Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Fique por dentro dos cursos de Ciências Biológicas e como escolher

Artigo

Fique por dentro dos cursos de Ciências Biológicas e como escolher

Chega o momento de escolher qual faculdade fazer, e o primeiro passo é saber a área do conhecimento que tem mais a ver com você. Muitos alunos buscam cursos de Ciências Biológicas, contudo, diante de tantas opções, ficam confusos na hora de tomar uma decisão. Se está vivendo esse dilema, mantenha a calma Nessa hora, o importante é buscar informações, pesquisando bastante sobre cada carreira.

Para ajudar você, preparamos este post. Continue a leitura, entenda melhor as características da área de Biológicas e fique por dentro dos cursos para começar a planejar seu futuro profissional. Vamos lá?

O que é a área de Biológicas?

Esse é um campo do conhecimento direcionado ao estudo dos seres vivos e do meio ambiente. Portanto, a carreira envolve pesquisas sobre o funcionamento dos seres em todos os níveis — atômico, molecular e em graus elevados, sendo que os cursos da área da saúde são os mais procurados.

Se você tem afinidade com os cursos de Ciências Biológicas saiba que na faculdade além das aulas teóricas, terá muitas aulas práticas, as quais vão preparar o profissional para o cuidado direto com o paciente.

Aliás, quem quer fazer carreira nessa área deve gostar de trabalhar com pessoas de diferentes faixas etárias, desenvolver a empatia, saber atuar em equipe e se manter atualizado para acompanhar as novidades de seu segmento.

Quais cursos de Ciências Biológicas posso fazer?

Confira agora as principais opções de carreira promissora que você pode seguir.

Odontologia

A graduação em Odontologia prepara o aluno para entender todos os aspectos que envolvem a saúde de dentes, boca e ossos da face. Dessa maneira, o profissional estará apto a atuar com diagnóstico, prevenção e tratamento dessas estruturas.

São aulas teóricas e práticas voltadas para o estudo do corpo humano de forma integral e de doenças bucais, além de técnicas de diagnóstico, tratamento e procedimentos, dos mais simples aos complexos.

Com o diploma em mãos, o profissional tem uma série de especialidades para seguir, que podem ser direcionadas ao atendimento de um público específico, como Odontopediatria e Odontogeriatria; para reabilitação e estética bucal, como Implantodontia e Ortodontia; entre outras.

Além disso, o dentista pode atuar no serviço público ou privado e, ainda, empreender com uma clínica própria.

Medicina Veterinária

Em linhas gerais, podemos dizer que o curso de Medicina Veterinária é como se fosse o da Medicina tradicional, porém se volta ao mundo animal. A graduação prepara o aluno para os aspectos de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que podem acometer os animais.

Recebendo o diploma, o médico veterinário estará apto a atuar com saúde animal de uma forma generalista. Se ele preferir, pode realizar residências e qualificações para se especializar em algum nicho, como animais silvestres, de grande porte, cirurgia, entre outros.

Ele trabalha em clínicas, hospitais veterinários e petshops ou ainda com pesquisas na área, voltadas, por exemplo, à produção de rações e medicamentos para diferentes espécies de animais. No setor público, o destaque é a carreira em vistoria sanitária e investigação forense, campos que poucos alunos associam a esse profissional.

Psicologia

Quem se interessa pelo estudo da mente humana pode escolher o curso superior de Psicologia. O psicólogo trabalha com a saúde mental dos pacientes, como problemas emocionais, de comportamento e até de personalidade, a fim de promover sua qualidade de vida.

O profissional fica apto a atuar com psicoterapia em consultório e clínicas multidisciplinares, mas também em escolas, clubes esportivos, centros de acolhimento, hospitais, poder judiciário e empresas.

Enfermagem

A carreira está relacionada ao cuidado dos pacientes em diferentes complexidades, ou seja, desde a administração de um medicamento até a assistência em cirurgias. O curso de Enfermagem prepara o profissional para monitorar quadros de saúde, manusear equipamentos, liderar equipes e atuar em emergências e UTIs.

Além de hospitais, o enfermeiro tem espaço em clínicas, postos de saúde, home care (assistência domiciliar), empresas, casas de repouso, empresas, entre outros locais.

Farmácia

É um dos cursos de ciências Biológicas com atuação bastante abrangente, visto que o profissional pode atuar na pesquisa e produção de medicamentos, mas também com cosméticos, controle de alimentos, além de análises clínicas e toxicológicas.

Dessa maneira, o farmacêutico pode trabalhar em drogarias, na área de atendimento e orientação do público, farmácias de manipulação, na área de produção e controle de qualidade, hospitais, indústrias de fármacos e de alimentos, entre outros locais.

Biomedicina

O biomédico trabalha com análise e pesquisas de diferentes materiais biológicos — como sangue, tecidos, plantas e até alimentos. O objetivo é identificar possíveis microrganismos que possam causar doenças.

É uma carreira com boas oportunidades, em âmbito público e privado, podendo atuar em laboratórios de análises clínicas, hospitais, indústrias de alimentos e clínicas voltadas para tratamentos de reprodução assistida. Há possibilidade ainda na área de pesquisa, como estudo de células-tronco, novas vacinas e fármacos.

Como escolher o que mais tem a ver com meu perfil?

Os cursos de Ciências Biológicas são direcionados para atuações variadas, por isso, o recomendado é o aluno fazer um exercício de autoconhecimento para saber seu perfil profissional, ou seja, com o que gostaria de trabalhar e qual público atender.

Há carreiras nas quais você vai lidar diretamente com o paciente, como Odontologia e Enfermagem. Já na Farmácia e na Biomedicina, existem muitas oportunidades para quem gosta de pesquisa e trabalho em laboratório. Agora, se deseja atuar em prol da saúde dos animais, não há dúvidas de que a Medicina Veterinária é a sua cara.

Sabemos como é difícil decidir sobre qual caminho trilhar, portanto converse com os profissionais das áreas de seu interesse e pergunte sobre a rotina e desafios da carreira. Se possível, visite algumas faculdades para conhecer a infraestrutura e ter uma noção melhor do que você vai aprender em cada curso.

É possível construir uma trajetória de sucesso com os cursos de Ciências Biológicas. O importante é escolher uma carreira que atenda suas expectativas profissionais e fazer o curso superior em uma instituição de ensino de referência — com infraestrutura completa, matriz curricular atualizada e corpo docente qualificado.

Gostou das informações deste post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam como escolher a carreira!

Mais do nosso blog

Posts relacionados

Artigo

Núcleo de Práticas Jurídicas: qual a importância para o futuro advogado?

Descubra por que o Núcleo de Práticas Jurídicas é indispensável para a formação do advogado!Sem dúvidas, a preparação do aluno de Direito depende de experiências teóricas e práticas que permitam entender a aplicabilidade do conhecimento acadêmico. Nesse sentido, o Núcleo de Práticas Jurídicas é fundamental nas instituições de ensino, uma vez que permite ao estudante ter uma experiência profissional prévia à formação. Mas, afinal, que atividades o núcleo desenvolve para ser considerado importante? Pensando em esclarecer essa e outras dúvidas, elencamos para você alguns tópicos explicativos sobre o tema. Não deixe de conferir! O que é um Núcleo de Práticas Jurídicas? Núcleo de Práticas Jurídicas ou NPJ, como também costuma ser conhecido, é uma organização interna das instituições que se dedicam ao ensino jurídico. Seu principal objetivo é permitir que o aluno consiga compreender o trabalho normalmente atribuído a um advogado. Para ficar mais claro, essa organização poderia ser equiparada a um estágio no qual, necessariamente, os que vão estudar Direito precisam passar antes de se formar. Afinal, as atividades desenvolvidas nele são extremamente importantes na preparação para o mercado de trabalho e na aplicação de conceitos teóricos no dia a dia da profissão. Quais são as atividades desenvolvidas? Agora que você já sabe o que é e quais os objetivos do Núcleo de Práticas Jurídicas, vale conferir as atividades que poderão ser desenvolvidas em conjunto com professores nessa organização vinculada à faculdade. Primeiramente, é importante esclarecer que o núcleo atua tanto em casos hipotéticos e fictícios, como júri simulado, quanto em casos reais. Entre as atividades que podem ser realizadas estão o desenvolvimento de peças processuais, a realização de arbitragens e conciliação e a atuação em audiências e sessões. É necessário destacar que todas as ações são supervisionadas por profissionais para uma melhor experiência formativa sem qualquer prejuízo do cliente, a exemplo dos processos reais. Qual a sua importância formativa? Como visto, o Núcleo de Práticas Jurídicas é, em geral, o primeiro contato que o estudante tem com a prática da advocacia. Afinal, mesmo aqueles que fazem estágio em escritórios ou empresas fora da faculdade, costumam atuar em atividades menos complexas e mais periféricas. Além disso, fora dos muros da instituição o aluno não conta com o suporte dos professores. Desse modo, trata-se de uma grande oportunidade para dar os primeiros passos rumo ao futuro profissional, com a segurança da orientação do corpo docente para os pontos de melhoria. Outra relevância do núcleo para o futuro advogado é a possibilidade de identificação profissional. Por meio de atividades fictícias e reais, é possível ter um direcionamento e descobrir quais áreas do Direito mais despertam interesse. Sem dúvidas, o Núcleo de Práticas Jurídicas é de grande importância para a formação do acadêmico de Direito. Além de fazê-lo se destacar no mercado de trabalho, as atividades nele desenvolvidas também despertam a responsabilidade social, uma vez que contribuem para a defesa dos direitos da comunidade envolvida. Nesse sentido, é fundamental optar sempre por uma faculdade que mantenha essa estrutura pedagógica. E aí? Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter e ficar por dentro de mais artigos como este!

Publicado em
10/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Você sabe o que é uma empresa júnior? Entenda!

Saiba quais são os objetivos da empresa júnior e qual sua importância para o aprendizado. Leia no post!

Publicado em
8/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Artigo

Bacharel para licenciados: as possibilidades de uma segunda graduação

Saiba quais são as maiores vantagens em cursar uma nova graduação. Confira no post!

Publicado em
3/6/21
por
Faculdade Arnaldo
Veja todos os posts
INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.