Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

O que considerar ao escolher um curso de Gastronomia em BH?

Formação

O que considerar ao escolher um curso de Gastronomia em BH?

Encontrar uma boa faculdade é importantíssimo para aproveitar os estudos e se formar como um profissional completo. É importante avaliar diferentes aspectos ao escolher um curso de Gastronomia em BH, como o corpo docente, a infraestrutura, entre outros.

A formação na área é importante para aumentar as possibilidades de trabalho, dando ao profissional habilidades para atuar em diferentes áreas relacionadas com esse mercado. Portanto, é muito importante encontrar a faculdade e o curso adequado para a sua realidade, pois eles contribuirão para o seu sucesso na gastronomia.

Neste artigo, conheceremos um pouco mais sobre o curso de Gastronomia. Além disso, mostraremos quais são os principais aspectos que devem ser considerados no momento de escolher a sua faculdade. Confira!

Conheça mais sobre o curso de Gastronomia

O curso de Gastronomia capacita o estudante para atuar nas diferentes áreas da profissão, desde o preparo dos alimentos até a administração de um negócio próprio. De modo geral, o mercado nessa área está aquecido e competitivo, exigindo profissionais diferenciados e com habilidades teóricas e práticas.

Sendo assim, uma formação de qualidade é fundamental para adquirir conhecimentos técnicos, práticos e teórico, que contribuirão para quem deseja se destacar no mercado de trabalho. Ser um bom cozinheiro não é suficiente, também é preciso habilidade para lidar com os processos diários da profissão. A seguir, conheceremos outros detalhes sobre essa área!

Duração

Existem duas opções para quem deseja se formar na área. A primeira delas é o bacharelado, que tem duração de quatro anos e mescla uma formação prática e teórica. A alternativa é o tecnólogo, que pode ser feito em dois anos e tem como foco a formação mais prática.

Grade Curricular

A grade curricular mescla os conteúdos práticos e teóricos. As aulas podem acontecer em cozinhas didáticas, laboratórios de bebidas, de panificação e confeitaria, entre outras especialidades da profissão.

Na parte teórica, estão matérias como história da gastronomia, bioquímica, nutrição, entre outras. As disciplinas práticas envolvem o aprendizado de técnicas específicas, como panificação, preparo de bebidas, confeitaria, entres outros temas.

Possibilidades de atuação

As possibilidades de atuação na área de gastronomia são muito variadas. O profissional pode atuar em restaurantes, hotéis, clubes, hospitais, bares, empresas do setor, jornalismo gastronômico, indústria de alimentos, entre outros tipos de negócios.

Também é possível ser tornar um consultor, prestando assessoria na abertura de um estabelecimento ou na mudança de cardápio, além de assumir a responsabilidade de treinamento, organização e planejamento. O empreendedorismo é outra possibilidade, dando oportunidade para que o profissional administre um negócio próprio.

Saiba o que avaliar ao escolher um curso de Gastronomia em BH

Pensando em facilitar a sua escolha, mostraremos os principais pontos que devem ser avaliados para garantir uma decisão correta. Confira nossas sugestões!

Analise a infraestrutura

A prática é fundamental para a Gastronomia, portanto, é importante verificar a infraestrutura da faculdade antes de tomar sua decisão. Verifique se ela oferece laboratórios, cozinha, restaurante e outros ambientes que são necessários para o desenvolvimento na profissão.

Além disso, é interessante verificar outros aspectos estruturais, como biblioteca, salas de aula e ambientes para fazer eventos especiais, como auditórios e anfiteatros. Esses espaços contribuem para uma formação completa e dão oportunidade para que os estudantes organizem encontros com profissionais da área, aumentando a rede de contatos.

Verifique se atente as certificações do MEC

Um bom indício sobre a qualidade do curso é a nota do MEC (Ministério da Educação), que pode ser verificada no site da instituição. O órgão oficial avalia a grade curricular, a infraestrutura, o corpo docente, entre outros aspectos, dando uma visão geral sobre o nível da formação.

Um curso reconhecido pelo MEC contribui para valorizar seus estudos, facilitando o seu processo de entrada no mercado de trabalho. Os estabelecimentos valorizam uma formação de qualidade, pois entendem que os profissionais que fizeram bons cursos estarão mais preparados para os desafios do cotidiano.

Converse com os veteranos

Uma das melhores formas de conseguir informações relevantes sobre a faculdade é conversando com os veteranos. Eles podem mostrar quais são os pontos fortes da graduação, como os professores contribuem no aprendizado e confirmar se a infraestrutura é adequada para a formação nessa área.

Lembre-se que na área gastronômica a parte prática é muito importante, então, converse bastante sobre os laboratórios e a qualidade das aulas práticas. Desse modo, você terá uma boa base sobre o que se aprende durante os estudos e sobre a estrutura que a instituição oferece.

Conheça a matriz curricular e o corpo docente

A matriz curricular indica quais disciplinas serão abordadas durante o curso, dando um panorama sobre a formação. Desse modo, você saberá se os conteúdos que são do seu interesse serão abordados e verá se a instituição oferece tudo que é necessário para formar um profissional completo.

Além disso, é importante conhecer o corpo docente, verificando a qualificação deles e a experiência no setor. Como a gastronomia é uma área muito prática, vale a pena conhecer a atuação dos professores no mercado de trabalho, pois eles serão importantes para o seu processo de contratação depois de formado.

Tire suas dúvidas com a instituição

Antes de escolher o seu curso, você também pode tirar dúvidas diretamente com a instituição. Pergunte sobre pontos que são importantes para a formação, verifique a possibilidade de bolsas de estudo, como os estágios acontecem e qual o envolvimento no processo de efetivação ao término dos estudos.

Tirar essas dúvidas é uma forma de ter mais segurança na hora de tomar essa decisão importante para o seu futuro. Sendo assim você saberá que escolheu a opção mais adequada para a sua formação.

Neste artigo, vimos alguns aspectos que devem ser avaliados ao escolher um curso de Gastronomia em BH. Esses pontos são essenciais para que a sua decisão seja adequada, buscando sempre uma formação completa e de qualidade. A escolha correta pode interferir no seu sucesso profissional, portanto, pesquise com calma e encontre a melhor opção para o seu futuro.

Quer conhecer mais sobre o curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.