Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Por que o curso tecnólogo pode ser uma ótima oportunidade?

Artigo

Por que o curso tecnólogo pode ser uma ótima oportunidade?

O curso tecnólogo tem inúmeras vantagens, principalmente se for considerarmos que a maior parcela dos estudantes brasileiros pretende continuar os estudos depois de formados, conciliando-os com um trabalho.

As características dessa modalidade de estudos tornam o curso tecnólogo perfeito para esse tipo de contexto. Eles permitem a rápida inserção no mercado de trabalho, são mais baratos do que a média e mais direcionados que um bacharelado ou uma licenciatura.

Neste artigo vamos explicar o que é um curso tecnólogo, quais são suas vantagens e como é possível pode tirar proveito delas para acelerar sua carreira, principalmente se tiver que estudar e trabalhar. Leia até o fim e confira!

O que é um curso tecnólogo?

Antes de mais nada, é necessário saber que o curso tecnólogo não é um curso técnico. O tecnólogo é um profissional de nível superior, enquanto o técnico é o nível médio com ênfase no aprendizado de uma profissão.

No que diz respeito à empregabilidade, o curso tecnólogo é muito promissor. Como seu principal objetivo é atender a demandas de mercado, seus alunos costumam demorar pouco tempo para se empregarem, uma vez formados.

Foi exatamente com esse intuito que a modalidade foi criada. Ela consta do Parecer CNE/CES Nº 436/2001 do Ministério da Educação (MEC).

Segundo esse documento, o curso tecnólogo tem como função "promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício das atividades produtivas" e "qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores com qualquer nível de escolaridade, visando a sua inserção e o melhor desempenho no exercício do trabalho".

O tecnólogo é ideal tanto para quem deseja de se empregar rapidamente depois do ensino de graduação quanto para as pessoas que, por algum motivo, querem trocar de profissão, são empreendedoras ou pretendem se realocar no mercado de trabalho.

Quais são suas vantagens e oportunidades?

De forma geral, deve-se encarar os cursos tecnólogos como maneiras rápidas, centradas e específicas de conseguir conhecimento direcionado e aplicável a uma profissão. Essa modalidade foi criada para formar profissionais bem específicos, uma vez que o mercado de trabalho é muito dinâmico.

Abaixo, você encontra as principais vantagens do tecnólogo e pode se certificar se esse é o tipo de ensino ideal.

Ajuda a mudar de carreira mais rapidamente

Um curso tecnólogo dura entre 2 e 3 anos — em média 2 anos a menos do que uma graduação tradicional — e permite o ingresso rápido na área ainda durante os estudos, por meio de estágios, por exemplo.

Isso é fundamental para quem já se formou em algum curso de graduação mas não está satisfeito com sua área de atuação, ou mesmo para profissionais de nível médio que estão em busca de estudos que permitam ascensão profissional rápida.

Para esses últimos, a praticidade do curso é muito importante, assim como o fato dele ser reduzido. Estudar e trabalhar pode ser cansativo, e é bem interessante se o aluno puder concluir a modalidade mais rapidamente.

É um curso mais prático

O curso tecnólogo é muito focado. Embora discuta de forma pontual alguns aspectos relativos à ética e filosofia inerentes ao exercer da profissão, regras de conduta técnica e outros, ele é focado nas habilidades propriamente ditas.

Com isso, queremos dizer que o fato do curso ter uma duração menor não faz diferença para a especialização do graduando. O conteúdo necessário para exercer a profissão é condensado nos 2 ou 3 anos de curso, e os alunos não saem da faculdade com a impressão de que algumas peças do aprendizado estão faltando.

Pelo contrário: se estuda e trabalha, a pessoa vai enxergar oportunidades de aplicação do que aprende na instituição imediatamente, tirando proveito do curso desde o primeiro momento.

Aprofunda-se mais em áreas específicas

Há alunos que sentem falta da objetividade em determinadas modalidades de graduação, como o bacharelado. Nesses cursos, um panorama bem amplo e interessante da prática profissional e seus aspectos morais e filosóficos é explorado.

É claro que essa dimensão da profissão é muito importante, mas nem sempre é o melhor para quem busca formação específica. O curso tecnólogo satisfaz essa necessidade, sendo voltado para o desenvolvimento de habilidades requeridas no dia a dia profissional.

É uma modalidade de graduação

Uma vez formado em um curso tecnólogo, o profissional recebe um diploma de curso superior. Isso é muito importante para quem é funcionário público e gostaria de aumentar a sua renda advinda de titulações, ou mesmo para a conquista de promoções em empresas privadas.

Os concurseiros podem conseguir pontos em provas de títulos, e quem acaba de sair do Ensino Médio e sente que não tem tempo a perder vai se graduar em tempo recorde. Além disso, é possível se matricular em cursos de pós-graduação tão logo a pessoa esteja formada.

Ajuda a entrar mais rapidamente no mercado de trabalho

Os tecnólogos têm inserção rápida no mercado de trabalho e estão longe de serem profissionais mal pagos. Além disso, esses cursos foram criados com o intuito de capacitar melhor os profissionais, e essa é uma demanda das próprias empresas brasileiras.

Em países com economia forte como Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, o mercado de trabalho já depende fortemente dos tecnólogos, e cerca de 50% das vagas de Ensino Superior têm como objetivo suprir essa necessidade.

Conta com mensalidades mais baratas

Em relação aos cursos tradicionais como bacharelados, o aluno economiza não apenas na duração total do curso — que se torna mais barato por ser mais curto —, mas no valor total das mensalidades, que em média é menor.

A Faculdade Arnaldo oferece diversas opções de cursos tecnólogos. Nossa estrutura, localização e tradição no Ensino Superior permitem formar profissionais capacitados e garantir sua inserção no mercado de trabalho ano a ano.

Entre em contato conosco e conheça um pouco mais a respeito desses cursos, suas possibilidades e vantagens competitivas. Temos certeza que uma conversa com nossos profissionais vai ajudar a abrir a sua cabeça para as questões relacionadas ao mercado de trabalho!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.