Alunos
Candidatos
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form
Sistema AcadêmicoInscreva-se
CARREGANDO...
Artigo

Você sabe como funciona um programa de trainee? Venha descobrir!

Artigo

Você sabe como funciona um programa de trainee? Venha descobrir!

Sendo algo bastante comum no mercado de trabalho, muitas pessoas têm curiosidade de saber como funciona um programa de trainee. Especialmente os estudantes que estão prestes a terminar a graduação costumam se interessar por essa oportunidade de carreira.

Afinal, a alternativa é indicada aos profissionais recém-formados que ainda não acumularam tanta experiência profissional. O que você sabe sobre esse assunto? Aproveite para descobrir mais em poucos minutos de leitura!

Afinal, o que é um programa de trainee?

Um dos maiores objetivos de um programa de trainee é selecionar jovens e prepará-los para assumir posições estratégicas, como líderes e gestores das mais diversas áreas. Por isso, uma mesma empresa é capaz de oferecer oportunidades variadas e que podem ser ocupadas por profissionais com formações distintas.

O trainee vai ser preparado durante um período (em média, de seis a 24 meses) e terá o seu potencial desenvolvido ao longo do programa, o que é ótimo para quem ainda não tem tanta bagagem e já quer começar a carreira passando por uma experiência imersiva.

Diferentemente dos programas de estágio — parte da formação prática dos estudantes — o trainee busca profissionais recém-formados ou aqueles que estão perto de se formar, os quais poderão passar por diversos setores dentro da mesma empresa.

Na verdade, as organizações geralmente fazem isso a fim de reter talentos e moldá-los segundo as suas percepções de como seria o perfil ideal para assumir determinados cargos. Contudo, sabemos que nem sempre isso acontece, pois os profissionais podem mudar de emprego ou escolher outros caminhos no futuro. De qualquer forma, a tentativa envolve aspectos positivos para ambas as partes.

Além da preparação diferenciada, outras vantagens são consideradas nesse “pacote”, como uma boa remuneração e benefícios oferecidos pelas empresas. Inclusive, alguns trainees chegam a ganhar um salário semelhante ou até maior do que pessoas que já estão há mais tempo no mercado.

Como funciona um programa de trainee?

Apesar das várias vantagens envolvidas, não seria possível oferecer todas elas sem fazer uma seleção rigorosa dos candidatos, não é verdade? Para ser aprovado em um programa de trainee é necessário passar por algumas etapas. Conheça um pouco mais sobre todo o processo.

Inscrição

Em geral, as empresas anunciam a oportunidade e o período pelo qual as inscrições devem ficar abertas. Nesse prazo, os interessados devem conferir as especificações do programa e validar sua participação — geralmente essa primeira fase é toda virtual.

Requisitos

Cada processo vai apresentar os seus próprios requisitos, o que está relacionado com os interesses da empresa. Por exemplo, algumas delas definem uma idade limite para os candidatos, ou níveis de formação desejados e outras habilidades profissionais, como falar inglês fluentemente ou dominar uma ferramenta específica. Essas informações devem estar descritas no edital ou nos materiais de comunicação sobre o programa.

Seleção

Depois de receber todas as inscrições, a instituição se organiza para avaliar os participantes da seleção. Nessa etapa também é natural que existam variações de acordo com os objetivos de cada processo.

Algumas das fases mais comuns são: dinâmica em grupo, prova escrita, prova oral e painel de negócios — que podem acontecer no ambiente virtual ou presencialmente. Todas elas ajudam os recrutadores a identificarem o nível de conhecimento técnico e outras competências dos candidatos, como capacidade de comunicação, criatividade e liderança.

Por último, os melhores avaliados passam para as etapas finais. A essa altura do processo, a entrevista individual é um dos recursos mais utilizados, de modo a conhecer de perto cada participante e escolher aqueles que se encaixam nos critérios.

Treinamento

O termo trainee indica que um dos objetivos é ser um treinamento, afinal, tem relação com a palavra em inglês training, de mesmo significado. Após a aprovação no processo, os contratados começam as atividades do que podemos considerar como um treino profissional.

Uma característica comum a muitos programas é fazer o job rotation, também conhecido como rotação de trabalhos ou rodízio de tarefas. Assim, o trainee passa por diversas áreas da empresa (comercial, marketing, financeiro, produção etc.) para conhecer os desafios de cada uma e adquirir uma visão geral do negócio.

Esse processo é muito importante para desenvolver a capacidade gerencial e facilitar as tomadas de decisão, que precisam sempre considerar o todo.

Encerramento do ciclo

Outra dúvida recorrente sobre como funciona um programa de trainee é saber de que maneira ele termina. Todos são contratados depois do treinamento? É possível escolher em qual área trabalhar? Mais uma vez, essas respostas variam conforme as possibilidades e regras oferecidas pelas empresas.

A tendência é que os participantes que tiveram uma boa performance durante o período sejam efetivados. No caso, os superiores devem avaliar as habilidades demonstradas por cada um, para alocar os novos gestores no setor mais apropriado.

A vantagem é dar esse salto na carreira e já ocupar um cargo privilegiado ao fim do programa. No entanto, vale dizer que nem todos conseguem um resultado tão positivo que esse é um dos principais fatores para ser um trainee extremamente dedicado.

Essa é uma possibilidade para quem está na segunda graduação?

Vai depender muito dos critérios do programa de trainee. Algumas empresas limitam a idade dos participantes, o que significa que se você não tiver entre 25 a 28 anos, por exemplo, não poderá se inscrever.

Por outro lado, existe a possibilidade de o candidato já ter cursado uma graduação que não tem muito a ver com a vaga, mas adquirir uma nova formação relacionada às áreas de interesse da empresa. Logo, se cumprir todos os requisitos, será possível participar como um universitário da sua segunda faculdade.

A fim de não ter dúvidas ou criar falsas expectativas, o ideal é buscar todas as informações com antecedência. Agora você já sabe como funciona um programa de trainee e quais são as suas principais vantagens, mas também tem consciência de que cada processo é diferente do outro. Então, avalie as oportunidades e invista na sua qualificação profissional para aumentar as chances de ter uma carreira de sucesso!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Aqui na Faculdade Arnaldo nós estamos sempre preocupados em produzir conteúdos de qualidade. Para acompanhar todas as novidades, curta nossa página no Facebook e fique de olho nas publicações!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS

Receba as novidades em seu e-mail

Fique por dentro dos  eventos, notícias e conteúdos da Faculdade Arnaldo.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.