Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que é um curso de reciclagem e qual a sua importância?

Formação

O que é um curso de reciclagem e qual a sua importância?

Você sente que o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e que as empresas também estão mais exigentes? Para quem deseja acompanhar esse mundo de tantas (e tão constantes) mudanças, a atualização profissional se destaca como um item essencial do currículo — e um curso de reciclagem pode ser uma ótima opção.

É sempre importante lembrar que a formação profissional não termina com o alcance do diploma: a etapa acadêmica é o pontapé inicial da sua carreira. Em outras palavras, a melhor maneira de aperfeiçoar o seu trabalho e alcançar aquela tão sonhada posição na empresa é continuar estudando.

Fazer um curso de reciclagem se torna, nesse contexto, um grande investimento. Além de enriquecer o seu currículo, esse tipo de curso proporciona uma série de novas experiências, conhecimentos e contatos!

A seguir, explicamos de forma mais detalhada em que consiste um curso de reciclagem (ou atualização) profissional e qual é a sua importância no atual contexto. Continue a leitura para saber mais!

O que é reciclagem profissional?

A reciclagem se encaixa no âmbito da educação continuada (ou educação em serviço), isto é, são as qualificações que você agrega no seu currículo após o cumprimento da graduação ou de um curso profissionalizante.

Os cursos de atualização são considerados um investimento no aperfeiçoamento profissional porque renovam e ampliam os horizontes de quem já está trabalhando. Esses cursos, portanto, fazem com que o trabalhador esteja atualizado sobre as principais inovações e tendências da sua profissão, bem como preparado para as constantes transformações e exigências do mercado de trabalho.

Para evoluir na carreira é preciso contar com um processo contínuo de aprendizado, além de desenvolver competências e habilidades. O mercado valoriza (e muito) os profissionais que não se acomodam, que são dinâmicos e que estão sempre buscando aprender mais para exercer suas funções da melhor maneira possível.

A escolha do curso de reciclagem deve partir de um planejamento prévio de carreira, ou seja, uma observação atenta de suas pretensões profissionais para que você possa traçar um plano de estudo no curto, no médio e no longo prazo. A ideia principal é alcançar sempre um grau acima daquele em que você está, tanto na carreira quanto nos estudos.

As opções são inúmeras: graduações, pós-graduações (stricto e lato sensu), cursos de capacitação profissional, treinamentos, cursos de extensão, entre outras.

Quais são os benefícios de fazer um curso de reciclagem?

Para explicar o quanto é importante investir em um curso de reciclagem, elencamos abaixo alguns dos benefícios que ele pode oferecer à sua vida profissional. Confira!

Acompanhar as mudanças do mercado de trabalho

Estar a par dos novos conceitos e das ideias que circulam pelo mundo e pelo mercado de trabalho é um dos principais benefícios de continuar estudando e se profissionalizando. Sabemos que hoje as mudanças ocorrem em um espaço de tempo muito curto, e para acompanhar essas demandas — que estão sempre se renovando — é preciso se capacitar.

Vale lembrar também que o profissional que se formou há mais tempo necessita compreender que os instrumentos e as técnicas utilizadas no momento atual dificilmente são as mesmas que ele aprendeu ou utiliza.

Para não se tornar obsoleto (e, consequentemente, dispensável), o trabalhador precisa saber como incorporar todas essas inovações na sua prática.

Adquirir novos conhecimentos e novas competências

O perfil de profissionais desejados pelas empresas também mudou muito. Há o entendimento de que qualquer pessoa que possui uma formação consegue dar conta das questões técnicas de sua profissão.

Dessa forma, aqueles que demonstram ter outros conhecimentos ou outras competências além das que já são esperadas, necessariamente vão se destacar. Isso acontece porque colaboradores que não são apenas técnicos oferecem muitas vantagens às organizações onde trabalham.

Podemos citar como exemplos o médico que entende de empreendedorismo, o engenheiro que tem habilidades de liderança, o professor que tem muito conhecimento sobre tecnologia e que traz isso para a sala de aula etc.

Ampliar a rede de contatos

Fazer um curso de reciclagem é uma excelente oportunidade de conhecer novas pessoas. Pode parecer que isso não vai servir para nada na sua vida profissional, mas muitas pessoas conseguiram uma oportunidade de trabalho ou uma nova colocação por investirem no networking nesses momentos de aprendizado e troca.

Outro ponto essencial de ampliar a sua rede de contatos é exercitar e desenvolver a habilidade da comunicação. Saber se expressar adequadamente e trabalhar em equipe são competências imprescindíveis para os trabalhadores do século 21.

Além disso, trocar conhecimentos e experiências com outras pessoas colabora para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional.

Oferecer vantagens competitivas

Há algum tempo, ter feito uma graduação ou mesmo um curso profissionalizante era um privilégio de poucos. Atualmente, com condições facilitadas de acesso a universidades e institutos de educação, a situação mudou bastante, e ter um diploma não constitui mais um grande diferencial no currículo.

Tendo isso em vista, quem continua investindo na sua educação obtém vantagens competitivas no mercado de trabalho, ou seja, tem mais chances de conseguir o emprego ou a posição desejada.

Para que isso aconteça, não basta fazer uma série de cursos aleatórios: é preciso compreender quais são as necessidades das empresas onde você deseja trabalhar e, então, se preparar para sair na frente dos seus concorrentes.

Promover a recolocação profissional ou a evolução na carreira

Muitos trabalhadores ficam um tempo fora do mercado por diversos motivos, e isso faz com que a recolocação profissional, sobretudo na área em que gostam, seja algo ainda mais difícil e distante. No entanto, as companhias costumam valorizar muito o esforço e a perseverança dos profissionais que continuam investindo na sua formação.

Aqueles que desejam um salário maior e uma progressão na carreira também se beneficiam dos cursos continuados, uma vez que, ao se atualizarem, eles acabam trazendo novas perspectivas, renovando o repertório e melhorando o rendimento das próprias empresas — o que aumenta as chances de receberem uma promoção.

Dedicar-se a curso de reciclagem é aquilo que de melhor você pode fazer pelo seu crescimento profissional. As coisas estão mudando muito rapidamente, mas em vez de causar medo, isso deve servir como um estímulo para a busca constante por aprendizado.

Você conhece outro benefício da atualização profissional ou quer começar agora mesmo a ampliar o seu networking? Deixe um comentário neste post e participe da conversa!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.