Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Quer cursar odontologia? Veja quais serão as suas principais áreas de atuação!

Mercado

Quer cursar odontologia? Veja quais serão as suas principais áreas de atuação!

O curso de odontologia é um dos que mais chama a atenção dos que pretendem ingressar no Ensino Superior. Como se sabe, o cuidado com a saúde e a atenção com a estética bucal são aspectos bastante valorizados pelas pessoas. Por isso, há uma demanda de serviços considerável para os que optam por se formar como dentistas.

Por outro lado, é essencial estudar em uma boa faculdade para chegar ao mercado de trabalho devidamente qualificado.

Neste post, destacaremos como funciona a graduação na área, as principais especialidades e as oportunidades de emprego para os profissionais do setor. Confira!

Veja como é o curso de odontologia

A graduação dura 5 anos e exige dos alunos muito esforço e dedicação em virtude do grande número de matérias. A formação básica é composta por diversos segmentos, como:

  • anatomia humana aplicada à odontologia;
  • bioética;
  • bioquímica;
  • epidemiologia;
  • ética;
  • farmacologia;
  • fisiologia;
  • genética;
  • histologia;
  • imunologia;
  • patologia.

A graduação também apresenta disciplinas com foco profissionalizante, como as seguintes:

  • anestesiologia;
  • dentística;
  • cirurgia;
  • diagnóstico por imagem;
  • odontopediatria;
  • ortodontia;
  • periodontia;
  • técnica radiográfica.

Ao começar o segundo ano do curso de odontologia, o estudante inicia os treinos para fazer restaurações e outros procedimentos por meio de aulas práticas no laboratório. São utilizados manequins odontológicos para os alunos terem mais tranquilidade ao fazer os exercícios. Vale lembrar que em algumas faculdades, os alunos são inseridos à prática laboratorial ainda no primeiro período para antecipar o contato com a vivência da disciplina.

A partir do terceiro ano, os universitários fazem atendimentos ao público na clínica da instituição de nível superior. Essa medida tem como objetivo torná-los mais seguros ao exercer a profissão. Para conseguir o diploma de bacharel é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Conheça as especialidades

Depois de finalizar a faculdade de odontologia, é possível trabalhar em várias especialidades. Contudo, o ideal é buscar ter mais conhecimento em uma delas, pois é uma forma de se destacar no mercado.

Pensando nisso, mostraremos algumas áreas que chamam a atenção dos que optam pela carreira de dentista. Acompanhe!

Cirurgia Geral

Permite que o profissional adote procedimentos para a prevenção e a cura de problemas na boca e nos maxilares. Ao fazer a especialização em Cirurgia Geral, você estará apto a atender os que precisam de limpeza nos dentes e de tratamento contra cáries. O profissional ainda é responsável por extrações, cirurgias simples e exames de radiografia.

Vale ainda frisar alguns novos tipos de especialização no mercado, como: Odontologia Legal e Estomatologia com Habilitação em Laser para Odontologia e Odontologia Hospitalar

Odontopediatria

Quem é especialista nesta área pode fazer o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle de problemas de saúde bucal enfrentados por recém-nascidos, crianças e adolescentes.

O dentista também participa do pré-natal odontológico e orienta os pais e pacientes sobre como escovar os dentes. Tratamentos restauradores e curativos fazem parte das atividades desse profissional.

Endodontia

Neste segmento, o dentista está qualificado para fazer o tratamento de mudanças na estrutura interna do dente (polpa dentária) e nas raízes. Em outras palavras, esse profissional é responsável pelo tratamento de canal e pela análise de problemas que comprometem o nervo e raiz dos dentes.

Ele ainda contribui para prevenir doenças cardíacas, cerebrais e musculares, porque a contaminação da polpa dentária gera riscos para a saúde dos pacientes.

Ortodontia

O especialista nesta área deve corrigir a posição da arcada dentária e resolver problemas relacionados com os dentes e ossos maxilares. Além disso, tem a função de ajudar na estética e em outras atividades, como dicção, fala e respiração.

Por meio de aparelhos ortodônticos é realizado o tratamento para eliminar irregularidades na dentição e no maxilar. Isso é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Dentro da área da Ortodontia, o profissional ainda pode buscar a especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial.

Odontologia do Trabalho

O profissional atua para melhorar a saúde bucal dos empregados e evitar doenças que podem afastar os colaboradores e prejudicar o andamento das atividades em uma companhia.

O especialista neste segmento deve colaborar em campanhas e programas de educação em saúde para as ações preventivas alcançarem resultados positivos. Ele também faz exames odontológicos de cunho trabalhista, como o admissional e o demissional.

Implantodontia

É uma das carreiras com maior destaque em odontologia. Isso porque o profissional está apto a fazer cirurgias, preparar o tecido ósseo e efetivar implantes de próteses (fixas ou móveis).

Nesta área, é necessário diagnosticar a parte óssea dos maxilares e analisar o comprometimento das mucosas bucais. Também é fundamental dominar técnicas de cirurgia e procedimentos de laboratório ligado aos tipos de próteses.

Saúde coletiva

Apresenta como principal foco atuar de forma preventiva e combater problemas relacionados com a saúde bucal da população. Ao se tornar especialista nesta área, o dentista pode trabalhar em unidades de saúde por meio de concurso público, convênio ou cooperativas.

Dependendo do nível de experiência do profissional, ele pode chegar a cargos de gerência na administração pública. Também pode trabalhar em órgãos ligados à Vigilância Sanitária e participar de campanhas educativas.

Odontologia estética

Para quem deseja fazer o curso de odontologia é bom saber que este segmento está em alta. Ele também agrega diversas especialidades odontológicas e promove simultaneamente a estética e a saúde bucal.

É um profissional que precisa estar atento ao uso de novos materiais e de tecnologias avançadas, pois o tratamento exige resultados significativos para recuperar a autoestima dos pacientes. O especialista pode exercer as atividades nos consultórios e nas clínicas odontológicas e estéticas.

Entenda como está o mercado de trabalho

Um estudo do Conselho Federal de Odontologia (CFO) mostra que o Brasil tem o maior número de dentistas no mundo, concentrando aproximadamente 19% dos profissionais. Por outro lado, 57% dos dentistas brasileiros atuam em 3 estados (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais). Nesses locais, a concorrência é muito alta.

Porém, isso abre oportunidades para os que desejam exercer as profissionais em outras regiões do Brasil. Para entrar no mercado de trabalho, muitos dentistas optam por concursos públicos, promovidos principalmente por prefeituras. Nesse caso, os aprovados trabalham em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o intuito de ganhar experiência, alguns dentistas optam por abrir o próprio consultório. Essa medida é recomendada principalmente para os que atuam em segmentos mais demandados pelos clientes, como dentística restauradora, endodontia, implantodontia e odontopediatria.

Você percebeu que há muitas opções de emprego para os que fazem o curso de odontologia. Na Faculdade Arnaldo é possível fazer a graduação nessa área e estar devidamente preparado para os desafios do mercado. Entre em contato conosco e faça a sua inscrição no vestibular!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.