Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Não sabe qual curso de tecnologia escolher? Conheça 7 opções

Artigo

Não sabe qual curso de tecnologia escolher? Conheça 7 opções

Escolher uma graduação não é uma tarefa muito simples, então é importante conhecer várias opções antes de tomar uma decisão. Um curso de tecnologia pode ser uma boa alternativa para quem se interessa pelo mundo digital e quer seguir carreira na área.

O mercado de trabalho voltado para a tecnologia está em constante crescimento. As inovações tecnológicas são constantes e exigem que as empresas se adaptem a esse cenário, investindo em equipamentos e profissionais qualificados.

Pensando nisso, selecionamos algumas opções de curso de tecnologia que podem ser interessantes para você. Acompanhe a leitura!

Conheça 7 opções de curso de tecnologia

Existem diversas áreas de atuação dentro do universo da tecnologia. É possível optar pelos processos de criação, de desenvolvimento, de suporte, entre outras opções. Para fazer uma boa escolha, é importante conhecer as diferenças e peculiaridade de cada curso. Confira os tópicos a seguir e entenda mais sobre o assunto!

1. Ciência da Computação

Um dos cursos mais conhecidos da área é o de Ciência da Computação. Ele explora de forma completa a fundamentação teórica por trás da linguagem de programação e oferece ao estudante uma visão plena da informática no contexto empresarial.

Dessa maneira, os profissionais que formam nesse curso são preparados para desenvolver ferramentas de informática, que vão desde os programas mais simples até sistemas complexos de processamento de informações.

Além de planejar e implementar software, o profissional é responsável por buscar novas formas de utilizar computadores e desenvolver maneiras eficientes de resolução de problemas.

2. Engenharia de Software

Essa é outra alternativa para quem tem interesse no mundo tecnológico. Nesse curso, o estudante é preparado para atuar no mercado de trabalho com gerência, manutenção e teste de softwares. Ele trabalha com projetos, requisitos, processos e construção dos diferentes sistemas.

No começo, os alunos são introduzidos à engenharia e à programação, além da matemática, da lógica e dos algoritmos. Na sequência, eles aprendem as etapas da produção de um software. Por fim, lidam com especificações para dispositivos móveis, web e jogos, por exemplo.

3. Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação tem como foco a formação de um profissional com conhecimento avançado sobre banco de dados, desenvolvimento e implementação de softwares, além do gerenciamento da informação.

O principal objetivo de quem trabalha nessa área é administrar o fluxo de tudo o que circula pela rede de computadores de uma empresa. Esse profissional precisa desenvolver os sistemas de armazenamento e de recuperação de todos os dados produzidos. De forma resumida, ele é responsável pela segurança das informações e deve possibilitar o entendimento delas para quem usa o sistema.

4. Ciência de Dados e Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é utilizada cada vez mais pelas empresas, sendo fundamental para o atendimento de clientes, por meio dos chatbots e de outras funcionalidades. O curso nessa área prepara o profissional para atuar em empresas de diferentes segmentos, incluindo o setor de tecnologia, planejamento e consultoria.

A graduação visa uma formação interdisciplinar e promove habilidades importantes para as organizações na tomada de decisões por meio da coleta e análise de dados. Além disso, o estudante tem a capacidade para explorar essas informações com o auxílio da Inteligência Artificial.

5. Tecnologia em Banco de Dados

O curso de Tecnologia em Banco de Dados é específico e deve ser procurado por quem pretende trabalhar somente com esse segmento dentro do setor de tecnologia da informação. Com essa graduação, o aluno aprende tudo o que é preciso sobre segurança de dados e compartilhamento de informação, além de ferramentas de criação e implementação.

Os dados são fundamentais para as organizações atualmente, pois é por meio deles que as empresas definem o planejamento e elaboram suas estratégias. O perfil do profissional dessa área costuma reunir a capacidade de análise, organização e facilidade com cálculos matemáticos, além de habilidade para trabalhar em equipe.

6. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais para atuar nas diversas etapas que os projetos de Tecnologia da Informação exigem dentro de uma empresa. Eles são responsáveis pela criação, gerência e manutenção, aplicação e mensuração de resultados. O aluno aprende a criar programas, softwares e sistemas para empresas de qualquer área de atuação.

A graduação costuma durar entre dois e três anos e a grade curricular aborda conteúdos como matemática, lógica de programação, redes de computadores, banco de dados e outros assuntos.

7. Jogos Digitais

Se o seu interesse na área de tecnologia está relacionado ao entretenimento, o curso de Jogos Digitais é uma alternativa interessante. O profissional dessa área cria jogos para diversos dispositivos diferentes, como computadores, videogames, celulares, tablets etc. O estudante é preparado para desenvolver tudo o que envolve o jogo, como criação do roteiro, definição das regras, os cenários, personagens e outras funcionalidades.

O curso não se limita aos jogos de entretenimento, já que também podem ser desenvolvidos games educativos, de treinamento ou simuladores. Isso é muito utilizado pelas empresas para aperfeiçoar alguma função de seus colaboradores.

Saiba o que considerar ao escolher a sua faculdade

Agora, que você já conhece algumas opções de curso de tecnologia, é preciso escolher qual será a sua graduação. Analise qual alternativa tem mais a ver com os seus interesses e que pode gerar mais satisfação profissional.

Além disso, é necessário verificar a qualidade da instituição de ensino em que você pretende ingressar. É fundamental que ela seja bem-conceituada no mercado, tendo professores qualificados e uma infraestrutura adequada.

Quando falamos de tecnologia, a faculdade precisa oferecer laboratórios de informática com equipamentos atualizados e que possam dar uma preparação adequada para os estudantes. A experiência do corpo docente também deve ser considerada, pois os professores são importantes na inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Essas são as principais informações que você precisa saber se pretende fazer um curso de tecnologia. Como vimos, o mercado de trabalho oferece excelentes oportunidades para os profissionais formados nessa área. Busque a alternativa que mais está relacionada com as suas características e se desenvolva nesse setor promissor!

Gostou de aprender mais sobre os cursos da área de tecnologia? Então não perca tempo e entre em contato conosco para escolher a sua graduação!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.