é a atuação nessa área!

Gosta de lidar com a internet e com as suas particularidades? Então, este post foi feito especialmente para você! Hoje, conversaremos sobre o Direito Digital, uma especialidade que está em pleno crescimento e que se tornará, nos próximos anos, cada vez mais relevante no cenário nacional.

De acordo com um levantamento feito em 2019, 70% dos brasileiros têm acesso à internet. Esse é um cenário que mostra que as fronteiras, sejam elas nacionais ou internacionais, já não têm tanta relevância, como era observado em outros tempos. Com essa integralização e democratização, os “problemas” sociais migram para uma interface cibernética.

O crescimento do número de usuários fez com que houvesse, também, um aumento na demanda por profissionais especializados em lidar com as questões jurídicas aplicadas ao mundo da internet. Por isso, falaremos sobre o Direito Digital e a atuação desse profissional no mercado!

O que é o Direito Digital?

O Direito Digital, como o próprio nome já nos indica, é a aplicação dos conceitos jurídicos ao âmbito cibernético. Ele surgiu a partir das demandas sociais do século XXI, ou seja, graças à necessidade de aplicação de leis e normas no mundo da internet, hoje “habitado” por uma parcela considerável da população.

Aqui, o trabalho do profissional — que pode ou não necessariamente ser da área do Direito, como veremos mais a seguir — é basicamente o mesmo de um advogado comum: fazer valer as leis e garantir a sua estabilidade em um meio que, muitas vezes, parece ser “terra de ninguém”, boa parte em razão da impessoalidade das relações.

Um dos principais eventos relacionados ao Direito Digital foi a criação do Marco Civil da Internet, ou Lei 12.965, em 2014. Esse documento é um conjunto de normas e regras que devem ser seguidos pelas pessoas quando interagirem online. Assegura, portanto, os direitos e os deveres do usuário da web em todo o Brasil.

Por que esse campo está em expansão no Brasil?

Como vimos no início de nossa conversa, cada vez mais pessoas estão conectadas à internet. O que parecia ser um bem inacessível até poucas décadas atrás, hoje é altamente democratizado e com acesso até mesmo em localidades mais remotas.

A popularização dos smartphones, dispositivos estão cada vez mais difundidos e acessíveis, também foi um importante passo nessa realidade, já que podemos nos conectar de forma remota e móvel, em qualquer lugar, a qualquer horário.

Por isso, foram criadas delegacias dedicadas exclusivamente voltadas aos crimes digitais e uma série de normas que precisam ser seguidas no âmbito digital. Isso faz com que essa seja uma área em plena expansão, por seguir as tendências e necessidades de uma sociedade que hoje se comunica e interage fortemente pela internet.

Como é o mercado para o especialista em Direito Digital?

Agora que já compreendemos melhor as atribuições de um especialista em Direito Digital e sabemos da sua importância para a sociedade, chegou o momento de discutirmos um ponto essencial: o mercado de trabalho para esses profissionais. Afinal, investir em um segmento de carreira é algo que requer uma análise dos diversos cenários que a envolvem.

De modo geral, esse é um profissional que, crescentemente, vem sendo mais requisitado nas empresas e até mesmo no âmbito público. Lidar bem com as particularidades da internet não é algo que todos saibam fazer, assim, é importante contar com a consultoria de pessoas especializadas no assunto.

Além disso, com a criação de órgãos específicos para a fiscalização de ocorrências da internet, é natural que, com os anos, esse profissional passe a ser ainda mais importante nas mais variadas esferas da sociedade. É um mercado com altas perspectivas de crescimento.

Qual é o perfil desse profissional?

Fazer uma especialização em Direito Digital é uma boa maneira de desenvolver novas habilidades e se colocar no mercado de maneira incisiva. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não são apenas os bacharéis em Direito que podem seguir essa carreira.

Algumas instituições fazem essa limitação, mas em outras, bacharéis das seguintes áreas também podem se candidatar ao tipo de curso:

  • Engenharia da Computação;
  • Ciência da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Gestão em Tecnologia da Informação
  • Administração;
  • Entre outros.

Além disso, podemos também citar algumas características que podem ser relevantes para esse tipo de profissional. Elas são:

  • interesse (e facilidade) na tecnologia;
  • empatia;
  • facilidade de comunicação;
  • facilidade em compreender a dinâmica da internet;
  • alta capacidade de acompanhar mudanças rápidas na sociedade.

Vale a pena ressaltar que todas essas características serão trabalhadas ao longo da pós-graduação. No entanto, tê-las em mente logo no início é um bom modo de começar.

A pós-graduação nessa área é uma maneira muito interessante de contribuir para a sociedade e, de quebra, obter grandes oportunidades em sua carreira. A seguir, falaremos melhor sobre essas questões!

Quais são os benefícios de fazer uma pós-graduação na área?

Agora, vamos falar sobre alguns dos benefícios de investir nesse tipo de pós-graduação. Vamos lá?

Boas oportunidades na carreira

A primeira grande vantagem é a possibilidade de abertura de rumos na carreira, algo proporcionado de maneira muito particular no caso das pós-graduações. Contar com esse tipo de curso no currículo é muito valioso!

Dia a dia diversificado

Outro benefício dessa carreira, em particular, está no dia a dia cheio de novidades e coisas diferentes. É um campo muito indicado para quem busca dinamismo na vida profissional, com dias que diferem completamente uns dos outros, ainda que as atribuições feitas sejam as mesmas.

Possibilidade de ajudar a sociedade

Essa também é uma carreira importantíssima para a sociedade. Por isso, quem gosta de ajudar as pessoas se beneficiará bastante com esse tipo de atribuição.

Mercado pronto para ser desbravado

Por fim, uma vantagem interessantíssima é a possibilidade de desbravar o mercado, que conta com poucos profissionais especializados e uma grande variedade de oportunidades que estão esperando por você!

Agora que você já conhece a especialização em Direito Digital e sabe quais são as suas principais características (além de conhecer importância desse especialista para a sociedade), não perca tempo! Comece o quanto antes a pesquisar a melhor instituição para dar continuidade aos seus estudos!

Uma ótima opção é a pós-graduação em Direito e Tecnologia da Faculdade Arnaldo, que capacita o estudante a atuar nessa área tão promissora. Acesse o site e confira as principais características do curso!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.