Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Passo a passo: aprenda agora como montar um cronograma de estudos

Artigo

Passo a passo: aprenda agora como montar um cronograma de estudos

Lidar com os estudos pode não ser uma tarefa intuitiva para todas as pessoas. Afinal, exige boas doses de disciplina, foco, organização e planejamento para dar conta de todo o conteúdo. Mas como toda boa história, essa prática precisa de um roteiro eficiente.

E é sobre isso que se trata o cronograma de estudos. Totalmente pessoal e adaptável, ele tem como principal objetivo tornar o estudante mais produtivo, preparado para lidar com os desafios dessa etapa da sua vida. Com o tempo que se economiza ao seguir esse roteiro, é possível adquirir as competências requisitadas pelo mercado de trabalho e até mesmo dedicar-se ao lazer.

Como você pode perceber, fazer um cronograma de estudos só vai trazer benefícios para a sua rotina de aprendizado. Mas sabe por onde começar? Confira as dicas que preparamos neste post!

Defina o seu objetivo

Antes de dar qualquer passo em direção ao sucesso, você precisa entender o que é necessário fazer para atingir essa conquista. Seu objetivo o guiará durante todas as etapas, auxiliando com que você não perca o foco no que realmente importa.

Por exemplo, se você quer oportunidades de emprego fora da sua área de formação, o seu objetivo pode ser ingressar em uma segunda graduação. Tendo isso em mente, chega o momento de criar pequenas metas até que esse diploma esteja em suas mãos.

Algumas delas vão envolver os estudos para o vestibular, aprender a conciliar a faculdade com o trabalho atual e escolher o curso que fará a diferença em seu repertório de conhecimento.

Determine as matérias a serem estudadas

Seja para o vestibular, seja para o curso de graduação ou pós-graduação de que você faz parte, existem matérias que merecem atenção especial para garantir o aprendizado. Muitas vezes, a quantidade de conteúdos é grande, o que exige um planejamento reforçado e bastante disciplina.

Coloque na ponta do lápis ou em alguma ferramenta digital todos esses tópicos e o tempo disponível que você terá para os estudos — primeiramente, por dias ou semanas e, em um segundo momento, até a conclusão de seu objetivo. Em seguida, começa o quebra-cabeças para montar essa tabela de modo que nada fique de fora do cronograma.

Leve em consideração, nessa hora, que alguns conteúdos são muito complexos ou demandam maior atenção que outros. Para eles, reserve um período mais extenso, com direito a revisão em um dia da semana. Lembre-se de que resumos e exercícios facilitam bastante todo esse processo de memorização.

Escolha períodos para o estudo

Se você precisa conciliar os estudos com outras atividades, um dos passos fundamentais da criação do cronograma é separar os períodos em que vai se dedicar a essa tarefa. Considere, nesse momento, os intervalos durante o trabalho, como as pausas para almoço, e os horários livres de expediente.

Mesmo que restem apenas esses intervalos para você, faça-os valer a pena. Para isso, deixe todo o material de apoio separado — seja salvo nos dispositivos móveis, seja nas anotações que você guarda em uma agenda ou caderno.

Quando estiver em casa, tenha um espaço confortável para estudar. Certifique-se de que ele é arejado, silencioso e ofereça tudo o que você precisa. Assim que der início ao roteiro de estudos, desligue quaisquer notificações que possam distraí-lo.

Faça um checklist

Ao terminar cada matéria da sua programação, não se esqueça de retirá-la da sua lista de afazeres. Isso é fundamental para que você se localize posteriormente, evitando a perda de tempo para descobrir se pode pular o tópico ou se ele ainda não foi explorado. Ajuda também a entender os motivos pelos quais não foi possível finalizar algum conteúdo e a trabalhar nesse gargalo nos próximos dias.

Além disso, ao marcar cada item da sua checklist, isso dá aquela sensação de dever cumprido — como uma batalha sendo vencida por vez até que a verdadeira vitória seja alcançada. Permita-se esse sentimento!

Reserve um tempo para descansar

Mesmo que o prazo esteja apertado, é preciso separar alguns momentos no dia para levar a mente para outros lugares que não envolvem estudos e trabalho. Quando você adota essa prática em sua rotina, ganha aquele fôlego que precisava para manter um ritmo saudável.

Do contrário, se você não dá esse descanso ao cérebro, possivelmente notará a queda no rendimento em pouco tempo. Além disso, abre-se espaço para que o estresse e a fadiga tomem frente em suas decisões.

Por isso, esses períodos de descanso devem ser agendados como se fossem uma de suas atividades inadiáveis. Reserve um tempo para a prática de exercícios também e verá a sua produtividade atingir níveis consideráveis!

Conte com os imprevistos

Não há como negar ou impedir que os imprevistos aconteçam, disso você sabe muito bem. No entanto, antecipar-se a eles faz toda a diferença entre ficar em dia com os estudos e deixar matérias se acumulando.

Tome como exemplo o trânsito. Se você dirige, não há como aproveitar esse tempo lendo algum material ou assistindo a uma videoaula. Por isso, já contabilizar em seu cronograma o período que passa nesse deslocamento. Há alguns dias que ele estará mais intenso — então, coloque minutos de “folga” no seu planejamento.

Se possível, encontre maneiras de otimizar esse tempo também. Caso esta atividade não tire a sua concentração no trânsito, aproveite esses minutos (ou horas, dependendo da distância entre casa-trabalho-faculdade) para ouvir podcasts sobre a sua área de interesse ou atualidades.

Por fim, um imprevisto que pode acontecer é seu cronograma não surtir o efeito planejado. É normal! O que você precisa fazer diante dessa situação é analisar o que não está funcionando e adaptar melhor as técnicas utilizadas, os horários reservados, entre outros aspectos. No fim das contas, o importante é que essa prática seja confortável e potencialize seus estudos.

O cronograma de estudos é a peça-chave que aproxima o estudante de seu sucesso pessoal, profissional e acadêmico. Por isso, não deixe de seguir as dicas deste conteúdo e montar o planejamento mais adequado à sua rotina.

Se este artigo foi útil para você e deseja receber outras informações sobre carreira, produtividade e mercado, siga a nossa página no Facebook. Assim, você terá acesso mais rápido às novidades do blog.

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.