Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Pensando no futuro: veja como investir no seu desenvolvimento profissional!

Artigo

Pensando no futuro: veja como investir no seu desenvolvimento profissional!

Quem deseja se destacar no mercado precisa investir em dois pontos muito importantes: planejamento e desenvolvimento profissional. O ideal é ter objetivos claros e fazer planos de curto, médio e longo prazo. Assim, é possível assumir o controle de sua carreira e conquistar exatamente o que almeja.

Quando você se planeja, tem mais foco, garante a automotivação e pode acompanhar melhor o seu progresso. Sabendo disso, preparamos um conteúdo especial para auxiliar seu desenvolvimento profissional.

Veja nossas dicas e comece hoje mesmo a criar um plano de carreira eficiente, além de saber como um curso de especialização pode ajudar nesse quesito!

O que são planos de curto, médio e longo prazo?

Como dissemos, iniciar um desenvolvimento profissional exige muito planejamento. Nesse sentido, ao determinar planos de curto, médio e longo prazo, você poderá nortear a sua caminhada até o sucesso, mantendo o foco e estando pronto para concretizar seus sonhos.

Para ajudar nessa tarefa, explicamos a seguir exemplos práticos de como funciona cada um dos planos. Confira:

  • planos de curto prazo: devem ser realizados em menos de um ano, como o planejamento para fazer sua matrícula em um curso de pós-graduação;
  • planos de médio prazo: aqueles que você pretende efetuar dentro de um a cinco anos. A conclusão de uma pós-graduação entra nesse período, por exemplo;
  • planos de longo prazo: são planos que a pessoa espera realizar em, pelo menos, cinco anos, como se tornar fluente em uma nova linguagem.

Entendeu melhor como funcionam os planos de curto, médio e longo prazo? É importante que a definição dos seus planos seja bem detalhada e, principalmente, realista. Não adianta, por exemplo, querer se tornar fluente em um novo idioma em apenas um ano. Por isso, é preciso reconhecer seus limites para não se frustrar no futuro.

Após a definição dos objetivos, vem uma parte essencial para concretizá-los: você precisa estabelecer prazos destinados a cada um deles. Traçar uma estratégia voltada ao seu desenvolvimento é imprescindível, mas sem um período estipulado e o acompanhamento dessas ações, ficará mais difícil ter êxito naquilo que se propõe a fazer.

Como começar a investir em desenvolvimento profissional?

Depois de entender o que são os planos de curto, médio e longo prazo, é o momento de colocar tudo em prática e descobrir como iniciar o seu desenvolvimento profissional. A seguir, vamos mostrar os principais fatores que auxiliam nessa caminhada.

Pratique o autoconhecimento

O exercício do autoconhecimento é essencial para o sucesso de várias instâncias de nossa vida. Quem se conhece, reconhece sua história, entende sua motivação e sabe onde pretende chegar. Nunca subestime o poder dessa habilidade e entenda que ela é a chave para você começar a viver um propósito, seja ele qual for.

Para começar esse exercício tão importante, pense no que faz você feliz e na marca que deseja deixar no mundo. Quais são os seus pontos fortes? Em quais fatores você precisa melhorar e se aperfeiçoar? Perguntas como essas guiarão você durante todo o processo do autoconhecimento.

Defina interesses e prioridades

Após iniciar o exercício de autodescobrimento, esse segundo passo fica bem mais simples. Ao definir interesses e prioridades, você delimita seus objetivos e começa a enxergar o caminho que quer seguir com mais facilidade. Então, pegue papel e caneta e comece a anotar aquilo que você realmente deseja alcançar.

Não se preocupe muito em como escrever tudo isso. O importante é listar suas preferências e prioridades. Afinal, quando escrevemos algo, isso fica mais concreto e conseguimos ver com mais clareza as nossas possibilidades.

Invista em novos conhecimentos

Quando uma pessoa investe em novos conhecimentos, ela expande a visão de mundo e desenvolve não só o lado profissional, como também o pessoal. Por isso, é válido se dedicar a um segundo idioma, mergulhar em livros que fogem um pouco do seu repertório ou, quem sabe, até aprender a tocar um instrumento. Esses novos conhecimentos poderão levar você a diversos caminhos.

Aproveite as mudanças do mercado de trabalho

O mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos. A verdade é que ele continua mudando, principalmente devido à internet e às novas tecnologias. Entretanto, isso não deve ser visto como um empecilho ou algo negativo para a sua carreira, pelo contrário.

É preciso estar atento às mudanças para aproveitar as suas oportunidades de sucesso e iniciar o desenvolvimento profissional. Esse talvez seja o momento de arriscar e fazer movimentos que você nunca pensou em realizar, como mudar de carreira ou iniciar um curso de especialização.

Faça um curso de especialização

Por fim, uma das melhores dicas para iniciar o desenvolvimento profissional é fazer um curso de especialização. Diante de tantas exigências e um mercado de trabalho muito mais dinâmico, é preciso buscar alternativas para aprimorar o currículo e ganhar destaque entre os demais.

Por isso, listamos os principais benefícios proporcionados ao investir em um curso de especialização. São eles:

  • manter-se atualizado: por meio de um curso de especialização, você se atualiza em relação às principais tendências da sua profissão;
  • trabalhar o networking: você terá contato com professores experientes, coordenadores e colegas de classe e, assim, poderá ampliar a sua rede de contatos profissionais;
  • gerar mais oportunidades de carreira: um currículo mais atraente pode trazer mais destaque no mercado de trabalho;
  • ganhar promoções: carregando uma bagagem acadêmica mais robusta, você terá mais chances de ser promovido na empresa em que atua;
  • obter recolocação profissional: é uma oportunidade de atualizar o seu currículo, mudar de setor e poder até empreender ao iniciar seu próprio negócio.

Essas foram as nossas dicas para impulsionar seu desenvolvimento profissional. Agora que você tem mais informações sobre o assunto, pense em seu futuro agindo agora, no presente. Com planejamento, foco e uma boa dose de determinação, conquistar a carreira ideal será muito mais fácil do que você imagina. Acredite!

Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para seguir a Faculdade Arnaldo nas redes sociais e conferir outros temas interessantes. Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no YouTube!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.