Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Saiba porque fazer um curso de extensão universitária agora mesmo

Artigo

Saiba porque fazer um curso de extensão universitária agora mesmo

O mercado de trabalho é competitivo e disputado, por isso, é fundamental buscar novas formações que permitam alcançar um lugar de destaque nesse meio. O curso de extensão universitária é uma opção para quem pretende fazer uma qualificação rápida e eficiente.

Para quem pensa em uma pós-graduação ou busca maneiras de ter mais conhecimento em determinada área, esse tipo de curso pode ser a primeira opção. Com duração curta, ele contribui para criar afinidade e conhecimentos específicos, que podem ser aproveitados no futuro para outra especialização, além de gerar benefícios imediatos.

Neste artigo vamos entender o que é o curso de extensão universitária e como ele funciona. Além disso, mostraremos as vantagens que essa modalidade pode oferecer. Acompanhe!

Entenda o que é um curso de extensão universitária e o seu funcionamento

O curso de extensão universitária é uma oportunidade para que os profissionais busquem aprofundamento em conhecimentos específicos e práticos. Ele é uma alternativa de formação de curta duração, trazendo aprendizado teórico e prático, impactando diretamente o futuro profissional.

Disponível nas modalidades presencial e a distância (EAD), ele pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente da existência de vínculo com a faculdade ofertante. Além disso, mesmo quem não tem uma formação de nível superior pode participar.

Como funciona?

Os cursos de extensão têm duração curta, com carga horária de até 120 horas. Dessa maneira, é possível finalizar os estudos em três meses, por exemplo.

Os cursos de extensão universitária são ofertados por instituições de ensino superior e representam uma opção de aprendizado para que o aluno acompanhe as tendências do mercado de trabalho, aprenda conceitos relacionados à sua área de atuação e desenvolva habilidades específicas.

Esse tipo de curso pode ser desenvolvido dentro de sala de aula ou no modo online. As alternativas presenciais permitem mais contato com colegas e professores, sendo indicadas para alunos que têm mais disponibilidade de horários e fácil acesso à instituição. Na modalidade de educação a distância, o aluno tem mais flexibilidade de horário e consegue reorganizar sua rotina com mais autonomia em prol do aprendizado.

De modo geral, os cursos de extensão oferecem certificação e são reconhecidos pelo Ministério da Educação, mas não têm validade acadêmica. Apesar disso, servem para qualificar o currículo e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho.

Conheça as vantagens que o curso de extensão universitária oferece aos alunos

Todos os tipos de formação e qualificação oferecem benefícios aos estudantes, sendo importante conhecer as peculiaridades de cada um. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.

Agilidade

Como o objetivo é tratar de assuntos específicos, é oferecida uma carga horária reduzida. A duração depende da área do curso, da instituição ofertante e das características do conteúdo programático.

Dessa maneira, o estudante consegue qualificar o currículo e adquirir novos conhecimentos em um curto espaço de tempo, o que é ótimo para proporcionar oportunidades de trabalho.

Diferencial no mercado

Essa formação apresenta um diferencial no currículo e contribui para que o estudante consiga um lugar de destaque nos processos seletivos de emprego. Isso acontece porque, além de se mostrar mais qualificado, o candidato demonstra o seu interesse em buscar novos conhecimentos e se manter atualizado.

Horários flexíveis

Essa é uma opção que pode ser oferecida na modalidade presencial ou a distância, dependendo da disponibilidade de cada instituição e curso. Dessa forma, o estudante pode optar por uma alternativa adequada à sua agenda, sem atrapalhar outros compromissos como faculdade, trabalho e obrigações familiares.

Novos interesses

Alguns profissionais desejam mudar de área de atuação, mas não estão certos de qual é o melhor caminho. Os cursos de extensão ajudam a aprender um pouco mais sobre um campo de interesse, facilitando a decisão no futuro. Por meio deles, você pode decidir se aquela pós-graduação que estava nos seus planos é ideal para a sua carreira ou se outra área é capaz de gerar mais benefícios.

Networking

Durante as aulas você tem a oportunidade de interagir com outros colegas e profissionais, aumentando a sua rede de contatos. Desse relacionamento podem surgir ofertas de emprego, parcerias e amizades que serão fundamentais para o sucesso na sua carreira.

Obtenção de habilidades específicas

Um curso de extensão universitária é uma ótima opção para aprimorar competências que serão úteis na área de atuação escolhida, de forma a adquirir mais preparo na carreira profissional. Se você quer crescer na área de gestão financeira, por exemplo, pode fazer um curso que melhore as habilidades específicas dessa função.

Melhor desempenho na prática

Os cursos de extensão também contribuem para melhorar o desempenho profissional e a atuação prática. Durante a graduação, os alunos podem não ter tempo de praticar o que foi ensinado, sendo importante buscar aprofundamento em algumas atividades.

Além disso, é uma maneira de buscar o crescimento na carreira, tornando-se um profissional mais completo. Se você pretende mudar o foco de atuação dentro de um mesmo emprego, também é possível procurar um curso que direcione o seu conhecimento para essa nova habilidade.

Saiba a importância de escolher uma instituição de boa qualidade e conceituada no mercado

Depois de conhecer as vantagens dessa modalidade de estudo, é fundamental escolher um curso de boa qualidade. Antes de tudo, é necessário saber o conceito da instituição e a tradição dela no mercado educacional.

Uma instituição que está há bastante tempo em atuação provavelmente vai oferecer uma infraestrutura adequada e metodologias que transmitam o conhecimento de forma eficiente aos estudantes. Ao escolher uma faculdade que tenha respeito no mercado, você estará garantindo a qualidade do seu curso e um aprendizado que supre as necessidades mercadológicas e teóricas.

Neste artigo você entendeu mais sobre o que é um curso de extensão universitária, aprendendo como ele funciona e algumas de suas vantagens. A possibilidade de conseguir qualificação profissional rapidamente é uma oportunidade que deve ser aproveitada e explorada, pois gera benefícios que fazem muita diferença na carreira.

Gostou de aprender mais sobre esse tema? Então aproveite para conhecer as nossas opções de cursos de extensão e veja qual é a ideal para você agora mesmo!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.