Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

6 dicas para você escolher o melhor curso de Odontologia em BH

Formação

6 dicas para você escolher o melhor curso de Odontologia em BH

Ao escolher um curso de odontologia em BH, é prudente avaliar vários pontos. A escolha deve ser criteriosa, já que essa graduação vai preparar o estudante para atuar no mercado de trabalho.

Existem diversas opções de curso, mas nem todas oferecem as condições ideais para que o estudante seja realmente preparado. A reputação da instituição é um dos principais itens que devem ser analisados, além da qualificação dos professores e outros critérios que abordaremos na sequência.

Para facilitar a sua decisão, apresentaremos 6 dicas de aspectos que devem ser considerados antes de escolher a sua graduação de odontologia em BH. Confira a seguir!

1. Conheça a grade curricular do curso

A grade curricular é o que define os conteúdos que serão abordados durante a graduação e como isso será feito. Conhecer as disciplinas existentes e os conteúdos que serão apresentados é importante. Veja qual é a carga horária de cada matéria e como os professores estão divididos por elas.

Nessa etapa também é possível verificar qual será a bibliografia básica do curso, assim como a necessidade da realização de estágios obrigatórios. Desse modo, você consegue perceber se a graduação oferece o aprendizado das competências mais valorizadas nessa área de atuação.

2. Avalie os professores da instituição

O corpo docente é um dos principais pontos que devem ser avaliados antes de escolher uma graduação. Os professores devem ser capacitados e preparados para ensinar o melhor para os estudantes, sendo importante que tenham a formação adequada para isso.

Verifique quantos são mestres e doutores, quais deles se dedicam em projetos de iniciação científica e quantas disciplinas eles ministram. Além disso, é interessante pesquisar como é a relação deles com o mercado de trabalho, pois isso é importante para a inserção dos formandos ao fim do curso.

Essas informações podem ser verificadas no site da instituição, que deve disponibilizar os currículos dos professores e a divisão das disciplinas. Você também pode conversar com alunos e egressos do curso para entender como é a didática de cada professor e saber como esses alunos avaliam o corpo docente.

3. Verifique a infraestrutura que a faculdade oferece para o curso de odontologia

A parte teórica é essencial, mas a busca pela formação também exige a realização de tarefas práticas e pesquisas. Portanto, é importante conhecer a infraestrutura oferecida pela instituição.

Quando falamos da graduação de odontologia a parte prática é fundamental, exigindo laboratórios e uma boa clínica para que o estudante seja preparado de forma adequada. Por isso, é fundamental conhecer esses espaços e buscar informações sobre a tecnologia e modernidade dos equipamentos que serão utilizados no decorrer do curso.

Além disso, outros pontos estruturais também são relevantes. A instituição precisa dispor de uma biblioteca de qualidade, que ofereça livros e materiais que ajudem a qualificar os estudos. A disponibilização de internet nos ambientes comuns também contribui para as pesquisas e realização de tarefas.

4. Observe as avaliações da instituição e do curso

Outro ponto importante é descobrir como a instituição e o curso são avaliados. Portanto, pesquise a reputação da faculdade antes de fazer a sua escolha. Veja como ela é avaliada de forma geral e verifique a nota dela no Ministério da Educação (MEC). Estas são as avaliações mais relevantes:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): demonstra a qualidade dos cursos de graduação;
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade): indica o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo da graduação;
  • Índice Geral de Cursos (IGC): aponta a qualidade geral de todos os cursos de uma instituição.

Mais uma maneira de verificar a qualidade é conversar com alunos e egressos, que podem demonstrar quais são os pontos fortes e fracos de ensino. A relação com o mercado de trabalho também é bastante relevante, já que é preciso ter um relacionamento saudável com os profissionais já formados.

5. Descubra os serviços oferecidos ao aluno

Um fator que ajuda a qualificar um curso é a possibilidade de se envolver com projetos e atividades extracurriculares nesse período. Por isso, verifique se a instituição oferece oportunidades de estágio, grupos de pesquisa, projetos de extensão e parcerias para a realização de atividades no mercado de trabalho.

As atividades fora da sala de aula trarão mais conhecimento prático e também vão trazer maior ênfase ao seu currículo. Procure instituições que facilitem esse processo para você, dando oportunidades para alcançar o máximo do seu potencial.

6. Confira as modalidades de ensino

Em alguns casos também é necessário avaliar as modalidades de ensino oferecidas pela instituição. Isso ajuda a verificar qual delas se adapta melhor aos seus horários, o que facilita a sua formação.

Alguns cursos oferecem a opção de fazer parte das disciplinas na modalidade online, o chamado EAD. Isso traz flexibilidade para o estudo, facilitando a rotina de quem está trabalhando ou tem horários apertados. A alternativa presencial traz um convívio maior com os colegas e professores, o que também pode trazer benefícios relevantes para a formação.

Ao escolher qual será a sua graduação, o aluno deve pensar na disponibilidade que tem para se dedicar aos estudos. Afinal, fazer uma faculdade, de maneira séria, faz com que você tenha os melhores resultados possíveis.

Neste artigo, vimos algumas dicas para saber como escolher o melhor curso de odontologia em BH. Essa é uma decisão importante, que deve considerar a qualidade da instituição e como ela está preparada para formar profissionais de excelência. Além disso, aspectos estruturais também são relevantes, já que esses ambientes fazem parte da experiência do estudante.

A Faculdade Arnaldo é uma instituição de respeito e com vários anos de atuação na área educacional. A relação com o mercado de trabalho é relevante, além de contar com professores capacitados e infraestrutura ideal para o ensino, sendo uma ótima opção para quem deseja fazer o curso de odontologia em BH.

Gostou das nossas dicas para fazer uma boa escolha? Então aproveite e leia também mais informações sobre o curso de odontologia da Faculdade Arnaldo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.