Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

7 cuidados essenciais ao escolher um curso de Veterinária em BH

Artigo

7 cuidados essenciais ao escolher um curso de Veterinária em BH

A decisão de fazer uma graduação envolve inúmeros fatores, como saber qual área, encontrar uma instituição adequada e um ensino de excelência. Escolher um curso de veterinária em BH requer a consideração desses e outros aspectos relevantes para o estudante.

A graduação em Medicina Veterinária é ampla e oferece inúmeras oportunidades de atuação para o formado. Ela costuma ter a duração de 5 anos letivos, com a necessidade de apresentação de um trabalho de conclusão de curso, sendo presencial na maioria dos casos. Durante a formação, o estudante se depara com estágios obrigatórios, que são parte importante desse processo.

Neste artigo, mostramos 7 aspectos que devem ser considerados ao escolher um curso de veterinária em BH. Veja!

1. Ter certeza de que deseja seguir essa carreira

O primeiro ponto que deve ser analisado é o seu interesse em seguir carreira na profissão. Uma faculdade requer anos de estudo, esforço e dedicação, por isso, é muito importante saber se essa é a área que você realmente gosta. Por isso, analise se suas características se adequam às atividades dessa área, se você gosta do cotidiano de um veterinário e outras informações relevantes.

Para isso, pesquise tudo sobre a área de veterinária. Veja o que é estudado, quais são as áreas possíveis de atuação, as habilidades necessárias, entre outras informações. Também é importante pesquisar como está o mercado de trabalho, verificando como estão as contratações e oportunidades no setor.

2. Observar a grade curricular

Observa a grade curricular é um dos passos fundamentais, já que ela aponta o direcionamento das disciplinas e o que será abordado nesses anos de estudo. Ao analisar o conteúdo programático é possível tirar dúvidas, avaliar se as matérias estão alinhadas às suas necessidades, se elas condizem com a prática do mercado e se os professores são capacitados para ensiná-las.

Além disso, a grade também permite conhecer a bibliografia do curso, o que pode ser útil para você entender um pouco sobre os temas e ver se os assuntos são realmente do seu interesse. Também é possível identificar a divisão entre disciplinas teóricas e práticas, já que é necessário um equilíbrio nos conteúdos.

3. Considerar as formas de ingresso e de pagamento da instituição

Essa é uma etapa um pouco mais prática e objetiva. Primeiramente, você precisa ver o que deve ser feito para ingressar na faculdade. O vestibular é concorrido? Quanto é necessário estudar para garantir uma vaga? O curso disponibiliza aulas em que período? Essas são algumas perguntas que devem ser respondidas.

Além disso, é importante se informar sobre o custo da graduação, assim como as possibilidades de financiamento, desconto e bolsas que a instituição oferece.

4. Verificar a qualificação da faculdade

Outro fator fundamental é a avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC). Essa análise pode ser feita por meio de três avaliações principais sobre a qualidade da instituição, que são:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): aponta a qualidade dos cursos de graduação;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): indica o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo da graduação;
  • Índice Geral de Cursos (IGC): indica a qualidade geral dos cursos superiores da instituição.

Além disso, é importante pedir orientação aos alunos que cursam a faculdade na qual pretende se candidatar e perguntar qual é a opinião deles sobre a graduação, a coordenação, os professores, a estrutura e outros fatores relevantes.

5. Avaliar a infraestrutura da instituição

O curso de medicina veterinária requer bastante aprendizado prático, sendo essencial que a instituição ofereça laboratórios e ambientes ideais para essas aulas. Portanto, avalie quais são as condições desses locais, a modernidade dos equipamentos utilizados e como isso é aproveitado durante os semestres.

Também é importante que a faculdade tenha salas de aula que ofereçam conforto e possibilitem aulas de excelência. É interessante avaliar ambientes comuns, como anfiteatros, salas de informática e outros locais que possam ser usados durante a graduação.

A parte teórica também não deve ser desprezada, portanto, é importante verificar a qualidade da biblioteca. Ela precisa oferecer livros e materiais específicos da área, dando as condições para que os alunos pesquisem e utilizem esse ambiente para o crescimento.

6. Analisar o corpo docente

Por melhores que sejam as condições de uma instituição, o curso só terá qualidade se os professores forem capacitados. Por isso, a análise do corpo docente é imprescindível para escolher qual será a faculdade que você cursará.

Verifique qual é a formação dos professores, quantos são mestres, doutores ou especialistas. Veja também quais deles se envolvem em projetos de iniciação científica e qual o relacionamento deles com o mercado de trabalho.

Você pode pesquisar sobre a formação dos professores por meio do site da própria instituição ou pelo Lattes, que é uma plataforma online para currículos acadêmicos. Nela você encontrará uma porção de informações sobre os profissionais da educação.

7. Conhecer as oportunidades oferecidas ao aluno

O diploma da graduação tem grande importância na formação profissional de qualquer pessoa, mas outras atividades contribuem para qualificar o estudante. É o caso dos intercâmbios, dos projetos de iniciação científica, das monitorias, dos estágios, entre outros.

Os elementos apresentados são oportunidades de aprimorar e aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula, melhorando a capacitação e o potencial dos estudantes. Por isso, é importante saber como a instituição de ensino promove esse tipo de experiência e quais são as atividades extracurriculares oferecidas.

Essas são algumas dicas para você escolher um curso de veterinária em BH. Como vimos, essa decisão precisa considerar inúmeros aspectos para garantir uma educação de excelência. Os elementos estruturais e teóricos são relevantes, já que o estudante precisa ser orientado da maneira correta e dispor dos melhores recursos.

A Faculdade Arnaldo é uma instituição respeitada no mercado de trabalho, com experiência comprovada na área educacional. Além disso, conta com professores capacitados e uma infraestrutura ideal para o ensino, sendo uma ótima opção para quem pretende ser veterinário.

Gostou das nossas dicas sobre essa escolha tão importante? Então, aproveite para conhecer todas as informações relevantes sobre o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Arnaldo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.